A taxa de juro média das novas operações de crédito habitação, voltou a diminuir em outubro, pelo nono mês consecutivo, para 2,85%, numa variação influenciada apenas pela descida nos contratos renegociados, segundo o Banco de Portugal (BdP). Já a prestação média mensal do 'stock' de empréstimos para a compra de casa aumentou um euro face a setembro, para 414 euros.
De acordo com os dados do supervisor bancário, a taxa de juro média das novas operações de crédito habitação passou de 2,86% em setembro para 2,85% em outubro.
“Esta descida ocorreu exclusivamente nos contratos renegociados, cuja taxa média recuou 0,04 p.p., para 2,88%”, refere o banco central, que aponta que nos novos contratos a taxa se manteve em 2,84%.
Ao longo dos primeiros dez meses deste ano, a redução acumulada da taxa de juro média das novas operações deste tipo de crédito foi de 0,38 p.p.
No conjunto dos países da área do euro, a taxa de juro média das novas operações de empréstimos à habitação diminuiu 0,02 p.p. para 3,30%, tendo Portugal apresentado a quinta taxa de juro média mais baixa, refere o BdP.
Euribor a seis meses é a mais usada nos empréstimos para a compra de casa
Já a prestação média mensal do 'stock' de empréstimos para a copra de casa aumentou um euro face a setembro, para 414 euros.
A taxa fixa apresentava a maior taxa de juro entre as novas operações (3,42%, -0,04 p.p.), seguindo-se a taxa variável (2,83%, +0,01 p.p.) e a taxa mista (2,75%, igual ao mês anterior).
A Euribor a 12 meses, que foi a mais utilizada durante quase dois anos, até abril, representou, em outubro, 35,6% do montante das novas operações com taxa variável, enquanto a Euribor a três meses subiu para 5,7%. As operações com Euribor a seis meses representaram mais de metade (55,6%).
Em termos do 'stock' total de empréstimos à habitação, a Euribor a seis meses representava 38,5%, a Euribor a 12 meses 31,8% e a três meses 25,2%.
A taxa mista manteve-se como a preferida nos novos contratos, com 72,6%, seguindo-se a taxa variável, com 23,9%, e a fixa com 3,5%.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta