Governo cede temporariamente o Palácio do Manteigueiro, no Chiado, à confederação dos patrões, que se encarregará de reabilitá-lo.
Comentários: 0
Antiga sede do Ministério da Economia será ocupada pela CIP
Créditos: imagem retirada do site da Câmara Municipal de Lisboa

O palácio no Chiado, que se encontra numa das zonas mais caras de Lisboa e do país, tendo nas últimas décadas albergado o Ministério da Economia, var ter um novo inquilino, a CIP – Confederação Empresarial de Portugal, que ali se instalará de forma temporária e encarregará de fazer obras de reabilitação no edifício, revela o Governo.

Segundo o Público, o imóvel, que está desocupado desde que o Ministério da Economia foi para a sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), estava incluído no programa governamental Revive, que previa a concessão, por concurso, de imóveis públicos para o desenvolvimento de fins turísticos. O Ministério das Infraestruturas e Habitação esclarece agora, no entanto, que “o imóvel vai deixar de estar afeto” ao referido programa.

A assessoria de imprensa do gabinete do ministro Miguel Pinto Luz esclarece ainda, citada pela publicação, que a decisão de retirar o edifício do programa Revive foi tomada depois do interesse manifestado pela CIP, em 2024, para ali instalar a “sua sede e ao mesmo tempo desenvolver programas de formação para empresas”. 

Desta forma, esclarece a mesma fonte, “foi decidido ceder a título temporário à confederação empresarial o referido imóvel, denominado Palácio do Manteigueiro, sendo assegurada pela CIP a reabilitação do edifício, mantendo-se o mesmo ao serviço do tecido empresarial e da economia portuguesa”.

Entretanto, o Jornal de Negócios escreve, citando várias fontes do setor imobiliário, que o Palácio do Manteigueiro está avaliado em cerca de 5.000 euros por metro quadrado (m2). Significa, portanto, que o edifício do século XVIII, que tem uma área bruta de 4.448 m2, pode valer qualquer coisa como 22 milhões de euros.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta