Cobranças coercivas

Cobrança coerciva: Fisco recupera 1.349 milhões de euros em 2024

No ano de 2024, foi registado em receita do Estado decorrente da cobrança coerciva o valor de 1.349 milhões de euros, verificando-se um acréscimo de 54 milhões de euros (+4,2%) face ao ano anterior (1.294 milhões de euros). Em causa estão dados que constam na Conta Geral do Estado (CGE) do ano passado, entregue recentemente pelo Ministério das Finanças ao Parlamento.
Pagar IMI fora do prazo

Pagamento do IMI falhou? Fisco explica como regularizar dívida

Foi no passado sábado, dia 30 de novembro, que terminou o prazo para pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI). Quem falhou o pagamento do imposto no prazo legal, ainda vai a tempo de liquidar a dívida, embora não se esquive de pagar juros de mora. Explicamos o que é preciso fazer para regularizar o pagamento do IMI, tendo por base as explicações da Autoridade Tributária (AT).
Multibanco

Saldo cativo na conta bancária: o que é e porque acontece?

Certamente já te aconteceu olhar para o extrato bancário, no talão ou mesmo no homebanking, e te deparares com vários tipos de saldo, desde o disponível ao cativo, e ficares na dúvida sobre, afinal, qual o valor que tens na conta. Para ficares sem nenhuma dúvida em relação a este tema e sabere
Casas penhoradas

Imóveis representam 5% das penhoras do Fisco

O número de penhoras marcadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) aumentou 40% em 2022, face ao ano anterior, para 522.727, mas este total corresponde, ainda assim, a cerca de metade das registadas antes da pandemia, em 2019. Já os imóveis (categoria que inclui casas, terrenos, arrecada
IRS por liquidar? Pode ser pago em prestações - explicamos como

IRS por liquidar? Pode ser pago em prestações - explicamos como

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai enviar planos oficiosos para pagamento do IRS em prestações aos contribuintes que não pagaram o IRS referente aos rendimentos de 2020 nem tomem a iniciativa de aderir a um plano prestacional, revelou o subdiretor-geral da área da Relação com o Contri
Empresas com perdão de multa fiscal a cada cinco anos

Empresas com perdão de multa fiscal a cada cinco anos

As empresas terão um perdão de multa fiscal a cada cinco anos, ou seja, se não tiveram sido condenadas por decisão transitada em julgado nos cinco anos anteriores, em processo de contraordenação ou crime por infração tributária, passam a ter direito a uma dispensa de coima fiscal desde que nesse período também não tenham beneficiado de qualquer redução de coima. À coima institui-se, no entanto, o regime da admoestação.
Covid-19: empresas e contribuintes com dívidas ao Fisco (de IRC e IRS) podem aceder a apoios públicos

Covid-19: empresas e contribuintes com dívidas ao Fisco (de IRC e IRS) podem aceder a apoios públicos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai disponibilizar de forma automática planos de pagamento a prestações para dívidas de IRS e IRC até 5.000 e 10.000 euros, respetivamente, que se encontrem já em fase de cobrança coerciva. Trata-se de um apoio concedido a famílias e empresas na regularização da sua situação fiscal que visa reforçar as suas condições de acesso a um conjunto de apoios públicos, nomeadamente no âmbito da pandemia da Covid-19, uma vez que uma das exigências para se ser abrangido pelas medidas disponíveis é a não existência de dívidas fiscais ou contributivas.
Fisco penhorou 48 casas por dia nos primeiros 11 meses de 2018

Fisco penhorou 48 casas por dia nos primeiros 11 meses de 2018

Em 11 meses, entre janeiro e novembro de 2018, a Autoridade Tributária (AT) penhorou 16.073 imóveis por dívidas fiscais – à média de 48 por dia –, menos 93 que no mesmo período do ano anterior. A maior parte das penhoras diz respeito a moradas de família, embora os devedores tenham ficado a habitar na mesma casa.
Estado perdeu 155 milhões de receita com perdão fiscal em 2016

Estado perdeu 155 milhões de receita com perdão fiscal em 2016

O Estado perdeu 155 milhões de euros de receita fiscal com o perdão fiscal – através do Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) – em 2016, dada a anulação de juros e de custas, segundo o parecer do Tribunal de Contas (TdC) à Conta Geral do Estado 2016. Mais de 65.000 contribuintes com dívidas fiscais pediram para aderir a este regime.

Há menos 3.400 devedores ao Fisco, graças ao perdão fiscal de Centeno

O chamado "perdão fiscal" de Mário Centeno conseguiu limpar parte da lista de devedores ao Fisco: 3.410 contribuintes aderiram ao plano de regularização de dívidas lançado, no final de 2017, pelo atual ministro das Finanças. Com isto, o Estado conseguiu recuperar 542 milhões de euros, bem mais que os 301 milhões contabilizados em 2015.

Vendas de casas penhoradas pelo Fisco diminuíram 44% face a 2016

Depois dos ativos financeiros (contas bancárias, salários ou pensões) os imóveis são o alvo a que o Fisco mais recorre para recuperar os impostos não pagos. No entanto, o número de penhoras de imóveis realizadas este ano é inferior às consumadas no ano passado: em 2016, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vendeu em média 6,5 imóveis por dia e este ano a média ronda as 3,6, menos 44%.
Fisco quer cobrar 1.104 milhões de euros com cobrança coerciva de impostos

Fisco quer cobrar 1.104 milhões de euros com cobrança coerciva de impostos

A cobrança coerciva deverá permitir ao Fisco arrecadar 1.104 milhões de euros este ano, estando a Autoridade Tributária e Aduaneira a reforçar os automatismos e aplicações informáticas, de forma a conseguir monitorizar de forma mais eficaz o andamento dos processos de dívidas fiscais. O comércio online, imóveis, restaurantes, hotéis e a realização de obras foram identificadas como prioritárias no Plano Luta contra a Fraude e Evasão Fiscal e Aduaneira.
Finanças estão a impedir a compra e venda de imóveis a quem tem dívidas

Finanças estão a impedir a compra e venda de imóveis a quem tem dívidas

Estás a pensar em vender ou comprar um imóvel? Atenção, porque se tens impostos em dívida a Autoridade Tributária vai travar a operação. A lei prevê apenas o privilégio creditório sobre dívidas fiscais do imóvel, mas o sistema informático está a bloquear a emissão de guias de IMT e de Imposto de Selo sempre que existam valores em falta de qualquer tipo por parte do vendedor ou do comprador.
Multas para patrões que se atrasem no pagamento da TSU

Multas para patrões que se atrasem no pagamento da TSU

As empresas que se atrasarem no pagamento das contribuições à Segurança Social, tanto na parte que é sua responsabilidade (23,75%) ou como no valor retido ao trabalhador (11%), vão ser sujeitas ao pagamento de coimas que podem ir até 2.400 euros, a partir de março. O Código Contributivo de

Estado já encaixou cerca de 400 milhões com perdão fiscal

Cerca de 80.000 contribuintes já aderiram, até dia 21 de dezembro, ao Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), tendo o Estado encaixado cerca de 400 milhões de euros. Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, o número irá subir, já que o prazo para os contribuintes aderirem ao perdão fiscal foi alargado até sexta-feira (23 de dezembro).

Perdão fiscal: termina hoje o período para aderires

Tens dívidas às Finanças ou à Segurança Social e pretendes beneficiar do novo perdão fiscal lançado pelo Governo? Fica então a saber que o período de adesão ao Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), com início no passado dia 4 de novembro, termina esta terça-feira. Até ao momento, já aderiram mais de 65.000 contribuintes, que beneficiam de um perdão total ou parcial dos juros e custas, sobre os 55 milhões de euros que pagaram.