Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Reabilitação: assinados 26 contratos ao abrigo do IFRRU 2020 que totalizam 123 milhões

Autor: Redação

Os 26 contratos de investimento assinados até ao início de agosto, ao abrigo do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU) 2020, totalizam 123 milhões de euros, anunciou esta terça-feira (7 de agosto) o Ministério do Ambiente.

O gabinete do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, adiantou, em comunicado, que “os 26 contratos assinados respeitam a projetos a realizar em 11 concelhos: Aveiro, Braga, Coimbra, Elvas, Faro, Lisboa, Funchal, Matosinhos, Odemira, Porto e Vila Nova de Gaia”.

Segundo a Lusa, que cita o documento, “dos 26 contratos assinados, 17 têm por finalidade a reabilitação para atividade económica e nove têm por destino final a habitação (venda ou arrendamento)”.

O IFRRU, criado no âmbito do programa de fundos comunitários Portugal 2020, consiste num instrumento financeiro que mobiliza as dotações aprovadas pelos programas operacionais regionais do continente e das regiões autónomas e do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). 

O instrumento financeiro tem por objetivos “revitalizar as cidades, apoiar a revitalização física do espaço dedicado a comunidades desfavorecidas e apoiar a eficiência energética na habitação”. 

Às dotações do IFRRU 2020 acrescem montantes provenientes de duas instituições financeiras europeias: o Banco Europeu do Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa.

De referir que o IFRRU 2020 possui uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, gerando um investimento de cerca de 2.000 milhões de euros.

Recentemente, em entrevista ao idealista/news, o presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do o IFRRU 2020 disse que este “é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal”. Abel Mascarenhas dizia, na altura, que a procura, seja por parte de empresas ou particulares, estava “a superar todas as expetativas".