Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Logística ao rubro: Goldman Sachs vai investir 1.000 milhões em Portugal e Espanha

Newdock, a nova divisão da gigante norte-amerciana, vai construir instalações logísticas chave na mão e para arrendar.

Investimento em logística em Portugal
Foto de Norma Mortenson no Pexels
Autor: Redação

A logística foi coroada como um dos setores vencedores da pandemia da Covid-19, muito à conta da explosão do comércio eletrónico a nível global. Em resultado, a ocupação de ativos logísticos disparou de tal forma que, agora, há pouca oferta para tamanha procura. E há também uma oportunidade de investimento que foi detetada pela gigante norte-americana Goldman Sachs Asset Management, que anunciou que irá investir mais de 1.000 milhões de euros em Portugal e Espanha, com o objetivo de desenvolver novas plataformas logísticas nos próximos três anos. 

Este investimento está a ser levado a cabo pela nova divisão imobiliária da Golman Sachs que está focada no setor logístico e industrial e que já iniciou atividade no início do ano. A Newdock - assim se chama - já conta com um portfólio de sete projetos em diferentes áreas logísticas 'prime' de Espanha para desenvolver 500.000 metros quadrados (m2) de área bruta locável (ABL), com um investimento inicial de 400 milhões de euros. Três desses projetos logísticos já estão em fase de construção. Um deles localiza-se em Getafe, um município perto de Madrid que é também um dos principais centros de logística da Península Ibérica. E a conclusão da sua construção está prevista para dezembro de 2021.

Investir em logística em Portugal
Foto de Tiger Lily no Pexels
Da mesma forma, a Newdock possui outros projetos em exclusividade para desenvolver mais de 250.000 m2 de ABL nos principais centros logísticos em Espanha. Já os projetos a desenvolver em Portugal ainda não foram revelados. Sabe-se, contudo, que a empresa irá desenvolver ativos chave na mão, construindo instalações para operadores com determinadas necessidades, como ativos “em risco”, isto é, irá construir para arrendar posteriormente.

Para Javier Solís, responsável pelo negócio no sul da Europa da Goldman Sachs Asset Management Real Estate, “a Newdock nasceu com a vocação de acompanhar os principais operadores nacionais e internacionais, cobrindo as suas necessidades logísticas na Península Ibérica. Acreditamos que o mercado será cada vez mais exigente em termos de padrões de qualidade, eficiência e sustentabilidade dos ativos logísticos. Neste contexto, a experiência da Goldman Sachs, que tem investido quantias significativas em logística na Europa, alia-se à capacidade da equipa da Newdock para executar com sucesso o plano estratégico da empresa”.

Em linha com o compromisso global da Goldman Sachs Asset Management com ESG, um dos elementos fundamentais da estratégia da Newdock passará por aplicar os mais ambiciosos padrões de mercado em áreas tão importantes como sustentabilidade, compromisso social e transparência.

Golman Sachs vai investir milhões em logística em Portugal
Foto de Cleyder Duque no Pexels
A Newdock conta com uma equipa de profissionais com vasta experiência internacional no sector logístico e industrial, especializados nas áreas de investimento, design, desenvolvimento e gestão imobiliária, entre outras.