
Imóveis de bancos: Montepio vendeu 7.000 em cinco anos por 900 milhões
O banco Montepio vendeu cerca de 7.000 imóveis em cinco anos, entre 2018 e 2022, tendo arrecadado 900 milhões de euros com estas transações. Já este ano, no primeiro trimestre, a entidade financeira “desfez-se” de outros 250 ativos.

Imóveis do Novo Banco: portefólio Landbank com mais de 90 interessados
A venda do portefólio LandBank, que é composto por quatro terrenos do Novo Banco, entre eles um junto às Amoreiras, em Lisboa – estão avaliados em 365 milhões de euros –, tem tudo para ser um dos negócios imobiliários do ano, tendo o banco já recebido manifestações de interesse por parte de mais de 90 potenciais investidores, sobretudo estrangeiros. “Alguns suportados por entidades locais que atuam enquanto parceiros de capital e futuros gestores do desenvolvimento dos vários projetos”, adiantam em comunicado as consultoras CBRE e JLL, que assessoram a venda do portefólio.

Kronos Homes assume gestão de ativos imobiliários do Projeto Crow
O grupo de promoção imobiliária espanhol Kronos Real Estate Group, que está presente em Portugal desde 2017 através da Kronos Homes, anunciou que aumentou de forma significativa o portefólio que tem sob gestão a nível nacional, passando a desenvolver 10 resorts e quatro projetos residenciais, que se encontram sobretudo no Algarve. Uma expansão que se deve à participação no consórcio que comprou a carteira de ativos imobiliários que estava nas mãos dos bancos, conhecida como Projeto Crow. O portefólio em causa foi comprado pela norte-americana Davidson Kempner European Partners à portuguesa ECS Capital por 850 milhões de euros.

Crédito malparado em Portugal: venda de carteiras cai 40% este ano
Travão a fundo na venda de carteiras de crédito malparado (Non-Performing Loans, NPL na sigla inglesa) em Portugal. O investimento neste tipo de ativos deverá cair 40% este ano, antevendo-se que a venda de portfólios ascenda a 1,7 mil milhões de euros – as estimativas consideram transações já concluídas, ativas ou anunciadas no mercado –, bem menos que o valor registado em 2021 (três mil milhões de euros), ano em que a atividade recuperou após a travagem de 2020, quando as transações não foram além dos mil milhões de euros, refletindo o impacto da pandemia. Em causa estão dados que constam no research “Investing in NPL in Iberia”, lançado recentemente pela Prime Yield.

Carteira de imóveis da Parvalorem (ex-BPN) de 230 milhões está à venda
A Parvalorem e a Parparticipadas aprovaram o relançamento da venda de uma carteira de imóveis avaliada em 230 milhões e a respetiva sociedade gestora. As duas entidades, recorde-se, foram criadas há mais de uma década para gerirem os despojos do Banco Português de Negócios (BPN), que foi nacionalizado em 2008.

BPI vende carteira de crédito malparado no valor de 140 milhões
O banco BPI revelou esta quinta-feira (29 de setembro de 2022) que vendeu uma carteira de crédito malparado no valor total de 140 milhões de euros a fundos geridos pela LX Investment Partners.

Oitante desfaz-se de imóveis herdados de créditos do antigo Banif
A Oitante, veículo que ficou com os ativos do Banif que o Santander não adquiriu em 2015, tem vindo a desfazer-se dos imóveis herdados e, no ano passado, arrecadou 16,9 milhões de euros. Trata-se de um valor que contribuiu para os lucros de 24 milhões de euros da sociedade e que poderá significar, nos próximos anos, dividendos para o acionista único, o Fundo de Resolução (FdR), que foi criado em 2012.

Novo Banco: desvio de 61 milhões em processo de reavaliação de imóveis
O relatório da terceira auditoria especial ao Novo Banco detetou um desvio de 61 milhões de euros no âmbito de um exercício de reavaliação de um conjunto de 23 imóveis.

Imóveis de bancos à venda: quanto valem?
Os imóveis de bancos são propriedades que fazem parte da carteira imobiliária de uma determinada instituição bancária, podendo ser uma boa oportunidade para quem quer comprar casa – eventualmente, a preços mais acessíveis e com diferentes condições de crédito habitação.

À venda: 100 casas de bancos desde 30 mil euros
Quem quer comprar uma casa deve analisar as várias opções disponíveis incluindo os imóveis de bancos.

Montepio quer vender carteira de malparado e imóveis de 500 milhões
Os bancos continuam a apostar forte na venda de carteiras de crédito malparado (Non-Performing Loans, NPL). Um dos mais ativos é o Montepio, que vendeu, na reta final de 2021, uma carteira de crédito malparado por 253 milhões de euros. Sabe-se agora que há outra grande operação na calha: trata-se de uma carteira de malparado e imóveis que ronda, ao todo, 1,4 mil milhões, sendo que inicialmente deverá sair do banco um portfólio de 500 milhões.

Imóveis de bancos: 35 vendidos em leilão e 109 vão à praça a 27 e 28 de novembro
Dos 120 imóveis de bancos levados a leilão nos dias 13 e 14 de novembro de 2021 pela EuroEstates, no Porto e em Lisboa, respetivamente, 35 foram vendidos. Segundo a leiloeira, “a adesão dos clientes foi grande”, tendo a venda dos 35 lotes – localizados em todo o país e que abrangeu apartamentos, moradias, lojas, armazéns e terrenos – ultrapassado os 3,5 milhões de euros. No fim de semana de 27 e 28 de novembro haverá novos leilões presenciais, nas mesmas cidades.

100 casas de bancos à venda em Portugal até 200 mil euros
Encontrar casas baratas e em boas condições está longe de ser uma tarefa fácil. Entre a pesquisa, contactos e visitas passam-se meses, ou mesmo anos, até que encontres a casa ideal.

BCP vende edifício histórico na Covilhã por 1,2 milhões
O Millennium bcp está a vender um imóvel histórico na Covilhã por 1,2 milhões de euros. O emblemático edifício Garagem de São João, como é conhecido, tem 4.200 m2.

Imóveis de bancos: BCP vende armazém em Palmela (são mais de 26.000 m2) por 4,1 milhões
O Millennium BCP está a vender um armazém industrial localizado na Quinta do Anjo, em Palmela (Setúbal), por 4.135.000 euros. Em causa está uma propriedade com mais de 26.000 metros quadrados (m2).

Imóveis de bancos: BCP vende Herdade da Almeida Velha (são 70 hectares) por 2,7 milhões
O Millennium bcp está a vender a Herdade da Almeida Velha, uma propriedade com 70 hectares localizada junto à Albufeira da Barragem do Caia, na região de Elvas, distrito de Portalegre, por 2,7 milhões de euros.

BCP vende edifício de escritórios no Porto por 2,5 milhões – e analisa propostas até dia 18 de junho
O Millennium bcp está a vender um edifício emblemático de escritórios do banco no Porto, na Rua Marechal Saldanha 512, por 2,5 milhões de euros. Trata-se de um imóvel com dois pisos acima do solo, cave, sótão e cobertura que tem, no total, 1.330 metros quadrados (m2) de Área Bruta Privativa afeta a serviços, aos quais acresce um espaço exterior ajardinado com 495 m2, com excelentes condições para área social.

Imóveis do Novo Banco: empresário que vendeu sociedades ao Anchorage rejeita ligações ao fundo
António João Barão, empresário que vendeu cinco sociedades imobiliárias a uma empresa do Luxemburgo através da qual o fundo Anchorage adquiriu ao Novo Banco (NB) uma carteira de imóveis por 364 milhões de euros, o projeto Viriato, disse que “não sabia a quem é que ia vender” as referidas sociedades.

Caixa Geral de Depósitos liberta-se de quase 380 milhões de euros em imóveis
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) libertou-se de quase 380 milhões de euros em imóveis detidos para venda ao longo dos últimos quatro anos: entre 2016 e 2020. Este era um dos objetivos no âmbito do plano de reestruturação imposto por Bruxelas ao banco do Estado.

Novo Banco vende mais de 1.700 milhões de euros em imóveis em quatro anos
O Novo Banco tinha uma carteira imobiliária no valor de 2.670 milhões de euros, em termos líquidos, em dezembro de 2016, mas libertou-se de cerca de 1.700 milhões de euros entretanto, ou seja, até final de 2020, período durante o qual implementou um plano de reestruturação, imposto pelas autoridades europeias.

BPI “livra-se” de crédito malparado: vende carteira de 300 milhões ao fundo LX Partners
Os bancos portugueses têm vindo, nos últimos anos, a “desfazer-se” do crédito malparado (Non-Performing Loans, NPL, na sigla inglesa) que consta nos seus ‘stocks’. O BPI, por exemplo, vendeu, na semana passada, o chamado projeto Lime ao fundo LX Partners por 300 milhões de euros.

Novo Banco: carteira de malparado vendida avaliada (afinal) em 35 milhões
O Novo Banco já veio esclarecer que a carteira de crédito malparado que vendeu estava avaliada nas contas da instituição (afinal) em 35 milhões de euros. “O Novo Banco esclarece que a carteira de crédito malparado (NPL) está avaliada nas contas do banco por cerca de 35 milhões de euros, valor marginalmente inferior aos 37 milhões de euros da venda reportados ao mercado, com o respetivo impacto positivo nos resultados e no capital”, adiantou fonte oficial do Novo Banco à Lusa.

Fundos Albatross, Cerberus e Tikehau na corrida ao “Projeto ZIP” – são mais de 4.400 casas de bancos
Albatross, Cerberus e Tikehau foram os três fundos de investimento imobiliário selecionados para apresentarem propostas vinculativas para a compra do “Projeto Zip”, uma carteira de mais de 4.400 casas, no valor de 360 milhões de euros, que vários bancos nacionais colocaram à venda em julho, através de fundos de investimento.

EuroEstates está a promover dois leilões online com imóveis de luxo até novembro
A EuroEstates está a promover, em simultâneo, dois leilões online com imóveis de luxo, incluindo moradias na Quinta da Marinha e Birre, na zona de Cascais, herdades no Alentejo e em Castelo Branco e outros imóveis de grande qualidade.

BCP prepara venda de carteiras de ativos problemáticos no valor de 750 milhões
O banco Millennium bcp, liderado por Miguel Maya, está a preparar a venda de dois portfólios de ativos problemáticos com um valor global de cerca de 750 milhões de euros. Em causa estão duas carteiras de ativos tóxicos, uma de crédito malparado de 300 milhões e outra de dívida ‘corporate’ e imobiliário de 450 milhões.