A IX edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (SRUL), que se realiza entre 6 e 8 de abril de 2022, no Lx Factory, vai distinguir jovens arquitetos portugueses. O Prémio Jovens Arquitetos, como se chama a iniciativa, que se realiza pela primeira vez, foi um sucesso em termos de adesão, com 44 candidaturas, e também em termos da diversidade dos projetos submetidos. De recordar que, tal como em anos anteriores, o idealista é o portal oficial do evento.
“Os novos talentos da arquitetura em Portugal vão ter um palco privilegiado para a apresentação e reconhecimento dos seus trabalhos durante a IX SRUL, com a revelação dos vencedores do novo Prémio Jovens Arquitetos”, revela a organização do evento em comunicado, adiantando que os três vencedores serão anunciados no dia 6 de abril.
Arquitetos para concorrer a prémio têm de ter menos de 40 anos
“O objetivo é promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos portugueses, distinguindo os melhores projetos apresentados por arquitetos com menos de 40 anos. Sem qualquer custo para os candidatos, a concurso puderam estar todas as intervenções urbanas concluídas entre 1 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2021, desde que assinadas por arquitetos com menos de 40 anos", lê-se na nota.
São elegíveis intervenções resultantes de:
- construção de um imóvel,
- reconstrução de um imóvel,
- ampliação de um imóvel,
- alteração de um imóvel,
- conservação de um imóvel,
- intervenção em espaço público.
O objetivo da organização é encontrar "projetos que se destaquem pelo seu impacto na vida das pessoas e nos espaços envolventes, permitindo perceber a arquitetura como elemento transformador da sociedade, a partir de questões novas ou diferentes, atravessando os domínios do desenho urbano, do espaço público, dos modos de habitar, das políticas sociais, da sustentabilidade construtiva, da economia de meios ou da inovação tecnológica”, acrescentam.
De referir que as inscrições para o Prémio Jovens Arquitetos encerraram dia 14 de março. “Serão eleitos três vencedores, grandes promessas da arquitetura nacional, escolhidos por um júri que é constituído pelos arquitetos Luís Ferreira de Almeida, Patrícia Robalo e Susana Rosmaninho, também com menos de 40 anos”, explica a organização, frisando que os vencedores poderão apresentar os seus projetos no espaço INOVA(RE), um hub de inovação e novos talentos que se estreia na IX SRUL. Todos os projetos candidatos estarão, de resto, em exposição durante os três dias do evento.
O prémio em causa foi criado pela Vida Imobiliária, que organiza a SRUL, e pelos arquitetos Marco Roque Antunes, Paulo Serôdio e Paulo Durão, mentores do podcast Arquitetura Agora.
IX edição da Semana da Reabilitação Urbana no LX Factory
A IX edição da SRUL é de acesso livre e dirige-se a profissionais e a particulares – a entrada é gratuita, mas sujeita a registo disponível no site oficial do evento –, apresentando um ciclo de conferências que prevê a participação de cerca de 120 oradores, distribuídos por dois palcos. A programação contempla também workshops e apresentações de empresas, envolvendo mais de 60 entidades. Clica neste link para consultares a agenda.
“Quase a completar 10 anos, a Semana da Reabilitação Urbana tem edições anuais em Lisboa e Porto e afirma-se como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal, aglomerando um vasto apoio do setor público e privado”, conclui a organização.
Para poder comentar deves entrar na tua conta