Este será em breve um dos segmentos alvo de investimento em Portugal, dentro da classe de ativos alternativos, segundo a Savills.
Comentários: 0
Multifamily conquista investidores
Foto de Louis no Pexels

O segmento de Multifamily continua a conquistar investidores e tornou-se no segundo maior segmento imobiliário na Europa no primeiro semestre do ano. De janeiro a junho de 2021, este ramo imobiliário conseguiu captar um volume de investimento de 24,1 mil milhões de euros, representando 23% do total de investimentos imobiliários realizados em 12 países europeus analisados pela consultora Savills. Nos últimos cinco anos, o Multifamily conseguiu captar uma média de 16% do volume total.

O estudo da consultora imobiliária internacional revela que a estabilidade e segurança deste segmento conquistam confiança e interesse dos investidores, impulsionando uma cada vez maior compressão das yields. As “características defensivas do setor” atuam como elemento fundamental para captação de investimento, com especial foco sobre a área residencial.

O conceito de propriedade Multifamily aplica-se, em termos gerais, a um complexo residencial com mais de uma unidade habitacional no mesmo edifício. Apesar de ser destinado a habitação, a multifamily é uma categoria de imóveis comerciais na qual todos os apartamentos são destinados a arrendamento e estão registados sob uma única matriz/escritura, ou seja, existe um único proprietário (pessoa física ou jurídica) e todos os moradores são apenas locatários/inquilinos.

Multifamily será segmento-alvo de investimento em Portugal

Em países como Espanha, Suécia, Alemanha e Dinamarca, o segmento ultrapassou a fasquia dos 30% do total de investimentos imobiliários, sendo que na Finlândia essa representatividade chegou a atingir os 42%. 

Em Portugal, o interesse pelo desenvolvimento de projetos Multifamily é recente, "mas o reconhecimento do potencial deste segmento, pelos sólidos fundamentos de mercado que apresenta, permite antever que nos próximos anos será um dos segmentos alvo de investimento, dentro da classe de ativos alternativos", segundo Alexandra Gomes, Head of Research da Savills Portugal.

Multifamily conquista investidores: já é o 2º maior segmento imobiliário na Europa
Foto de SHVETS production no Pexels

Até à data, diz, "a Savills contabilizou mais de 1.400 fogos, em projetos confirmados, integrados em projetos BTR (Build to Rent) que irão incrementar a oferta para arrendamento no concelho de Lisboa”.

Aumento da competição faz comprimir yields do Multifamily

De acordo com a consultora, e apesar de o segmento de escritórios ter permanecido o mais procurado nos primeiros seis meses do ano, com um volume de investimento de 29,3 mil milhões de euros (28%), “a crescente competição observada no Multifamily tem feito comprimir as yields do segmento”.

Marcus Roberts, Operational Capital Market’s head of Europe da Savills, afirma que, em 2020, as prime yields atingiram os níveis mais baixos dos últimos anos, com uma média de 3,2% a nível europeu. Ainda assim, as yields ainda mantêm atrativo o investimento em Multifamily, atualmente em 290 bps, comparativamente à média de 237 bps registados entre 2012 e 2021.

Com o aumento expectável da competição neste segmento imobiliário, prevê-se a entrada de novos investidores no mercado e a reorientação da atenção e interesse de investidores já estabelecidos para outras geografias menos concorridas.

Eri Mitsostergiou, Head of European Research da Savills, explica que o aumento da procura pelo arrendamento e a escassez estrutural da oferta estão a fazer subir os valores das rendas na Europa. “Estima-se que esta tendência continue a observar-se, com a consolidação do desequilíbrio entre a crescente procura e a reduzida oferta. No entanto, espera-se que essa falta de correspondência venha a impulsionar a realização de novos projetos, de forma a dar resposta à procura no segmento Multifamily”, lê-se ainda na análise da consultora.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade