
Taxa turística em Oeiras (um euro) começa a ser cobrada a 15 de agosto
A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) vai começar a cobrar, a partir do dia 15 de agosto de 2024, uma taxa turística de um euro às unidades hoteleiras e alojamentos locais do concelho. O município prevê arrecadar com esta medida cerca de 200.000 euros por ano.

Pedreiras de Caxias terão 600 casas e 29 hectares de espaços verdes
O Plano de Pormenor Norte de Caxias (PPNC) foi aprovado em reunião de Câmara de Oeiras e segue agora para a assembleia municipal. Trata-se de um projeto que assenta na reabilitação das antigas pedreiras de Caxias, onde está previsto nascer 600 fogos, incluindo cerca de 60 para habitação municipal, e 29 hectares de espaços verdes, o equivalente a cerca de 70% da área total da intervenção (42 hectares). Em causa está um investimento privado de 300 milhões de euros.

Antigas pedreiras de Caxias podem dar lugar a projeto com 600 fogos
A antiga zona das pedreiras de Caxias, em Oeiras (Lisboa), pode renascer como zona residencial, estando na calha um projeto que prevê a construção de 16 edifícios destinados a atividades económicas, habitação e serviços. Serão, ao todo, cerca de 600 fogos. O projeto em causa, a implantar numa área de 42 hectares situada numa zona designada como “Pedregueiras”, consta no Plano de Pormenor do Norte de Caxias (PPNC), que está em discussão pública até 4 de dezembro de 2024. Trata-se de uma oportunidade de “requalificação”, refere a Câmara Municipal de Oeiras (CMO), liderada por Isaltino Morais.

Arrendar casa em Oeiras: projeto de 4,4 milhões sai do papel
O empreendimento habitacional do Parque da Junça, em Linda-a-Velha, começa a ser construído esta sexta-feira (21 de abril de 2023), anunciou a Câmara Municipal de Oeiras (CMO). Serão ao todo 16 apartamentos de tipologia T2, sendo que o projeto sai do papel após um investimento de 4,4 milhões de euros.

Isaltino diz que é preciso mexer nas leis para construir mais casas
O presidente da Câmara Municipal de Oeiras considera que o pacote de medidas do Governo para a habitação “não mexe no essencial”, referindo-se ao custo de terrenos para construção de casas e à lei do ordenamento do território. Na opinião de Isaltino Morais, o programa Mais Habitação, apresentado em fevereiro pelo Governo, não promove medidas para reduzir o custo de terrenos para a construção de casas, de forma a tornar a compra de habitação mais barata para as classes média e baixa.

PJ faz buscas a Isaltino Morais: projeto imobilário sob suspeita
A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar buscas em diversas autarquias, entre as quais a de Oeiras, no âmbito de uma investigação para apurar eventuais crimes de corrupção ativa e passiva, de participação económica em negócio e de prevaricação.

“Classe média tem muita dificuldade em comprar ou arrendar casa”
“O problema da habitação em Portugal só é um problema porque os políticos portugueses querem que seja um problema”, as palavras são de Isaltino Morais, presidente da autarquia de Oeiras, que discursava na inauguração oficial do World Trade Center Lisboa (WTC), em Carnaxide, esta quarta-feira, dia 28 de setembro de 2022. O autarca endereçou “um abraço a todos” e muito particularmente àqueles que ali vão trabalhar, lamentando o facto de ainda não ser possível “responder às necessidades de habitação de todos aqueles que vêm para aqui viver”.

Apoio ao arrendamento em Oeiras: Câmara vai construir 92 casas
A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinam esta quinta-feira (23 de junho de 2022) contratos de financiamento para a construção de 92 casas de arrendamento apoiado, numa cerimónia transmitida em direto no Facebook do município. Segundo a autarquia, estes contratos decorrem da aprovação da candidatura apresentada pelo Município ao Programa 1º Direito – Programa de Apoio ao acesso à Habitação, no âmbito do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Arrendar casa em Oeiras: prédio centenário foi remodelado a pensar nos jovens
Dinamizar o mercado de arrendamento, nomeadamente praticando valores acessíveis que possam ser pagos pelos jovens, é um dos objetivos das autarquias no que diz respeito à habitação. Em Oeiras (Lisboa), há um edifício com 32 casas que foi reabilitado e que vai ser arrendado a custos controlados através do Programa de Habitação Jovem da autarquia. Chama-se Villa Longa e encontra-se perto da estação de comboios e do bairro J. Pimenta, tendo sido construído há 100 anos. Uma curiosidade: as obras de reabilitação estiveram a cargo do arquiteto Nuno Couto, que ali residiu.

Há um World Trade Center a ganhar vida às portas de Lisboa
Aquele que será um dos maiores centros de negócios em Portugal, o World Trade Center (WTC), está a nascer em Carnaxide, Oeiras, às portas de Lisboa, e deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2022. Representa um investimento de 120 milhões de euros e sai do papel pela mão do grupo promotor do Porto Foz Vintage. O WTC Foi oficialmente apresentado dia 29 de julho, data em que se assinalou a inauguração do escritório modelo.

Arrendamento acessível: Oeiras quer construir 1.200 casas
A construção de 1.200 casas para arrendamento a custos controlados é uma das principais medidas contempladas no Programa de Habitação Municipal de Oeiras, que será lançado esta sexta-feira (14 de maio de 2021) por Isaltino Morais, presidente da autarquia. O objetivo é responder às necessidades dos jovens e das famílias da classe média portuguesa.

Oeiras Capital Europeia da Cultura em 2027? Câmara investe 400 milhões num megaprojeto
A candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027 prevê o lançamento de um megaprojeto, por parte da Cãmara Municipal de Oeiras (CMO), que visa a recuperação de edifícios históricos e a criação de novos espaços de dinamização cultural. Em causa está um investimento de 400 milhões de euros.

Oeiras vai construir torre com 16 pisos para concentrar todos os serviços municipais
Mais de uma década depois de começar a ser pensada, a torre da Câmara Municipal de Oeiras vai agora tornar-se numa realidade. O edifício de 16 pisos, que visa concentrar todos os serviços municipais, está projetado para nascer num terreno próximo do centro comercial Oeiras Parque e é um dos maiores investimentos previstos no orçamento da autarquia de Isaltino Morais para 2020, aprovado no início desta semana.

Terrenos da Pedreira dos Húngaros comprados por 14,5 milhões pela Índice Plural
Localizados entre Miraflores e Linda-a-Velha, os seis terrenos que a Câmara Municipal de Oeiras levou a hasta pública esta quarta-feira, dia 30 de outubro de 2019, foram vendidos. Era a terceira vez que a autarquia de Isaltino Morais, que tem como plano que ali sejam construídos 100 fogos, tentava vender os lotes da antiga Pedreira dos Húngaros. Licitados por 14 milhões de euros, os lotes acabaram por ser comprados pela empresa imobiliária Índice Plural, por meio milhão acima do preço-base estabelecido.

Oferta de quartos e casas para professores deslocados vai aumentar em Oeiras até 2023
Aumentar a oferta de alojamentos para professores deslocados em Oeiras, Lisboa, é um dos desafios a que se propõe o município, que prevê ter dentro de dois anos e meio 40 novos quartos e dentro de quatro anos 500 casas espalhadas pelo concelho.

Icónico edifício Villa Longa em Paço de Arcos reabilitado para habitação jovem
A Câmara de Oeiras arrancou com as obras de recuperação do Villa Longa, o sexto e maior edifício a ser reabilitado em Paço de Arcos no âmbito do programa de Habitação Jovem do município.

Isaltino investe 400 milhões para fazer de Oeiras a Sillicon Valley portuguesa
Isaltino Morais quer construir no concelho de Oeiras uma Sillicon Valley à portuguesa. O programa já tem nome, chama-se “Oeiras Valley” e prevê a criação de um "ecossistema único para negócios, ciência e tecnologia" em Portugal.
Câmara de Oeiras alvo de buscas devido a projeto imobiliário “transversal a vários ciclos eleitorais”
A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) foi alvo de buscas na quarta-feira (6 de junho) na sequência de uma investigação a um processo do departamento de Urbanismo, que atravessou “vários ciclos eleitorais autárquicos”, revelou fonte oficial da Procuradoria-Geral da República (PGR).

“A Saint-Tropez de Portugal": o projeto imobiliário de Isaltino para Paço de Arcos
Oeiras já tem uma marina e está a construir outra. E vem aí uma terceira, desta vez em Paço de Arcos. Mas os planos do presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, não se ficam por aqui. O autarca quer ligar Cascais a Lisboa ao longo do Tejo, através de um passeio marítimo. E mais.
Oeiras: Isaltino quer novas políticas de habitação municipais
Construção de novas casas para habitação municipal, requalificação de bairros municipais e alargamento do acesso aos fogos pela classe média. Estes são os objetivos do presidente do concelho de Oeiras, Isaltino Morais, que quer implementar novas políticas em matéria de habitação.
municípios decidem hoje se avançam para congresso extraordinário
o conselho geral da associação nacional de municípios portugueses (anmp) vai reunir esta sexta-feira (dia 12) para decidir se a associação vai agendar um congresso extraordinário.