Comentários: 0
Reabilitação: 331 apartamentos para arrendar com desconto
GTRES

A curto prazo vão entrar no mercado de arrendamento nacional 331 apartamentos a rendas de baixo custo localizados em vários pontos do país. Em causa está um primeiro balanço do programa estatal Reabilitar para Arrendar — Habitação Acessível: desde o início do programa, em julho de 2015, foram aprovados 77 edifícios, que uma vez reabilitados irão dar lugar a 331 apartamentos e 45 espaços a serem usados para lojas ou armazéns.

Segundo o Expresso, o montante de investimento implícito no programa é de cerca de 18 milhões de euros. Trata-se de uma iniciativa que visa financiar a reabilitação de edifícios destinados ao mercado de arrendamento a preços controlados e disponibiliza uma linha de crédito de 50 milhões de euros, uma verba financiada 50% (25 milhões) pelo Banco Europeu do Investimento, 15 milhões de euros pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa e 10 milhões pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), entidade a quem cabe a gestão do programa.

Vítor Reis, presidente do IHRU, revelou que estes 77 edifícios que já estão a ser reabilitados ou estão em fase de aprovação de projetos, “têm uma idade média de 67 anos”. “90% estavam devolutos, alguns há largas décadas o que os deixou em avançado estado de ruína. O que é também de realçar é que estes imóveis acolhiam 219 unidades e com a reabilitação passarão a ter os 331 apartamentos, um ganho de mais de uma centena de fogos”, explicou, citado pela publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta