Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação: há mais de 150 mil famílias em incumprimento

Gtres
Gtres
Autor: Redação

No terceiro trimestre, havia 150.970 famílias em incumprimento com o pagamento do empréstimo da casa ao banco. Trata-se, ainda assim, de um número inferior face ao verificado no trimestre anterior, mas que revela as dificuldades pelas quais passam os particulares para conseguir pagar a prestação na data estabelecida. 

Segundo o Dinheiro Vivo, que se apoia em dados estatísticos da central de responsabilidades de crédito, divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), a percentagem de devedores com crédito vencido na habitação rondava os 6,5% no final de setembro. Um valor idêntico ao verificado no trimestre anterior, mas que compara com os 151.619 casos observados no final de junho.

Apesar desta melhoria em termos trimestrais, os números são menos animadores quando comparados com os registados no primeiro trimestre. Há agora mais 5.199 famílias em incumprimento que no início de 2014

Em termos homólogos, é possível concluir que a situação de incumprimento agravou-se: no terceiro trimestre do ano passado, havia 146.195 agregados que não tinham conseguido pagar a mensalidade ao banco pelo crédito à habitação contratado, face aos 150.970 verificados no mesmo período deste ano.