Trabalhadores domésticos inscritos na Segurança Social

Trabalho doméstico: inscrições na Segurança Social abrandam este ano

Estão inscritos no Instituto da Segurança Social 251.810 trabalhadores domésticos, tendo dado entrada no sistema contributivo mais de 34.000 profissionais no último ano e meio. Ainda assim, a tendência tem vindo a perder força, apesar de estar em vigor a criminalização dos empregadores que não declarem, num prazo de seis meses, a admissão de trabalhadores.
Negociar mobilidade funcional

Mobilidade funcional no contrato de trabalho: o que significa?

O contrato de trabalho é bastante importante na definição das respetivas responsabilidades. Nesse documento crucial para o trabalhador, poderão estar explícitos os seus diretos e deveres. No contrato celebrado com a entidade patronal, devem constar o conjunto de funções a desempenhar no trabalho. A chamada mobilidade funcional justifica-se quando existem situações em que é necessário o trabalhador realizar outro tipo de tarefas, o que poderá implicar a alteração das suas funções. No presente artigo, poderás descobrir o que significa em concreto este conceito de mobilidade funcional. 
abandono do posto de trabalho

Abandono do posto de trabalho: o que diz a lei

Quando um trabalhador não comparece ao emprego sem justificação há pelo menos 10 dias úteis ou sabe-se que ele se encontra a trabalhar por conta própria ou no estrangeiro, a lei considera haver abandono do posto de trabalho.  A partir deste momento, o contrato de trabalho pode ser denunciado p
Despesas com teletrabalho

Despesas com teletrabalho até 22€ isentas de impostos e contribuições

O valor até ao qual as despesas com teletrabalho vão ficar isentas de impostos e contribuições será de 22 euros por mês, com possibilidade de majoração em 50%, anunciou esta terça-feira (19 de setembro de 2023) a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Ana Mendes Godinho falava no final de um almoço-debate organizado pelo International Club of Portugal, subordinado ao tema "Agenda do Trabalho Digno", realizado num hotel em Lisboa.
Trabalho intermitente

Trabalho intermitente: o que é e como funciona?

Quando começas no mundo laboral, ou trabalhas há muitos anos no mesmo regime, podem surgir termos novos que te deixem com dúvidas. É normal que já tenhas lido ou ouvido falar sobre o trabalho intermitente, mas sabes o que significa?
lei do trabalho

Nova lei do trabalho já em vigor: o que muda

As alterações à lei laboral, previstas na Agenda do Trabalho Digno, entraram em vigor no dia 1 de maio, no Dia do Trabalhador, após uma longa discussão no Parlamento e sem que o diploma tenha obtido acordo na Concertação Social. Eis um guia com as principais alterações a saber.
licença parental

Pais em part-time vão receber apoio estatal até aos 12 meses do bebé

Os pais que optem por trabalhar em part-time vão poder receber um apoio do Estado até aos 12 meses do bebé. A nova lei do trabalho, que entra em vigor a partir do próximo dia 1 de maio de 2023, permite que pais e mães possam usufruir de mais 180 dias adicionais de licença de parentalidade conjugada com trabalho a tempo parcial. O objetivo do Governo é que as mudanças também se apliquem às licenças parentais em curso.
Nova lei do trabalho

Agenda do Trabalho Digno: alterações entram em vigor a 1 de maio

As alterações ao Código do Trabalho e a outros diplomas, no âmbito da Agenda do Trabalho Digno, foram esta segunda-feira, dia 3 de abril, publicadas em Diário da República. E vão entrar em vigor já no próximo dia 1 de maio, segundo um comunicado do Ministério do Trabalho. Há novidades em relação ao teletrabalho, baixas médias, contratos de trabalho temporários e direitos dos jovens. 
Código do Trabalho

Lei do Trabalho: muito vai mudar - guia das novidades conhecidas

O Parlamento tem estado a votar na especialidade várias alterações ao Código do Trabalho no âmbito da Agenda do Trabalho Digno. O dossiê das mudanças à lei laboral deverá ficar concluído até ao final de janeiro, estando a entrada em vigor das novas regras laborais prevista já para o início deste ano.. O idealista/news preparou um guia resumo com o que já se sabe que vai mudar no país.

Guia para saberes tudo o que muda nas leis do trabalho durante as tuas férias

Agosto é o mês de férias por excelência. Mas neste ano também é sinónimo de alterações nas leis laborais. Mudam os apoios à contratação de jovens e desempregados de longa duração, o combate à precariedade passa a ser mais apertado e, na função pública, o subsídio de alimentação subiu. E também alguns pensionistas terão um aumento extra. Explicamos-te tudo.
Rumores

Rumores

Governo quer negociar saída mais suave do programa de ajustamento: A Europa vai começar a discutir oficialmente a saída de Portugal do programa de ajustamento da troika em janeiro (dia 27), na primeira reunião do ano do Eurogrupo e do Ecofin, sendo que o Governo quer lá chegar com perspetivas de um

É possível pedir férias extra a partir de amanhã

A partir de amanhã, os trabalhadores poderão exigir às suas empresas a reposição de dias de férias, caso estejam abrangidos por convenções coletivas de trabalho que prevejam o direito a mais de 22 dias de férias anuais.De acordo com o Diário Económico, os trabalhadores também poderão exigir a reposi
despesa fiscal do estado caiu 5.892 milhões entre 2010 e 2013

indemnizações por despedimento baixam para 12 dias por ano

as indemnizações por despedimento vão baixar para 12 dias por cada ano de trabalho, uma redução que já estava, de resto, prevista no memorando de entendimento assinado com a “troika” no ano passado, e que visa colocar portugal na média europeia, no que a este tema diz respeito.

fmi quer indemnizações mais reduzidas para despedimentos ilegais

a poucas semanas de divulgar o relatório da quarta avaliação a portugal, um documento sobre a situação europeia deixa várias recomendações ao governo: as empresas que despeçam um trabalhador de forma ilícita também devem pagar indemnizações mais baixasa recomendação foi deixada esta semana pelo fmi,
cavaco promulga novo código do trabalho

cavaco promulga novo código do trabalho

o presidente da república promulgou as alterações ao código do trabalho, apelando para que, “a partir de agora”, se “assegure” a estabilidade legislativa “com vista” à “recuperação” do investimento, criação de emprego e relançamento “sustentado” da economiade acordo com a mensagem de promulgação do