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BdP recebeu 68 reclamações contra bancos por dia

Autor: Redação

No ano passado, as reclamações dos clientes bancários aumentaram 15% face a 2012. Segundo o Relatório de Supervisão Comportamental, em 2013, o Banco de Portugal (BdP) recebeu 17.911 reclamações, o equivalente a 1.493 queixas por mês ou 68 por cada dia útil.

Trata-se de um número preocupante, sobretudo tendo em conta que as reclamações também tinham subido em 2012 face ao ano anterior, mas “apenas” 6%. 

De acordo com a Rádio Renascença, que se apoia nos dados do referido relatório, as queixas sobre o crédito aos consumidores e à habitação foram as que mais subiram no ano passado: 37,5% e 27,6%, respetivamente. Já as reclamações sobre contas de depósito baixaram ligeiramente. 

De referir ainda que mais de metade dos casos foram resolvidos por iniciativa da própria instituição de crédito ou por recomendação ou determinação do BDP. Ainda assim, o banco central fez 1.400 ações inspetivas a 113 bancos, tendo como alvo privilegiado o crédito à habitação e aos consumidores. Mas também os depósitos simples, os serviços de pagamento e preçários ou o livro de reclamações.