Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ações da Merlin Properties já estão a ser cotadas em Portugal

SOCIMI espanhola decide, para já, não adoptar o estatuto de Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI).

Merlin Properties
Merlin Properties
Autor: Redação

A Merlin Properties, a maior empresa imobiliária cotada na bolsa de valores espanhola – decidiu para já não adotar o estatuto de Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI) em Portugal, apesar de ter categoria equivalente em Espanha (SOCIMI) –, começou a cotar em Portugal, na Euronext Lisbon, esta quarta-feira (15 de janeiro de 2020). Vai emitir um total de 470 milhões de ações com o valor nominal de um euro por ação

A empresa, que “aterrou” em Portugal em 2015 e detém nove edifícios de escritórios em Lisboa, o centro comercial Almada Forum e a Plataforma Logística Lisboa Norte – num investimento total de cerca de mil milhões de euros –, é a primeira SOCIMI a ser cotada no mercado regulado da Euronext.

A Merlin Properties revela que “não emitirá nem fará oferta por nenhuma ação nova vinculada à cotação em Portugal”, sendo que “as ações continuarão admitidas a negociação nas bolsas de valores de Madrid, Barcelona, Bilbao e Valência e serão admitidas a negociação na Euronext Lisboa, em regime de dual listing, com o mesmo Código ISIN (ES0105025003) e ticker (“MRL”)”.

“Este início de cotação sublinha a intenção da Merlin Properties de fortalecer a sua posição, conhecimento de marca e visibilidade no mercado português, assim como reforçar a sua relação com os stakeholders portugueses. A cotação em Portugal permitirá também aos investidores portugueses ter um acesso mais direto a uma das empresas imobiliárias líderes na Europa e dará à Merlin Properties a oportunidade de expandir e diversificar a sua base de acionistas”, refere a empresa.

Mais de 100 empresas do setor na Euronext

Já a Euronext, a bolsa pan-Europeia líder, anunciou que a admissão à negociação no mercado regulamentado da Euronext Lisbon de 470 milhões de ações da Merlin Properties reforça o posicionamento de liderança da Euronext enquanto a praça Europeia para as empresas do setor imobiliário.

“A Merlin Properties é uma das empresas líderes de Real Estate cotadas na bolsa espanhola (capitalização bolsista a 13 de janeiro: 5,8 mil milhões de euros), focada na aquisição e gestão de ativos comerciais na Península Ibérica”, salienta a Euronext em comunicado.

“A Merlin Properties é o primeiro REIT espanhol (SOCIMI) a ser cotado no mercado regulamentado do Grupo Euronext. Passarão a estar cotadas na Euronext oito SOCIMI, uma vez que já se encontram sete admitidas à negociação no Euronext Access, um dos MTF operados pelo Grupo Euronext. Atualmente existe um total de 105 empresas de Real Estate cotadas nos mercados Euronext”, lê-se no documento.

De acordo com a Euronext, a Merlin Properties reforça a lista das principais cotadas imobiliárias negociadas na bolsa, que incluem empresas como Unibail Rodamco Westfield, Klepierre, Gecina, WDP, Nexity e Aedifica. “O dual listing da Merlin Properties é o primeiro realizado por uma SOCIMI e é o segundo protagonizado por uma empresa com sede em Espanha, sucedendo à admissão de sucesso da Lleida.net em dezembro de 2018, no Euronext Growth em Paris”.

De referir que a Euronext é a bolsa pan-Europeia líder, cobrindo a Bélgica, França, Holanda, Irlanda, Noruega, Portugal e Reino Unido, sendo um mercado de referência para as empresas do setor imobiliário: conta com mais de 100 neste segmento, o que representa uma capitalização bolsista total de cerca de 122 mil milhões de euros.