São muitos os portugueses que assumem ser “gulosos”. Os dados do estudo TGI da Marktest, relativo a 2023, mostra isso mesmo. São 5 milhões e 690 mil os portugueses que dizem gostar de doces, o que representa 76,3% dos residentes no continente entre os 15 e os 74 anos. Ou seja, três em cada quatro pessoas confessam-se “gulosas”.
Com o inverno aí à porta, a natureza convida-nos a momentos de aconchego e sabores intensos. E que melhor forma de te deliciares do que embarcando numa jornada gastronómica pelas rotas de queijos mais aclamadas em Portugal?
Lisboa está no top dez dos melhores destinos gastronómicos do mundo, ocupando o 9º lugar do ranking, segundo o portal Tripadvisor. A classificação foi feita com base nas opiniões e comentários dos milhões de perfis do site especializado em viagens.
As ruas das cidades servem para a passagem de pessoas, mas isso nem sempre é feito com tranquilidade. Há algumas ruas onde a passagem entre uma casa e outra é realmente estreita e dificilmente praticável para uma pessoa de estatura média. Descobre onde fica a rua mais estreita de Itália e porque foi construída dessa forma.
Os restaurantes flutuantes não são coisa do futuro, antes pelo contrário: em Portugal, e no mundo, nascem como flores de lótus, misteriosas, à superfície da água, e desabrocham com uma autenticidade e requinte inesquecíveis.
Comer num restaurante flutuante: uma experiência única Os prat
A Páscoa está mesmo há espreita e se há quem não ligue muito a esta tradição, há também quem prepare uma ementa especial para o dia. São várias as tradições que de norte a sul do país, durante a Semana Santa, quando se preparam pratos típicos na esperança de juntar à mesa pequenos e graúdos.
Este é um artigo que tem tudo para fazer as delícias dos amantes de gastronomia. Neste mapa é possível ficar a saber quais são os pratos de comida típicos nos vários países europeus. Em Portugal, claro, é o bacalhau. Já em Espanha o que mais se serve à mesa é a famosa paella.
O restaurante português Belcanto, do chef José Avillez, manteve-se entre os 50 melhores do mundo, descendo quatro posições para o 46.º lugar da lista, este ano liderada pelo dinamarquês Geranium, anunciou a organização em Londres esta segunda-feira, dia 18 de julho.
O Foodtopia está a chegar a Lisboa. Nos dias 2 e 3 de julho, sábado e domingo, o Jardim Botânico Tropical, em Belém, vai receber o primeiro festival internacional de comida de rua, com o melhor da gastronomia que se faz cá dentro e lá fora.
Antes que comeces a dizer “não tenho tempo para cozinhar”, sugerimos uma pequena reflexão. Quantos minutos ficas a fazer um scroll desatento no Instagram? E quantos mais à procura de jantar numa aplicação de entrega de comida ao domicílio?
As aldeias históricas de Penha Garcia e Idanha-a-Velha vão acolher mais uma edição do Arrebita Idanha Bio já nos próximos dias 2 e 3 de outubro de 2021.
Um espaço para cozinhar e receber pessoas que fosse como uma casa. Um sonho tornado realidade pela francesa Anne Colin, criadora do “A Ilegítima”, um lugar onde a comida é feita por si.
O restaurante Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira (do 'chef' Rui Paula), ganhou a segunda estrela do Guia Michelin Espanha e Portugal 2020, que atribuiu a primeira estrela a quatro estabelecimentos nacionais e retirou-a a outros três. Portugal passa a ter sete restaurantes com duas estrelas e continua a ter 20 com uma.
São duas novas estrelas. Uma para o Vista (Portimão), do chef João Oliveira, e outra para o Gusto By Heinz Beck (Almancil), liderado por Heinz Beck e Daniele Pirillo. O anúncio foi feito durante a cerimónia de apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2018, em Tenerife, Canárias. Portugal conta agora com 23 restaurantes premiados, sendo que oito deles encontram-se no Algarve.
Chirs Sayegh é um chef de cozinha privado dos EUA que descobriu a "galinha dos ovos de ouro" da gastronomia. Nos últimos quatro meses, o auto-intitulado Herbal Chef, viu o seu negócio crescer mais de 400%. Como? Em vez das habituais ervas culinárias, apimenta as refeições com marijuana. Em média, vai a seis casas diferentes por mês e, em cada jantar, pode servir entre 12 e 80 pessoas, entre 300 e 500 dólares a entrada.
Começa a época alta em que as sardinhas são um dos pratos mais habituais em Portugal, mas prepara-te para pagar mais caro ainda do que no ano passado. O preço está a disparar, devido à escassez de peixe transacionado em lota. As importações atingiram, sobretudo de Espanha, o dobro das capturas em águas lusas.