Comentários: 0
BdP preocupado com exposição de bancos e seguradoras ao setor imobiliário

A exposição dos bancos e seguradoras ao setor imobiliário é um dos riscos para a estabilidade financeira identificado pelo Banco de Portugal (BdP), que admite uma nova queda dos preços com impacto nos balanços das instituições financeiras.

“Apesar dos sinais de recuperação no mercado imobiliário e da evidência que aponta para o alinhamento dos preços dos ativos imobiliários residenciais (…) não será de excluir uma possível diminuição dos preços”, lê-se no Relatório de Estabilidade Financeira de novembro, divulgado esta quarta-feira pelo BdP. 

O supervisor bancário alerta que a eventual queda dos preços poderá ocorrer num contexto de uma “situação económica e financeira mais adversa”, o que provocaria um “impacto sobre o balanço das instituições”. 

Segundo a Lusa, estão em causa, além do crédito concedido ao setor da construção e das atividades imobiliárias, a utilização dos imóveis enquanto colateral em operações de crédito por parte dos bancos e a detenção direta de imóveis ou de participações em fundos de investimento.

Outro dos riscos para a estabilidade financeira passa pela “conduta” das instituições financeiras, que “não pode colocar em causa a confiança no sistema”, adiantou o BdP. 

A entidade liderada por Carlos Costa realçou a ”particular importância da criação de um quadro de incentivos e da definição de matrizes organizacionais e de atuação, internas e externas às instituições financeiras, que favoreçam o alinhamento dos interesses individuais com os coletivos”. “A preservação da confiança é um pilar essencial da estabilidade financeira”, acrescentou o supervisor.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta