Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação para construir casa: Banco CTT oferece simplicidade nos empréstimos

No caso do Banco CTT, o valor do terreno é tido em consideração para cálculo dos capitais próprios do cliente aportados à operação.

Crédito à habitação: a simplicidade do Banco CTT nos empréstimos à construção
Autor: Redação

O negócio do crédito à habitação está ao rubro, tendo o volume de novas operações de crédito à habitação totalizado 1.295 milhões de euros em junho, um dos valores mais altos dos últimos anos. Esta quarta-feira (4 de agosto de 2021), na rubrica crédito à habitação do mês, na qual mostramos as principais condições oferecidas por vários bancos e instituições financeiras especialistas na concessão de empréstimos para a compra de casa em Portugal, falamos sobre a oferta do Banco CTT, no caso direcionada para a construção.  

O principal destaque da oferta do Banco CTT, também para financiamentos relativos a projetos de construção, é a simplicidade do produto, visto que o cliente apenas tem de domiciliar o ordenado numa conta à ordem sem comissões e contratar os seguros de vida e multirriscos para obter a máxima bonificação.

Adicionalmente, tal como explicam desde o idealista/créditohabitação, o valor do terreno é tido em consideração para cálculo dos capitais próprios do cliente aportados à operação.

Até 40 anos de financiamento para construir casa

No que diz respeito ao montante emprestado, importa referir que o Banco CTT financia até 90% do valor da garantia, pressupondo a entrada efetiva de capitais. 

Relativamente ao prazo máximo do financiamento concedido, é de 40 anos no máximo, começando o spread (margem de lucro do banco) nos 1,10% (com bonificação máxima).

Já à Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG) praticada pelo Banco CTT, para efeitos de crédito à construção, começa nos 1,30%. A TAEG, recorde-se, permite percecionar os encargos que o cliente tem com o crédito, uma vez que aglomera todos os custos do empréstimo, nomeadamente despesas, comissões ou seguros.

Crédito para a construção de casas
Photo by Brett Jordan on Unsplash

Como funciona o empréstimo para compra de terreno mais construção da casa?

São muitas as pessoas que, em tempos de pandemia, mantém em cima da mesa a hipótese de adquirir um terreno para depois lá construírem uma casa. Um processo que pode, no entanto, ser complexo, conforme escrevemos neste artigo, até porque acarreta vários custos. 

Importa, por isso, descomplicar este processo, ou seja, perceber como funciona o pedido de financiamento bancário nestas situações. Clica neste link para saberes como funcionam os empréstimo para compra de terreno mais construção da casa.