Para escolheres com sucesso uma casa modular, é necessário refletires sobre algumas questões.
Comentários: 0
Qual a casa pré-fabricada ideal? Tudo o que precisas saber
Franck Boston

No setor de casas pré-fabricadas há uma grande variedade por onde escolher. Ao longo dos anos, muitas empresas e construtoras aderiram à onda das habitações modulares e, por isso, a oferta aumentou. Das casas simples às autênticas mansões que são odes ao luxo, tudo é possível neste mundo.

Se estás a pensar em comprar uma casa pré-fabricada e não sabes qual é a ideal para ti, no artigo de hoje vamos rever algumas questões a ter em conta que te vão facilitar a escolha.

Casa pré-fabricada para viver numa aldeia

Se procuras uma casa pré-fabricada como segunda residência ou habitação principal para viver fora da cidade, numa aldeia ou perto da natureza, a opção mais recomendada seria escolher uma habitação de estilo rústico.

Isto não implica necessariamente que seja feita de madeira, embora este material sempre dê às casas um toque acolhedor e aconchegante que outros não conseguem. No mercado, existem diferentes opções de casas pré-fabricadas para viver na natureza e nas aldeias, feitas de diferentes materiais: betão, aço, pedra, madeira...

Qual a casa pré-fabricada ideal? Tudo o que precisas saber
Atlántida Homes

Por exemplo, uma casa pré-fabricada que pode encaixar bem numa aldeia no norte de Portugal pode ser uma feita de madeira, ou de madeira e pedra, ou de cimento com telhados de telha. No entanto, esta mesma casa talvez não seja a ideal para um lugar perto da praia. Portanto, deves saber em que zona queres construir a casa para filtrares entre as diferentes opções.

Também te pode interessar: Casas rústicas pré-fabricadas a partir de 35.000 euros

Casa modular como segunda residência ou de férias

Se estás à procura de uma habitação para as escapadelas de fim de semana, férias ou períodos curtos, precisas de pensar na funcionalidade e no conforto, mas também no estilo que desejas. Uma casa pré-fabricada destinada a ser uma segunda residência ou casa de férias costuma ter certas características que a diferenciam de uma habitação principal.

Leveza e versatilidade são duas palavras-chave neste tipo de habitações. Podes optar por designs mais abertos, com grandes janelas para aproveitares as vistas e a luz natural. Os terraços ou alpendres são essenciais para desfrutares do exterior e relaxar durante esses dias livres.

Quanto aos materiais, as casas de painel sanduíche ou estruturas metálicas são populares neste segmento. Não só porque são rápidas de instalar, mas também porque costumam ser mais económicas do que outras opções. Se o teu destino de férias for na costa, é preciso considerares o uso de materiais resistentes à salinidade e à humidade.

Qual a casa pré-fabricada ideal? Tudo o que precisas saber
Norge Hus

O tamanho é outro aspeto a considerar. Enquanto algumas pessoas preferem casas pequenas e acolhedoras para as suas escapadelas, outras procuram habitações mais espaçosas para acomodar familiares e amigos. Reflete sobre as tuas necessidades e preferências: Quantos quartos precisas? Um espaço para churrascos? Talvez uma piscina?

Por último, a sustentabilidade. Se estás a considerar comprar uma casa pré-fabricada para colocares perto de um espaço natural, pode ser essencial procurares opções ecológicas. As habitações pré-fabricadas com painéis solares, aerotérmica, sistemas de recolha de água da chuva ou materiais reciclados são cada vez mais comuns e podem ser uma excelente escolha para aqueles que procuram minimizar o seu impacto ambiental.

Também te pode interessar: Casas pré-fabricadas subterrâneas: para viver num mundo ecológico desde 13.100 euros

Uma casa pré-fabricada para viver num bairro residencial

Se estás à procura de uma habitação modular para instalares num bairro residencial, deves pensar numa casa pré-fabricada que harmonize com o ambiente, mas que, ao mesmo tempo, tenha características modernas e funcionais.

As casas pré-fabricadas para áreas residenciais costumam ser mais modernas, com designs onde predominam as linhas retas e as grandes janelas. Isto não significa que não possas incorporar elementos de outros estilos que gostes, mas a harmonia com o ambiente e com as construções adjacentes é essencial.

Qual a casa pré-fabricada ideal? Tudo o que precisas saber
inHAUS

Os materiais predominantes para estes tipos de habitações são o betão, o vidro e o aço. São construções que procuram maximizar a entrada de luz natural com grandes janelas e oferecem espaços abertos para favorecer a interação familiar. Além disso, nos bairros residenciais, o espaço exterior ganha especial relevância, podendo a habitação vir acompanhada de alpendres, terraços ou jardins que se integrem com o design global.

Algo que não deves esquecer é a regulamentação local e as possíveis restrições que possam existir quanto à estética ou aos materiais no bairro onde pretendes instalar a tua casa pré-fabricada.

Quantos andares deve ter?

Outra questão fundamental para saberes que tipo de casa pré-fabricada ideal para ti é o número de pisos que precisas. As opções de um só piso serão sempre mais confortáveis do que as de dois ou mais. No entanto, isto também tem os seus contras, já que as habitações com mais de um piso oferecem mais intimidade e privacidade, uma vez que nem todos os espaços estão concentrados no mesmo nível.

Qual a casa pré-fabricada ideal? Tudo o que precisas saber
Hormipresa

Para saberes qual casa pré-fabricada é ideal para ti e quantos níveis precisas, responde às seguintes questões:

  • Achas que a família vai crescer?
  • É a casa definitiva? Neste caso, as opções de vários andares podem ser irritantes com o avançar da idade, a menos que um elevador esteja instalado.
  • O que valoriza mais, privacidade ou conforto?

Também te pode interessar: Casas pré-fabricadas de três andares: quanto custam e como escolher

AspetoCasas térreasCasas com dois ou mais andares
Mobilidade- Fácil acesso a todos os quartos.
- Ideal para idosos ou pessoas com
mobilidade reduzida.
- Necessidade de subir e descer escadas.
- Pode não ser adequado para pessoas
idosos ou com mobilidade reduzida.
Custo- Menor custo na estrutura do telhado.- Maior custo de estrutura, devido aos múltiplos andares.
Espaço- Requer uma planta maior para a mesma área de estar.- O espaço pode ser maximizado dividindo os quartos por andares
Ar condicionado- Geralmente mais fácil de aquecer e arrefecer.- Pode ser mais difícil e caro para climatizar.
Privacidade- Menor separação entre áreas de estar e quartos.- Maior separação entre áreas de estar e quartos.
Manutenção- Menos áreas a manter em termos de cobertura e fachada exterior.- Pode exigir maiores manutenções, principalmente na fachada e cobertura.
Preço-Pode ter um preço menor.-Geralmente é mais caro.
Oferta-Geralmente vende mais barato-Maior preço de venda.

 

Uma casa pré-fabricada resistente e duradoura

Esta questão é fácil de resolver. Atualmente, a maioria das casas pré-fabricadas que podes encontrar no mercado têm a mesma durabilidade que as habitações construídas pelo método tradicional. No entanto, é sempre aconselhável fazeres a manutenção adequada e escolheres um bom construtor. Caso contrário, o barato pode sair-te caro.

Habitação pré-fabricada que possa ser móvel

Se procuras uma casa pré-fabricada móvel, tens de escolher entre dois tipos e dois estilos de vida. Uma 'tiny house' não é o mesmo do que uma 'mobil home'. A primeira opção é, literalmente, uma casa completa com espaço reduzido que podes transportar num reboque. Normalmente, estas habitações têm um preço mais acessível em comparação com as casas normais devido à sua área, feita de um único módulo. No entanto, conseguem incluir tudo o necessário para viver num pequeno espaço: cozinha completa, chuveiro, camas, casa de banho, etc. Podem até ser autossuficientes.

Qual a casa pré-fabricada ideal? Tudo o que precisas saber
Aliexpress

Depois, existem as 'mobil homes', ou casas pré-fabricadas móveis, são habitações relocalizáveis que, embora também possam ser transportadas num reboque, são um pouco maiores. Estas podem ser compostas por um ou vários módulos e existem de diferentes tipos e materiais, como casas contentor, de madeira, de painel sanduíche, etc.

Se procuras uma casa que funcione como uma caravana, mas com um nível superior, uma 'tiny home' é a melhor opção. Se procuras uma habitação mais robusta e que possa ser relocalizada, por exemplo, se tiveres várias parcelas de terreno disponíveis ou se estiveres a considerar comprar outra no futuro, talvez uma casa pré-fabricada móvel seja a melhor opção.

Também te pode interessar: Minicasas pré-fabricadas para todos os gostos desde 8.000 euros

Casa pré-fabricada e sustentável

Se procuras uma casa modular eficiente em termos energéticos, o que importa são os materiais utilizados e as instalações implementadas. As casas contentor são uma das opções mais ecológicas que existem, pois aproveitam a estrutura já existente de um contentor, o que minimiza a pegada de carbono ao não ser necessário construir o módulo.

Também te pode interessar: Casas-contentor: preços, modelos e licenças necessárias

Qual a casa pré-fabricada ideal? Tudo o que precisas saber
Oat Autta

Portanto, se estás à procura de uma casa pré-fabricada sustentável e eficiente, deves prestar atenção a:

  • Aos acabamentos.
  • Os materiais.
  • As instalações energéticas.
  • O design. Se o design for bioclimático, o consumo de energia será mínimo.

Escolher uma casa pré-fabricada é uma decisão emocionante e, com uma vasta variedade de opções disponíveis no mercado, certamente encontrarás aquela que se adapta perfeitamente às tuas necessidades e gostos.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta