Comentários: 0
Em Lisboa e Porto a procura de casas para arrendar supera a da compra

Os portugueses estão cada vez mais a optar por arrendar casa em vez de comprar. Segundo o último catálogo de estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), relativo ao primeiro semestre do ano – o relatório tem por base dados do portal Casa YES –, a procura por arrendamento ultrapassou a pesquisa para compra de casas nos distritos de Lisboa e do Porto (52,5% e 51,4%, respetivamente).

De acordo com o Público, que se apoia no documento, com percentagens elevadas de procura de casas para arrendar encontram-se ainda os distritos de Setúbal (39,4%), Coimbra (38,6%), Aveiro (38,3%), a Região Autónoma dos Açores (37%) e Braga (36%). Em média, a procura de imóveis para arrendar aproximou-se dos 45%.

A opção pela compra de casa continua a ser elevada, no entanto, em alguns distritos, como Bragança (77,7%), Portalegre (71,4%), Viana do Castelo (71,1%) e Guarda (70,3%).

Em declarações à agência Lusa, Luís Lima, presidente da APEMIP, considerou que a aposta no mercado de arrendamento deve-se à “dificuldade das famílias de não acesso ao crédito” à habitação. “Nas próximas gerações e sobretudo nos próximos dez anos [o arrendamento] vai ser o futuro”, frisou.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta