A pesquisa encontrou 125 resultados
Resultados da pesquisa
“Mercado imobiliário vs Inteligência Artificial: o futuro chegou”. Este é o título do artigo que publicámos no final de 2025, dando conta do impacto e importância da tecnologia, nomeadamente da Inteligência Artificial (IA), no segmento da mediação imobiliária. Agora, passado um ano, confirma-se esta tendência, que já é, na verdade, uma realidade. Mas qual será, afinal o papel da mediação imobiliária e consequentemente dos consultores imobiliários numa era que é cada vez mais tecnológica? O tempo trará respostas, mas uma coisa parece ser certa: há alterações na calha no setor, tendo o Governo antecipado novidades sobre a regulação da mediação imobiliária para 2026.
Sabes até que ponto podes decorar as áreas comuns do teu condomínio durante o Natal?
No momento de comprar casa, muitas pessoas se deparam com uma dúvida: devo escolher viver numa moradia independente, ou optar por um apartamento ou moradia inserida num condomínio?Se estás com essa dúvida neste momento, vieste ao sítio certo.
A compra de um imóvel em planta — ou seja, ainda em fase de construção — é uma escolha cada vez mais comum no mercado imobiliário português.
Num país onde milhares de edifícios residenciais enfrentam problemas recorrentes de má gestão, assembleias caóticas e decisões adiadas por meses, a gestão de condomínios continua a ser um tema delicado — e, muitas vezes, negligenciado.
Comprar casa ainda é, para muitos portugueses, um sonho que parece longínquo. Nos últimos anos, assistimos a um disparar dos preços das casas, quer seja para venda, quer para arrendamento, com a procura a ser mais elevada do que a oferta.No entanto, nem tudo são más notícias.
Os últimos andares de um edifício residencial são, por vezes, discriminados.
Uma fuga de gás num condomínio pode gerar dúvidas e preocupações, não só pela segurança de todos os moradores, mas também pelos custos envolvidos na reparação. Nestes casos, a questão da responsabilidade torna-se ainda mais complexa: quem deve pagar pelo arranjo?
Já te imaginaste a viver num verdadeiro cenário de Hollywood? Em Portugal, a procura por luxo e sofisticação está a crescer, redefinindo o conceito de conforto no dia a dia.
A administração dos condomínios ficou facilitada com as alterações feitas ao regime da propriedade horizontal.
A nossa casa é o nosso templo. Contudo, nem tudo o queremos fazer no nosso lar é permitido. Existem sempre regras a cumprir.
O mercado imobiliário tem apostado fortemente em novos condomínios e empreendimentos com as chamadas “amenities”, que são comodidades que permitem aos moradores uma experiência residencial cativante e requintada.
A nova legislação para condomínios traz mudanças importantes que prometem aumentar a transparência nas contas e esclarecer as dúvidas que afetam os proprietários e os administradores.Afinal, quando prescrevem as dívidas de condomínio? E, ainda, sou obrigado a pagar as obras do condomínio?
O Ministério da Justiça está a desenvolver um plano estratégico de resolução alternativa de litígios, alargando as matérias que podem ser julgadas pelo Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) ao invés dos tribunais judiciais. Uma das matérias que pode passar a ser resolvida com recurso à arbitragem são os litígios com condomínios.
Os condomínios têm despesas diárias relacionadas com as partes comuns, como a eletricidade, água, limpeza, manutenção dos elevadores, entre outras. E quanto maior e mais serviços e equipamentos tiver o condomínio, maior será o volume dessas despesas, explica Vítor Amaral, presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), neste artigo preparado para o idealista/news, salientando que o conjunto destas despesas podem designar-se por correntes. Mas há outras, as extraordinárias, como é o caso das que estão relacionadas com obras de conservação.
O Alojamento Local (AL) terá novas regras a partir de 1 de novembro, depois de o Governo da AD ter publicado um diploma que vem dar mais poderes aos municípios para regular e fiscalizar esta atividade turística e ainda revogar várias medidas do Mais Habitação. Assim, as licenças de AL deixam de ter prazo de validade de 5 anos e passam a ser transmissíveis. E os condomínios deixam de aprovar os novos registos de AL. As associações do setor já estão a reagir a estas novidades e a aplaudir as medidas, que podiam ter ido mais longe.
Vender uma casa com dívidas pode parecer complicado, mas é possível — e, com a abordagem certa, até mais simples do que imaginas.
O regime jurídico da exploração dos estabelecimentos de Alojamento Local (AL) foi renovado com o decreto-lei promulgado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sexta-feira. Em concreto, este diploma vem dar poderes às autarquias para trabalhar nos regulamentos do AL e alterar as condições em que os condomínios se podem opor à atividade turística.
A segurança é algo a que a população dá cada vez mais importância. E no momento de procura de uma casa nova, este fator torna-se imprescindível. Por esse motivo, muitas famílias estão a optar por residir em condomínios.
Os cinco sentidos desempenham um papel fundamental no nosso processamento emocional, na aprendizagem mas vão mais além do que possas pensar.