Comentários: 0
Há excesso de hotéis no Porto
GTRES

A cidade do Porto corre o risco de ter excesso de hotéis dentro de um ano, já que o mercado turístico na cidade “está saturado”. O alerta foi deixado pelo presidente da Sociedade Urbana de Reabilitação (SRU), Álvaro Santos, que considera ser necessário apostar noutras alternativas.

“Com a cadência que nos estão a apresentar de projetos de reabilitação para esse fim, estamos em crer que, dentro de um ano, no máximo, o mercado turístico estará saturado”, disse o responsável, citado pelo Jornal de Notícias, acrescentando que seria importante os investidores refrearem as expectativas”.  

Em 2013, a SRU contabilizava 162 unidades hoteleiras com uma oferta de 5.000 quartos no Centro Histórico e na Baixa do Porto. Hoje, com as muitas unidades que entretanto abriram, esta contabilização já estará desatualizada. Também em 2013,o número de dormidas no Porto e no Norte foi de 2,5 milhões, mais 15,2% que no ano anterior.

Para Álvaro Santos, é urgente fazer um alerta, sobretudo em relação ao “pequeno hotel, porque, muitas vezes, são pessoas que investem neles todas as suas economias e correm o risco de ficar com o seu investimento parado, sem retomo e com dívidas para pagar”.

Nesse sentido, o presidente da SRU levanta o véu sobre outros caminhos a seguir por parte dos investidores, como o mercado de arrendamento, que ainda disponibiliza uma oferta limitada. A grande maioria das habitações restauradas para arrendar no centro histórico e na Baixa do Porto são de reduzidas dimensões. “Temos de alargar a oferta para, além de pessoas individuais, também trazermos famílias para o centro da cidade”, adiantou.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta