Luanda Leaks

Reino Unido congela bens a Isabel dos Santos e a seus associados

O Governo britânico anunciou esta quinta-feira (dia 21 de novembro) sanções à empresária angolana Isabel dos Santos e dois dos seus associados, incluindo a proibição de entrar no país e o congelamento de ativos.As sanções constituem o primeiro passo da nova campanha do Ministério dos Negócios Estran
A fonte do Luanda Leaks tem voz portuguesa: Rui Pinto é o denunciante

A fonte do Luanda Leaks tem voz portuguesa: Rui Pinto é o denunciante

Rui Pinto, o ‘whistleblower’ (denunciante) dos Football Leaks, é também a fonte por detrás dos Luanda Leaks. Foi o hacker informático português que entregou ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) os mais de 715 mil documentos que ficaram conhecidos como Luanda Leaks, que tinham como foco principal os esquemas financeiros que possibilitaram vários negócios de Isabel dos Santos.
Estas são as 22 empresas portuguesas (5 estão na Madeira) em que Isabel dos Santos "meteu o dedo”

Estas são as 22 empresas portuguesas (5 estão na Madeira) em que Isabel dos Santos "meteu o dedo”

A investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), representado em Portugal pelo Expresso e SIC, pôs a descoberto como Isabel dos Santos se tornou a mulher mais rica de África, mas também levantou o pano sobre a esfera de influências da empresária. Em Portugal, o segundo país onde tem maior presença, atrás de Angola, são 22 participações, incluíndo cinco na Zona Franca da Madeira.
Assim são os dois apartamentos de luxo que Isabel dos Santos comprou em Lisboa

Assim são os dois apartamentos de luxo que Isabel dos Santos comprou em Lisboa

A empresária angolana Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo, têm um vasto património imobiliário localizado em várias geografias. Luanda, Dubai, Mónaco e Londres entram nestas “contas”, bem como Lisboa. Na capital portuguesa, a filha do ex-Presidente de Angola tem dois apartamentos num luxuoso edifício na Avenida António Augusto de Aguiar, junto ao El Corte Inglés e ao Parque Eduardo VII
O apartamento de luxo que Isabel dos Santos comprou por mais de 50 milhões no Mónaco

O apartamento de luxo que Isabel dos Santos comprou por mais de 50 milhões no Mónaco

Ao longo dos anos, Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo - agora no centro do furacão Luanda Leaks -, realizaram vários negócios imobiliários pelo mundo fora, de Angola a Londres, passando pelo Dubai e Lisboa. Muitas das vezes, as transações foram realizadas através de empresas e não em nome pessoal. Isto mesmo terá acontecido com o luxuoso apartamento que o casal adquiriu, em 2015, no Mónaco por mais de 50 milhões de euros.
Os esquemas de Isabel dos Santos para construir uma fortuna de milhões - e os portugueses que ajudaram

Os esquemas de Isabel dos Santos para construir uma fortuna de milhões - e os portugueses que ajudaram

Mais de 715 mil ficheiros agora divulgados mostram como a mulher mais rica de África, Isabel dos Santos, acumulou uma fortuna estimada em mais de dois mil milhões de euros. O esquema financeiro montado pela empresária – e que envolve vários cúmplices portugueses – foi descoberto numa longa investigação levada a cabo por 34 órgãos de comunicação social pertencentes ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ).
Gonzalo Gortazar, presidente do CaixaBank, diz que OPA "é a melhor solução para o BPI"

Espanhóis do CaixaBank lançam nova OPA para controlar BPI a 100%

O CaixaBank, atualmente com 44,1% do BPI, manteve-se fiel ao seu objetivo de controlar a 100% o banco liderado por Fernando Ulrich. Depois da tentativa falhada da Oferta Pública de Aquisição (OPA) em 2015 e um duro braço de ferro sem acordo com Isabel dos Santos, os catalães voltaram agora à carga com o lançamento de uma nova operação deste tipo - estando neste caso condicionada à eliminação do limite de direitos de voto no banco português.
BPI: Isabel dos Santos e espanhóis do CaixaBank fecham acordo no prazo limite

BPI: Isabel dos Santos e espanhóis do CaixaBank fecham acordo no prazo limite

Depois de uma larga e atribulada novela de negociações falhadas, os dois maiores acionistas do BPI chegaram este domingo finalmente a um acordo, que permite resolver o problema do banco português, liderado por Fernando Ulrich, em Angola. Ontem, 10 de abril, terminava exatamente o prazo estipulado pelo Banco Central Europeu (BCE) para um acordo entre as partes.

Afinal qual é o futuro do BPI e do BCP?

O panorama do setor financeiro português mudou radicalmente nos últimos tempos. O BES desapareceu, surgiu o Novo Banco que está à venda e é cobiçado pelo BPI. E agora o BPI está em vias ou de ser comprado pelos espanhóis do La Caixa ou fusionado com o BCP. Afinal o que vai acontecer aos principais bancos portugueses?
Isabel dos Santos oferece 1,21 mil milhões em OPA sobre a PT SGPS

Isabel dos Santos oferece 1,21 mil milhões em OPA sobre a PT SGPS

A Terra Peregrin, Participações SGPS, da empresária angolana Isabel dos Santos, lançou, domingo, uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Portugal Telecom (PT) SGPS para chegar à PT Portugal. A empresa oferece 1,35% por cada uma das 896.512.500 ações, o que totaliza cerca de 1,21 mil milhões de euros. Como consequência, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu a negociação das ações da PT SGPS.

Isabel dos Santos convidou 600 para o Mundial

A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola, convidou ao todo 600 pessoas, "um mix de homens de dinheiro e gente de fama, acomodados nos dois camarotes de luxo que bancou em cada uma das principais cidades-sede, São Paulo, Rio e Belo Horizonte", escreve a Veja, uma das revistas mais influentes do Brasil.

Isabel dos Santos prepara reforço de poder na banca portuguesa

A empresária angolana Isabel dos Santos está em conversações com o empresário português Américo Amorim para comprar 25% do Banco BIC. O negócio, caso aconteça, vai permitir ao grupo angolano passar a controlar metade do capital do BIC e deverá abrir caminho a futuros movimentos de concentração no sector bancário em Portugal e Angola.
rumores

rumores

criadores do magalhães acusados de fraude fiscal: a empresa de informática j.p. sá couto, criadora do computador magalhães, o seu vice-presidente e outros 39 arguidos vão ser julgados por associação criminosa e fraude fiscal qualificada superior a cinco milhões de euros.
rumores

rumores

banca deverá assumir dívida de 100 milhões da parpública à tap: o empréstimo da parpública de 100 milhões de euros para atender à situação de tesouraria da tap deverá ser assumido pela banca comercial.
rumores

rumores

sonaecom admite ter mais de 50% da nova zon: apesar de não ser uma condição necessária para que a fusão entre a optimus e a zon se torne realidade, a sonaecom (detém a optimus) admite vir a ter mais de 50,1% da nova zon. segundo ângelo paupério, ceo da sonaecom, esse é um cenário “possível”.
radiografia do dia: a estrutura accionista da zon

radiografia do dia: a estrutura accionista da zon

a empresária angolana isabel dos santos, filha do presidente da república josé eduardo dos santos, controla 28,8% da zon (10% através da kento holding e 18,8% através da jadeium). o gráfico em cima revela qual é a actual estrutura accionista da zon.