Transferência do empréstimo apresenta-se como uma boa opção para que os clientes melhorem as condições atuais dos seus créditos.
Comentários: 0
É um bom momento para transferir o crédito à habitação?
Foto de Ketut Subiyanto no Pexels

A situação atual da Euribor, bem como a guerra entre bancos para atrair mais clientes, faz com que este possa ser um bom momento para tratar da transferência do crédito à habitação. Mas sabes realmente que vantagens existem ao fazê-lo? E mais: sabes o que é uma transferência de crédito à habitação? Explicamos tudo sobre este tema com a ajuda dos especialistas do idealista/créditohabitação.

O que é uma transferência de crédito à habitação?    

A transferência de crédito à habitação é uma modificação das condições iniciais com que se contratou o referido financiamento. Em concreto, a transferência do crédito consiste em trocar o empréstimo de um banco para outro.

Vários bancos têm campanhas associadas à transferência de crédito à habitação, nas quais suportam os custos associadas à referida operação, pelo que a transferência do empréstimo apresenta-se como uma boa opção para que os clientes melhorem as condições atuais dos seus créditos.

Quais as vantagens de transferir o crédito habitação?

Ao trocar o crédito à habitação de um banco para outro, também alteram as condições do referido empréstimo. Ou seja, apesar de mudarmos o crédito de um banco para outro, temos de ter em conta que essa mudança se faz sob diferentes condições. Desta forma, podemos comparar créditos à habitação entre diferentes bancos e se encontramos um que seja mais atrativo, podemos pedir a transferência do empréstimo para essa instituição. 

Entre os principais benefícios que se podem obter ao transferir-se um crédito à habitação destacam-se os seguintes:

  • Melhorar o spread; 
  • Alterar o tipo de taxa do empréstimo (por exemplo: de taxa variável para taxa fixa); 
  • Mudar os prazos de amortização; 
  • Melhorar as condições relativas a aspetos como vinculações e seguros

Quando é um bom momento para transferir um crédito à habitação?     

Em geral, pode-se dizer que qualquer momento é bom para transferir um crédito à habitação. Qual a razão? A verdade é que se após compararmos créditos à habitação decidimos avançar com uma transferência do empréstimo, significa que encontrámos um crédito à habitação que nos oferece melhores condições.

Desta forma, o complicado é encontrar esses produtos, que nos vão permitir obter melhores condições relativamente ao nosso crédito à habitação atual. Obviamente, há momentos melhores que outros para procurarmos transferir o crédito à habitação e o momento atual é um deles, dado que os bancos continuam a procurar captar clientes através dos empréstimos para compra de casa, apresentando condições bastante competitivas.

A transferência de crédito à habitação apenas beneficia os empréstimos com taxa variável?

Apesar de uma Euribor em mínimos históricos beneficiar diretamente os empréstimos com taxa de juro variável, aquelas pessoas que têm um crédito à habitação com taxa fixa também podem beneficiar com isso mediante uma transferência de crédito.

Como? Mesmo que os juros dos empréstimos com taxa fixa não variem de acordo com a flutuação da Euribor, acabam por condicionar o mercado no seu conjunto. Ou seja, para serem mais competitivas face às taxas variáveis, as taxas fixas também têm de se posicionar com taxas de juro baixas. Consequentemente, encontramos um mercado hipotecário com produtos muito atrativos, o que proporciona que a transferência do crédito à habitação seja uma boa ideia atualmente, quer tenhamos um empréstimo com taxa fixa ou com taxa variável.

Como encontrar um crédito habitação melhor que aquele que tenho?

A melhor forma de encontrar um crédito à habitação com melhores condições é comparando os créditos à habitação disponíveis em cada momento. Graças ao comparador de créditos à habitação do idealista podes comparar diversos empréstimos disponíveis e fazê-lo tendo em conta o teu próprio perfil enquanto cliente. Deste modo, poderás conhecer de imediato que empréstimos estão a oferecer os bancos, quais as condições e sobretudo se oferecem melhores condições que aquelas que tens contratadas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta