Bolha imobiliária em Portugal

Bolha imobiliária: Portugal é o sexto país da OCDE com maior risco

O risco de bolha imobiliária está a estremecer várias economias mundiais. À medida que os bancos centrais aumentam as taxas de juro diretoras, os juros dos créditos habitação sobem apertando os orçamentos familiares que já estão pressionados pela inflação. E a tudo isto soma-se ainda o risco de recessão global. Se este contexto arrefecer a procura, os preços das casas podem mesmo começar a cair a pique e fazer estoirar a bolha em muitas economias. Portugal é uma das economias da Zona Euro em maior risco de bolha imobiliária.
Rendas das casas em Portugal a subir

Arrendar casa em Portugal ficou 2,6% mais caro no início do ano

O mercado de arrendamento continua a ser a escolha de muitas famílias portuguesas. Mas a verdade é que a procura supera e muito a oferta de casas para arrendar no país, um desequilíbrio que faz disparar o valor das rendas. Só no primeiro trimestre de 2022, os preços das casas para arrendar em Portugal subiram 2,6% face ao trimestre passado. Arrendar casa tinha um custo de 11 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de março, tendo em conta o valor mediano, aponta o índice de preços do idealista. Já em relação à variação mensal, a subida foi menor, de +0,9%.
Bruxelas cada vez mais preocupada com mercado residencial em Portugal

Bruxelas cada vez mais preocupada com mercado residencial em Portugal

Esta quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019, foi um dia de alertas para o imobiliário nacional desde Bruxelas. Pela manhã, a Comissão Europeia (CE) avisou que os preços das casas devem registar maior moderação em Portugal, a refletir a recuperação gradual na oferta, juntamente com o abrandamento da procura externa. Horas depois, chegou a mensagem de que "é preciso acompanhar mais de perto” o que está a acontecer no mercado de habitação em Portugal, em particular em Lisboa e Porto.
Especial LGBTI: “O Príncipe Real é o bairro mais inclusivo do país”, mas já há outros....

Especial LGBTI: “O Príncipe Real é o bairro mais inclusivo do país”, mas já há outros....

Uma passagem pelo elevador da Glória, uma paragem no miradouro de São Pedro de Alcântara e eis que chegamos à zona mais LGBTI friendly de Lisboa: o jardim do Príncipe Real. Este é considerado o bairro mais inclusivo da capital, onde os restaurantes, bares e discotecas proliferam e se multiplicam, para todos os públicos. É na zona arco-íris da cidade onde tudo acontece e tudo se concentra. Mas, afinal, como é viver neste bairro? E o que é que o distingue? Há outros a afirmar-se? O idealista/news foi à procura de respostas.
Preço real das casas ainda está “subvalorizado”, diz Bruxelas

Preço real das casas ainda está “subvalorizado”, diz Bruxelas

Afinal os preços das casas em Portugal não estão “assim tão altos”. Quem o diz é a Comissão Europeia (CE), para quem a recuperação dos preços das casas em Portugal, registada em 2016 e 2017, corresponde a "uma correção de valores anteriormente baixos”. Um cenário que pode, ainda assim, afetar a procura interna.
Preços das casas empurram famílias para as periferias

Preços das casas empurram famílias para as periferias

As limitações da oferta imobiliária e a subida dos preços nos centros das principais cidades estão a empurrar muitas famílias portuguesas para as periferias. Uma tendência que, segundo a Century 21, veio para ficar. A mediadora antecipa que os preços venham a subir de forma mais significativa nos arredores das cidades como Lisboa e Porto.
Preços das casas disparam em todo o país, com pouca oferta para tanta procura

Preços das casas disparam em todo o país, com pouca oferta para tanta procura

O mercado imobiliário em Portugal continua a ferver e já não é só em Lisboa que os preços das casas registam aumentos contínuos. O "boom" do setor estendeu-se a todo o território nacional. Porto e Algarve juntaram-se à capital no ranking das regiões onde está (muito) difícil encontrar casas a preços razoáveis. Um cenário alimentado pelo aumento da procura – que supera a escassez da oferta – e pelo significativo investimento estrangeiro. Atualmente, na Europa, o aumento médio registado no setor é de 4,5%, ao passo que Portugal atingiu os 8% no último trimestre.
Associações de Lisboa exigem ao Governo soluções para problemas de habitação

Associações de Lisboa exigem ao Governo soluções para problemas de habitação

Várias associações de Lisboa vão exigir ao Governo, em carta aberta, medidas para solucionar os problemas de habitação relacionados com o preço e a disponibilidade de casas na capital, revelou o secretário-geral da Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL), António Machado. A iniciativa da carta aberta, intitulada de “Morar em Lisboa. Construir uma Lisboa de todos!”, encontra-se em fase de recolha de assinaturas.
Casas com preços mais altos desde 2010 e vendas disparam 30%

Casas com preços mais altos desde 2010 e vendas disparam 30%

Os preços das casas em Portugal estão em máximos de quase seis anos. O índice de preços da habitação em Portugal, calculado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), chegou no segundo trimestre deste ano ao ponto mais elevado desde o terceiro trimestre de 2010 e as vendas subiram quase 30%.
Casas já estão mais caras em algumas zonas do país

Casas já estão mais caras em algumas zonas do país

O setor imobiliário foi dos mais afetados pela crise, mas à medida que a economia dá sinais de recuperação surgem indícios de que a pior fase já passou. O número de transações de imóveis tem vindo a subir e os operadores acreditam que 2014 pode ser o ponto de viragem.
casas estão 7,3% mais baratas que há um ano

casas estão 7,3% mais baratas que há um ano

comprar casa em portugal é hoje mais barato que no ano passado. segundo dados revelados esta quinta-feira pelo eurostat, o preço das habitações no país diminuiu 7,3% no primeiro trimestre do ano face aos primeiros três meses de 2012.