Notícia do dia 19 de abril de 2023

Agregado familiar finanças: o que fazer se te esqueceste de o atualizar?

Agregado familiar nas finanças: não o atualizaste? Nós ajudamos

Todos os anos até dia 15 de fevereiro deves comunicar à Autoridade Tributária e Aduaneira, através do Portal das Finanças, se existiu alguma mudança no teu agregado familiar no ano anterior. A comunicação do agregado familiar é apenas um dos primeiros passos para a preparação da entrega da declaraç
Obras em prédios: cuidados a ter

Obras no prédio: quando é (e não é) preciso ter autorização da câmara?

Fazer obras no prédio pode ser uma verdadeira dor de cabeça, sendo este um passo fundamental, por exemplo, para renovar o edifício e mantê-lo conservado, sobretudo tratando-se de um imóvel já com alguma idade. Mas há obras que necessitam de mais cuidados que outras, bem como autorizações, não bastando uma “simples” aprovação em assembleia de condomínio. É preciso, por vezes, ter o aval da câmara municipal. Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
PIB: Portugal é a 13º economia mais lenta do mundo

PIB a conta-gotas: Portugal é a 13ª economia mais lenta do mundo

Entre 1999 e 2028, a economia portuguesa acumula um crescimento de apenas 42,1%, o que representa uma taxa média anual na ordem dos 1,2%, inferior à do Haiti ou do Tonga, por exemplo. Portugal é, de resto, a 13ª economia mais lenta do mundo. Em causa estão projeções (até 2028) publicadas recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que prevê que o PIB português só aumente 1% em 2023.

Decorar a casa: cores da moda para esta primavera-verão

Uma estação brilhante começa e com luz, muitos de nós queremos fazer mudanças em casa. A pensar nisso, em colaboração com os especialistas da Westwing, analisamos as tendências atuais para uma mudança de cor nas paredes. As cores da moda para a primavera-verão 2023 incluem azul brilhante ou laranja coral, mais alegre, mas também tons mais neutros, como terracota ou tons de areia.
Rendas acessíveis em Braga

Rendas acessíveis em Braga: 50 casas do T0 ao T5 até 675 euros

A Câmara Municipal de Braga acaba de lançar um programa municipal de arrendamento acessível que pretende alargar a oferta de habitação a preços mais reduzidos. O objetivo é disponibilizar 50 casas do T0 ao T5, sendo o teto máximo nas rendas de 675 euros (para as tipologias maiores). Para isso, a autarquia convida os senhorios a aderirem ao programa, isentando-os do pagamento de IRS, IRC e IMI.
IVA a 6% na reabilitação e construção

Projetos de construção nova em andamento continuam a ter IVA a 6%

A redução do IVA na construção nova de 23% para 6% era uma das medidas mais reclamadas pelo setor, o que não veio a acontecer no projeto de lei do Mais Habitação, que seguiu para a Assembleia da República (AR) dia 14 de abril de 2023 e será agora discutido no Parlamento. Ou seja, mantem-se o imposto de 6% apenas no caso da reabilitação urbana, mas só nas “empreitadas de reabilitação de edifícios”. Sabe-se agora, porém, que as obras em áreas de reabilitação urbana (ARU) cujos projetos já estejam em marcha manterão o IVA reduzido, independentemente de serem reabilitação de edifícios já existentes ou construção nova.
Vistos gold sim, mas só para investimentos em cultura

Governo avança com “vistos gold” para investimentos em cultura

A proposta de lei do Governo para o programa Mais Habitação, que já seguiu para a Assembleia da República (AR) e será agora discutida no Parlamento, prevê a possibilidade de serem “admitidos os novos pedidos de autorização de residência relativos a investimentos ou apoios à produção artística, recuperação ou manutenção do património cultural nacional”. Uma novidade que surge numa altura em que o próprio Executivo anunciou que pretende por um ponto final na emissão de autorizações de residência para investimento (ARI), os chamados vistos gold, por via do investimento em bens imobiliários. 
Erros de senhorios nas Finanças com contratos de arrendamemto prejudicam inquilinos

Arrendar casa: erros de senhorios nas Finanças prejudicam inquilinos

É caso para dizer atenção senhorios e inquilinos. Um erro do senhorio na comunicação de um contrato de arrendamento para habitação permanente às Finanças pode prejudicar o inquilino, que fica impedido de deduzir as rendas no IRS, quando decorre o prazo para a entrega da declaração, e de aceder ao subsídio mensal até 200 euros, que começa a ser pago em maio com retroativos a janeiro.
Investimento captado com vistos gold dispara em Portugal

Vistos gold: investimento captado mais que duplica em março

O investimento captado pelo programa vistos gold mais que duplicou em março, em termos homólogos, para 78,4 milhões de euros, e subiu 42% face ao trimestre anterior, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados do SEF. Em março, o montante captado através do programa de Autorização de Residência para o Investimento (ARI), que cumpriu 10 anos em outubro do ano passado, cresceu 126,5% face ao mês homólogo de 2022 (34,6 milhões), para 78,4 milhões de euros. Face a fevereiro, quando captou 55,2 milhões de euros, o aumento foi de 42%.
Aumentos na função pública publicados em Diário da República

Função pública: aumento salarial e do subsídio de refeição já em DR

O aumento salarial intercalar de 1% e a subida do subsídio de refeição para seis euros na função pública, que serão pagos em maio com retroativos a janeiro, foram publicados em Diário da República. A atualização salarial para a administração pública acresce às subidas nominais atribuídas no início do ano de 52,11 euros, para vencimentos brutos até 2.612,03 euros, e de 2%, para valores superiores.
Casas para arrendar estão a ser construídas na Grande Lisboa

Arrendar casa em Oeiras: projeto de 4,4 milhões sai do papel

O empreendimento habitacional do Parque da Junça, em Linda-a-Velha, começa a ser construído esta sexta-feira (21 de abril de 2023), anunciou a Câmara Municipal de Oeiras (CMO). Serão ao todo 16 apartamentos de tipologia T2, sendo que o projeto sai do papel após um investimento de 4,4 milhões de euros. 
Juros no crédito habitação a subir

Juros no crédito habitação sobem para 2,829% - um máximo desde 2009

A Euribor continua a escalar para níveis de 2008, elevando – e muito - os juros nos créditos habitação de taxa variável, que representam a maioria dos contratos em Portugal. O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou isso mesmo: a taxa de juro no conjunto dos contratos de crédito habitação subiu para 2,829% em março, o valor mais elevado desde junho de 2009. Também a prestação média da casa fixou-se em 331 euros em março, constituindo um máximo desde fevereiro de 2009.
Fundos de investimento imobiliário estão em alta em Portugal

Fundos imobiliários: valor sob gestão sobe para 12,3 mil milhões

Em março de 2023, o valor sob gestão dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), dos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII) e dos Fundos de Gestão de Património Imobiliário (FUNGEPI) atingiu 12.339,9 milhões de euros, mais 62,8 milhões (0,5%) que em fevereiro. Em causa estão dados divulgados recentemente pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Câmara de Loulé aprova construção de projeto com 64 casas

Câmara de Loulé dá luz verde a projeto com 64 casas

Vai nascer no loteamento da Clona, perto da Mina de Salgema, em Loulé, um projeto residencial com 64 casas, tendo a Câmara Municipal de Loulé (CML) aprovado recentemente a adjudicação da empreitada, tendo sido aberto um concurso internacional que foi ganho pela empresa Ferreira – Construção, SA, por cerca de 12 milhões de euros, revelou a autarquia. 
Amancio Ortega investe forte no setor imobiliário fora de Espanha

Amancio Ortega (dono da Zara) compra antiga sede da BBC por 93 milhões

O fundador do grupo Inditex (dono da Zara e da Massimo Dutti), Amancio Ortega, continua a investir forte no mercado imobiliário fora de Espanha, tendo fechado a compra, recentemente – através da sua empresa de investimentos Pontegadea –, da antiga sede da BBC em Londres (Reino Unido) por cerca de 82 milhões de libras (93 milhões de euros).
Inflação na zona euro a descer

Inflação na Zona Euro recuou para 6,9% em março

O Banco Central Europeu (BCE) já subiu as taxas de juro diretoras em 350 pontos base desde julho passado e admite continuar a fazê-lo nas próximas reuniões de política monetária. O seu grande objetivo passa por travar a alta inflação que se faz sentir na Zona Euro, levando-a ao patamar dos 2%, no qual é assegurada a estabilidade dos preços. E há boas notícias sobre este matéria: a inflação na Zona Euro recuou para 6,3% em março, enquanto a inflação na União Europeia (UE) abrandou para 8,3%, aponta o Eurostat.
Portugal em risco de deixar de ser um destino seguro para se investir em imobiliário

“Reputação de Portugal como país seguro para investir" está em risco

“A reputação de Portugal como país seguro para investir pode estar comprometida, dada a contínua instabilidade legislativa e fiscal que impacta o mercado imobiliário”. O alerta é dado pela Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária (ACAI), que revela, em comunicado, que participou na consulta pública promovida pelo Governo no âmbito do programa Mais Habitação – está já na Assembleia da República para ser discutido.

Viver na Margem Sul: vão nascer 70 moradias sustentáveis no Seixal

Os investidores imobiliários estrangeiros continuam a piscar o olho a projetos residenciais em Portugal. Prova disso mesmo é a Dynasty Homes, um grupo internacional de investimento que se encontra na Europa (Reino Unido, França e Portugal, por exemplo), EUA e Médio Oriente e que está a apostar forte em território nacional, onde está a investir cerca de 82 milhões de euros. O seu mais recente projeto vai nascer no Seixal, na Herdade do Meio, e já está em construção: serão ao todo 70 moradias.