
Portugal caiu nove lugares no Índice de Percepção da Corrupção 2024: ocupava a 34ª posição e está agora na 43ª, num total de 180 países analisados, com 57 pontos, o valor mais baixo de sempre. O Índice de Percepção da Corrupção 2024, que foi divulgado esta terça-feira (11 de fevereiro de 2025) pela Transparência Internacional, tem uma escala de 0 a 100, em que 0 é o mais corrupto possível e 100 é não corrupto.
“O desempenho de Portugal foi um dos piores da Europa Ocidental, com uma queda de quatro pontos na pontuação e a perda de nove posições no ranking global. Este é o pior resultado desde que o Índice começou a ser publicado em 2012 e reflete um declínio contínuo desde 2015”, lê-se no site da Transparência Internacional (TI) Portugal.
Um declínio, justifica a entidade, que “foi particularmente impulsionado pela perceção de abuso de cargos públicos para benefícios privados e por fragilidades nos mecanismos de integridade pública para evitar esse abuso”.
Segundo a TI Portugal, o país ficou ainda abaixo da média europeia no que respeita à perceção da integridade no setor público. Casos polémicos como a “Operação Influencer”, por exemplo, são apontados “como um dos fatores que contribuíram para o aumento da perceção de corrupção nas ligações entre política e negócios”.
“Portugal tem agora o desafio de demonstrar progressos concretos na implementação de reformas, para evitar que a sua posição continue a deteriorar-se nos próximos anos e para recuperar a confiança internacional na integridade do seu setor público”, conclui a organização de utilidade pública, independente e sem fins lucrativos.
Portugal passou a ter, desta forma, a mesma pontuação que o Botsuana e o Ruanda e menos, por exemplo, que a Arábia Saudita e a Costa Rica. Na Europa, a pontuação média é de 64 pontos, e apesar de estar melhor que Espanha, Itália e Grécia, Portugal está abaixo do resultado médio europeu, encontrando-se a 10 pontos de França, 18 da Alemanha e 33 da Dinamarca.
Evolução da pontuação de Portugal no ranking

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta