A celebrar a sua 10.ª edição, a Semana da Reabilitação Urbana (SRU) está de regresso à cidade do Porto, de 22 a 24 de novembro. O evento vai decorrer no Palácio da Bolsa e dará destaque a temas relacionados com o acesso à habitação, a sustentabilidade e o investimento imobiliário. Uma vez mais, a iniciativa conta o apoio do idealista enquanto portal oficial.
Entre os temas centrais desta edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto destacam-se:
- o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) aplicado ao imobiliário;
- o acesso à habitação;
- a habitação multifamiliar para arrendamento (o chamado 'built to rent');
- dinâmica do turismo nacional;
- o investimento imobiliário;
- a importância da reabilitação urbana na valorização da cidade Invicta, com foco na reabilitação e modernização do Mercado do Bolhão;
- a eficiência energética dos edifícios.
Esta edição dará um destaque “muito premente” ao tema da sustentabilidade e da energia, nomeadamente, no desafio que representam os edifícios NZEB ('nearly-zero energy building') e no potencial da estratégia do Porto “Pacto do Porto para o Clima”, explicam em comunicado enviado às redações.
Além disso, durante as sessões de debate incluem-se também vários temas da tecnologia, desde logo o potencial do BIM (Building Information Modeling), da construção modular e dos novos materiais.
E atentos ao futuro de toda a região Norte, vai estar em destaque a Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto – Pulsar, reunindo municípios, promotores, investidores num debate amplo e aberto à cidade.
Presente e futuro do mercado imobiliário vai ser debatido em 12 sessões plenárias
Estes temas sobre o mercado imobiliário nacional – e em especial da região Norte – vão estar em debate na Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que vai integrar um conjunto de conferências, workshops e seminários. Ao todo são 12 sessões plenárias, a decorrer no Pátio da Nações, no Palácio da Bolsa, e a que acrescem três seminários jurídicos e outras sessões paralelas, envolvendo mais de 100 oradores ao longo de três dias.
A Semana da Reabilitação Urbana do Porto é uma iniciativa da Vida Imobiliária e conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, a que se juntam, pela primeira vez, na qualidade de municípios parceiros, as Câmaras Municipais da Maia, de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia. O evento reúne o apoio das principais associações do setor da construção e do imobiliário, das Ordens Profissionais e da Academia. Na comunicação com o público, o portal oficial é o idealista e jornal oficial o Público Imobiliário.
A entrada na Semana da Reabilitação Urbana do Porto é de acesso livre e gratuito (mas sujeito a registo), dirigindo-se a todos os stakeholders da cidade e da indústria do imobiliário, mas também à Academia e, sobretudo, a todos os que nela habitam ou trabalham.
Toda a informação sobre o evento está disponível aqui.
Para poder comentar deves entrar na tua conta