Taxa de juro implícita no crédito habitação atingiu 0,803% e a prestação mensal superou os 250 euros, aponta o INE.
Comentários: 0
Juros no crédito habitação sobem
Foto de Kindel Media en Pexels

Depois de passar um ano a descer mês após mês, a taxa de juro implícita no crédito à habitação subiu para 0,803%, um valor superior em 1,8 pontos base (p.b.) ao registado em setembro (0,785%), revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira, dia 23 de novembro de 2021. Também a prestação média mensal deu o salto e superou os 250 euros.

No que diz respeito ao financiamento destinado à compra de casa, a taxa de juro implícita para o total dos contratos também subiu para 0,819% (+1,9 p.b. face a setembro). Este é mesmo considerado pelo gabinete de estatística o destino de financiamento “mais relevante no conjunto do crédito à habitação”, lê-se no boletim. Por outro lado, nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro diminuiu 3,9 p.b. face ao mês anterior, fixando-se nos 0,658%.

Também o capital em dívida continua a crescer em Portugal. Em outubro, o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos subiu 354 euros face ao mês anterior, fixando-se em 57.688 euros. Já para os contratos celebrados nos últimos 3 meses, o montante médio do capital em dívida foi de 118.486 euros, menos 1.032 euros que em setembro.

Taxas de juro nos empréstimos da casa a subir
Foto de Ivan Samkov en Pexels

Prestação média dá o salto

“A prestação média apresentou o maior aumento desde o início da atual série, subindo 14 euros, para 251 euros”, lê-se na análise que considera a totalidade dos contratos. Deste valor, 39 euros (16%) correspondem a pagamento de juros e 212 euros (84%) a capital amortizado.

E porque é que a prestação média mensal subiu? Segundo INE, “os resultados do mês de outubro estão influenciados pelo fim do regime de moratórias bancárias no crédito à habitação, implementadas no contexto da pandemia Covid-19 que, recorde-se, teve início em abril de 2020 e originou reduções na taxa de juro implícita e na prestação média”. E sublinha ainda que esta foi a primeira vez desde o início das moratórias bancárias que a prestação média dos créditos habitação supera os 250 euros.

Também nos contratos celebrados nos últimos três meses foram sentidas reduções: o valor médio da prestação desceu 21 euros para 290 euros.

Juros no crédito habitação para comprar casa
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta