Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Merlin compra 34% das ações da (também) socimi Silicius em troca de três centros comerciais

Empresa espanhola tem estado muito ativa em Portugal, nomeadamente no segmento de escritórios.

Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties
Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties
Autor: Redação

A socimi espanhola Merlin Properties, que está à espera do passaporte comunitário para operar também como socimi em Portugal – como Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI) –, comprou 34% das ações da também socimi Silicius, propriedade da empresa gestora de património Mazabi. Como “moeda de troca”, cedeu três centros comerciais: Fira, em Reus, Thader, em Múrcia, e um espaço localizado no Centro Nassica, em Getafe, Madrid.

Os três ativos comerciais em causa estão avaliados em cerca de 170 milhões de euros. Além da Merlin Properties, um ‘family office’ também comprou ações da Silicius, tendo para o efeito cedido três ativos imobiliários e pago 20 milhões de euros. Após esta dupla operação, a socimi tem uma carteira composta por 41 ativos que somam um valor bruto de 670 milhões de euros.

De recordar que a Merlin Properties foi admitida no início do ano na bolsa de Lisboa, tendo começado a cotar em Portugal, na Euronext Lisbon, no dia 15 de janeiro de 2020. 

A empresa, que “aterrou” em Portugal em 2015, detém nove edifícios de escritórios em Lisboa, o centro comercial Almada Forum e a Plataforma Logística Lisboa Norte, num investimento total de cerca de mil milhões de euros.