É oficial: salário mínimo nacional vai subir para 920 euros em 2026
O diploma que fixa o aumento do salário mínimo para 920 euros em 2026 foi publicado em Diário da República esta segunda-feira, dia 29 de dezembro."Em execução do Acordo 2025-2028, que traduz a ambição do XXV Governo Constitucional e dos parceiros sociais em tornar o país mais próspero, em proporcion
Marcelo Rebelo de Sousa valida OE2026 e valoriza contributo parlamentar
O Presidente da República promulgou esta segunda-feira, dia 22 de dezembro de 2025 o Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), salientando a contribuição do parlamento “para a estabilidade financeira interna e externa” e considerando que o documento, apesar de “manter disposições avulsas”, reduz o “casuísmo”.
Euribor deverá cair em 2026 – mas investimento na habitação também
O Banco de Portugal (BdP) apresentou as suas previsões sobre a evolução da economia, investimento e inflação para os próximos anos. E trouxe boas e más notícias.
Crédito habitação está a ficar mais caro por Euribor e ajuste da banca
As taxas Euribor subiram ligeiramente nos últimos meses, estando acima dos 2%. E os bancos estão a reagir a esta evolução, aumentando também um pouco o custo dos financiamentos.
Resolver a crise da habitação: novas medidas só chegam no fim de 2025
O ano de 2025 foi marcado por uma dança de cadeiras na política nacional, com eleições legislativas e autárquicas, acabando por atrasar o desenho de novas medidas para solucionar a crise de acesso à habitação. Foram vários os anúncios e promessas dadas ao longo do ano.
Construção e reabilitação: luz ao fundo do túnel para haver mais casas?
O ano de 2025 foi “fértil” em notícias relacionadas com o setor da construção e da reabilitação, sendo evidente que é crucial aumentar a oferta de casas para dar resposta à crise na habitação que se vive em Portugal e também noutros países europeus, como reconheceu a Comissão Europeia, que anunciou um plano de emergência para dar gás à habitação acessível na Europa.
Arrendar casa em Portugal perde fôlego em 2025 – mas rendas sobem
O mercado de arrendamento português perdeu dinamismo ao longo de 2025, refletindo-se em menos casas arrendadas, menor pressão da procura e maior dificuldade em aceder aos apoios públicos. Mas, apesar de haver mais casas privadas e públicas disponíveis, as rendas não pararam de aumentar.
Compra de casa em alta traz subidas recorde de preços em 2025
O ano de 2025 veio acentuar tendências já visíveis no mercado da habitação em Portugal. A venda de casas, que já estava a retomar, seguiu de vento em popa ao longo do ano. E o preço da habitação, que muito tem subido nos últimos anos, atingiu mesmo aumentos recorde.
Europa vive grave crise na habitação e plano de ataque da UE chega hoje
Faltam casas em Portugal. Mas não só. Este é um problema que se vive, de forma geral, um pouco por toda a União Europeia (UE), e com graves impactos para as famílias a nível económico e social.
Mercado imobiliário de luxo: "Portugal é um destino sólido para investir"
A The Agency Portugal, mediadora imobiliária especializada no segmento de luxo, chegou ao país em 2023 e rapidamente tornou-se uma das marcas internacionais mais ativas no mercado premium português. Dois anos depois, o balanço não podia ser mais expressivo. Em entrevista ao idealista/news, Ayres Neto, Sócio-Gerente da The Agency Portugal, descreve um setor em clara expansão e uma procura que continua a diversificar-se.
Residentes não habituais sem taxa reduzida podem aderir ao IRS Jovem
Os contribuintes com o estatuto de Residente Não Habitual que não chegarem a usufruir deste regime especial de IRS reduzido podem pedir ao fisco o cancelamento da inscrição e, em alternativa, beneficiar do IRS Jovem, esclareceu a Autoridade Tributária.A explicação foi dada pela Autoridade Tributária
Moçambique: construção da sede do parlamento do país começa em 2026
Moçambique prevê iniciar no segundo trimestre de 2026 a construção da Cidade Parlamentar em Mocuba, província da Zambézia, para albergar a sede do parlamento moçambicano, conforme prevê a proposta orçamental para o próximo ano.
Fundo de Emergência para a Habitação com luz verde até março de 2026
São muitas as medidas anunciadas pelo Governo recentemente relacionadas com o setor da habitação em Portugal. Depois de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, ter revelado que o Governo iria avançar com novas medidas sobre a regulação da mediação imobiliária, despejos e heranças indivisas no início de 2026, é agora a vez do primeiro-ministro dar uma novidade, neste caso sobre o Fundo de Emergência para a Habitação: deverá ter luz verde, também, nos primeiros meses do próximo ano.
Economia portuguesa cresceu no verão impulsada por procura interna
A economia portuguesa cresceu 2,4% no terceiro trimestre, em termos homólogos, e 0,8% em cadeia, impulsionada pela procura interna, confirmou esta sexta-feira, dia 28 de novembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE).Estes números confirmam a estimativa rápida divulgada no final de outubro pelo
OE2026 com luz verde: o que vai mudar na habitação e no imobiliário
Depois de uma larga discussão parlamentar, o Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) foi finalmente aprovado na votação final global na quinta-feira, dia 27 de novembro.
OE2026 aprovado na votação final global com abstenção do PS
A proposta de lei de Orçamento do Estado para 2026 foi esta quinta-feira, dia 27 de novembro, aprovada em votação final global com votos a favor dos dois partidos que apoiam o Governo, PSD e CDS-PP, e com a abstenção do PS.
Amortização do crédito habitação: chumbado novo alívio nas comissões
Se nada for feito a nível legislativo, a isenção da comissão por reembolso antecipado nos créditos habitação a taxa variável vai mesmo terminar a 31 de dezembro de 2025.
Rendas: aprovada proposta sobre concessão de garantias dos municípios
O Parlamento aprovou esta segunda-feira (24 de novembro de 2025) uma proposta do PS que prevê que os municípios possam conceder garantias reais sobre imóveis em programas de apoio ao arrendamento.
Novo pacote fiscal para atrair proprietários para arrendamento
O ministro das Infraestruturas e Habitação reiterou o compromisso do Governo em construir 150 mil novas habitações públicas até 2030, defendendo uma intervenção robusta do Estado no setor imobiliário residencial, mas sem abdicar do papel do mercado. Miguel Pinto Luz, que falava durante a conferência anual da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), realizada recentemente, disse ainda que para atrair ao mercado as cerca de 300 mil habitações que o Executivo estima estarem fora do circuito de arrendamento foi necessário aprovar um pacote fiscal “agressivo”.
OE2026: Parlamento aprova verba para reabilitação de escolas
O parlamento aprovou esta quinta-feira, dia 20 de novembro de 2025, uma proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2026 destinada a garantir verbas orçamentais para as autarquias poderem reabilitar escolas. A iniciativa contou com a abstenção do PSD e CDS-PP, partidos que suportam o Governo de Luís Montenegro. Os restantes partidos votaram a favor.