A pesquisa encontrou 520 resultados

Resultados da pesquisa

Lucros dos bancos em Portugal

Subida de juros: lucros dos 5 grandes bancos quase duplicam em 2023

Ao longo de 2023, as famílias e empresas sentiram os efeitos da rápida subida dos juros nos empréstimos (habitação e para outros fins). Mas esta evolução não foi acompanhada por uma subida dos juros nos depósitos ao mesmo ritmo. Este desequilíbrio deu gás ao aumento da margem financeira da banca portuguesa. E, em resultado, só os cinco principais bancos em Portugal registaram lucros de 4.444 milhões de euros em 2023, mais 72,5% face ao ano anterior. Mas, mesmo assim, os bancos reduziram o número de trabalhadores e de postos de atendimento no nosso país.

Primeira sede do BPI no Porto "recebe" 24 apartamentos de luxo

Está a nascer numa das zonas mais nobres do Porto, junto à Avenida da Boavista, um empreendimento residencial de luxo. O Arthouse Boavista, como se chama, dará uma segunda vida ao edifício que foi a primeira sede do BPI na cidade Invicta. É composto por 24 apartamentos distribuídos por cinco pisos, com tipologias T1, T2, T2 Duplex, T3 e T4. Os preços variam entre 470.000 e 2.750.000 euros.
Crédito habitação a cair

Queda no empréstimo da casa leva banca a apostar em crédito pessoal

Apesar de estarem a dar sinais de descida por via da Euribor, os juros nos créditos habitação em Portugal continuam elevados. E este é o principal fator que tem gerado uma diminuição da procura por empréstimo destinados à compra de casa, referiu recentemente o Banco de Portugal (BdP). É neste contexto que a banca tem vindo a adaptar as condições de crédito, reduzindo os spreads nos créditos habitação ou até em dar ofertas a taxa mista mais atrativas. Além disso, os bancos estão a apostar em força nos créditos pessoais, oferecendo, por exemplo, vouchers em troca de cartões de crédito, iniciativas que o BdP considera que não aumenta riscos de endividamento.
Fixar a prestação da casa

Fixar a prestação da casa: mais de 5 mil famílias já aderiram

Os pedidos de adesão à fixação da prestação da casa durante dois anos têm estado a aumentar, para fazer face aos elevados juros que ainda se fazem sentir. E muitos têm sido aprovados. Só os bancos Santander, Millenium bcp e Crédito Agrícola já fixaram as prestações da casa a mais de cinco mil famílias. Também a adesão à bonificação dos juros tem estado em alta, com os mesmos bancos a aprovaram quase 25 mil pedidos.
obras

Ativos da falida Soares da Costa estão a ser leiloados online

Foi umas das maiores construtoras portuguesas, e mesmo após várias tentativas de recuperação, a Soares da Costa acabou por falir. Acumulou dívidas de 526 milhões de euros a 2.200 credores, estando agora o que resta dos seus ativos a serem vendidos online, através de leilão.
Fixar a prestação da casa

Fixar a prestação da casa: maiores bancos já receberam 14 mil pedidos

A fixação da prestação da casa durante dois anos é um dos mais recentes apoios públicos às famílias que estão a pagar créditos habitação mais caros. E, até agora, os pedidos de adesão a esta ajuda que visa reduzir os juros até 30% têm estado a escalar. Só os cinco maiores bancos em Portugal já registaram 14.367 pedidos dos mutuários para fixar a prestação da casa. Destes, 2.580 famílias já estão a pagar prestações mais baixas. Também os pedidos à bonificação dos juros estão a aumentar.
crédito da casa

Famílias canalizam poupanças para amortizar crédito da casa

A taxa de poupança das famílias está próxima de mínimos históricos. Mas esta realidade esconde uma outra: a almofada criada durante a pandemia tem sido utilizada para aliviar os encargos com a casa. Há quem esteja a canalizar a poupança para reduzir a dívida ao banco e abater no crédito habitação. Sem amortizações, a taxa de poupança seria quase o dobro.
Euribor e prestações da casa altas

Euribor e prestação da casa escalam em 2023 - e reta final traz alívio

O ano de 2023 trouxe tudo o que as famílias mais temiam: um maior aumento dos juros diretores por parte do Banco Central Europeu (BCE) para travar a alta inflação na Zona Euro. Logo, estas decisões voltaram a refletir-se no aumento das taxas Euribor e no agravamento das prestações da casa. E, por conseguinte, este contexto acabou por arrefecer e moldar a procura por novos créditos habitação em Portugal e ainda por estimular a adesão a apoios públicos. Mas a reta final de 2023 trouxe um novo alento aos portugueses e europeus: a inflação na Zona Euro caiu para níveis bem perto dos 2% (a meta do regulador) e os juros do BCE continuam fixos desde setembro, o que tem resultado em ligeiras descidas nas taxas Euribor e nas prestações da casa.
Como fazer a consolidação de créditos

Consolidação de créditos: como e quando fazer

O trabalho faz parte do quotidiano e é um elemento fundamental que nos permite obter dinheiro para a concretização das nossas ambições. A nossa vida deve ter vários objetivos: a compra da casa, a compra do carro, a viagem de sonho.
Fixar a prestação da casa

Quem fixar a prestação pode amortizar e transferir o crédito habitação

A fixação da prestação da casa já está disponível às famílias que estão com dificuldades em pagar as despesas com o crédito habitação. E a boa notícia é que quem aderir a esta medida de apoio do Estado pode avançar com outras estratégias na tentativa de aliviar a pressão da prestação da casa no orçamento familiar, podendo, por exemplo, amortizar o crédito habitação ou transferi-lo para outro banco.