
Os bancos estão a cortar na avaliação que fazem às casas na hora de concederem crédito à habitação. Em novembro, o valor médio da avaliação bancária em Portugal foi de 1.006 euros por metro quadrado (m2), menos 0,8% – oito euros – que no mês anterior e menos 1,2% que no período homólogo. Em outubro, a variação mensal e anual tinha sido de -1,5% e -0,5%, respetivamente.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a maioria das regiões do país registou taxas de variação negativas. “No entanto, foi a variação observada na região de Lisboa (redução do valor de avaliação em 11 euros, para 1.209 euros por m2) a ter maior impacto na diminuição da taxa de variação do total”, explica o INE.
No que diz respeito aos apartamentos em Potugal, o valor médio de avaliação bancária situou-se em 1.046 euros por m2 em novembro, menos 1% que no mês anterior e que no mesmo mês do ano passado.
Já no caso das moradias em território nacional, os bancos avaliaram-nas em média em 940 euros por m2 em novembro, menos 0,4% que em outubro e menos 1,1% que no período homólogo.




Para poder comentar deves entrar na tua conta