Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Nexity enfrenta pandemia e aposta em Portugal: vai investir em casas para todos

A promotora imobiliária de origem francesa, e cotada na bolsa de Paris, pretende criar oferta habitacional para as famílias portuguesas de classe média.

Fernando Vasco Costa, diretor geral da Nexity Portugal / Nexity
Fernando Vasco Costa, diretor geral da Nexity Portugal / Nexity
Autor: Leonor Santos

Está há dois anos a estudar o mercado português e decidiu regressar para o “pontapé de saída” no país em plena pandemia. A promotora imobiliária de origem francesa, Nexity, apresentou oficialmente o seu plano estratégico para Portugal, que irá passar, entre outras coisas, por criar oferta de construção nova para as famílias portuguesas de classe média. Vai começar, para já, por investir cerca de 68 milhões de euros em três projetos de imobiliário residencial, localizados no Porto e Lisboa.

A apresentação oficial ao mercado aconteceu esta terça-feira, 12 de maio de 2020, de forma virtual, dado o contexto vivido por causa da Covid-19. Fernando Vasco Costa, diretor geral da Nexity, reconhece que esta é uma “altura de grande desafios”, mas não olha para esta situação como um obstáculo, até porque a crise existente ao nível da habitação continua. “O mercado está cá e, portanto, o desafio mantém-se”, disse o responsável, perante a plateia virtual que assistia ao evento.

A promotora quer continuar a apostar na estratégia de crescimento internacional e “contribuir para a mudança do paradigma da habitação em Portugal, através do desenvolvimento de projetos de larga escala com qualidade”. Quer, acima de tudo, dar corpo a projetos adaptados às necessidades dos portugueses, “com a finalidade de criar cidade para todos”.

"Temos a convicção que iremos transformar a oferta de habitação nacional"

 

 

 

 

A Nexity já tinha estado em Portugal nos anos 2000, e ainda chegou a construir o empreendimento comercial Amoreiras Plaza, em Lisboa, um edifício que acabou por vender. Saiu do país em 2008, por altura da última crise, e agora, através dos novos projetos que tem em vista, "quer ser parte da solução para um problema que é a falta de oferta na habitação a preços ajustados às famílias portuguesas". 

"Queremos, por isso, representar uma verdadeira mudança, construindo casas junto dos grandes centros urbanos onde, neste momento, essa oferta é praticamente inexistente no país, e a preços que os portugueses possam pagar. Temos a convicção que iremos transformar a oferta de habitação nacional”, afirma ainda Fernando Vasco Costa.

Projetos em Lisboa e Porto em marcha

E por considerar que existe uma forte lacuna na oferta de habitação nas principais cidades portuguesas, com preços ajustados, a Nexity Portugal já tem atualmente três projetos residenciais em fase de desenvolvimento, nas áreas da Grande Lisboa e Grande Porto.

No Dafundo, em Lisboa, a empresa vai investir 24 milhões de euros num empreendimento com uma área bruta de construção de 6.733 metros quadrados (m2), num total de 61 habitações (T0 a T4+1, entre 40 e 213 m2 ) e dois espaços comerciais.

Dafundo, na Grande LIisboa / Nexity
Dafundo, na Grande LIisboa / Nexity

Em Leça da Palmeira, no Porto, tem previsto um investimento de 24 milhões de euros para a construção de 108 apartamentos (T0+1 a T4 Duplex, entre 40 e 165 m2 ) e espaços comerciais, que representam uma área bruta de construção de 12.200 m2 . E vai ainda investir num segundo projeto em Leça da Palmeira, num investimento que irá rondar os 20 milhões de euros. 

Leça da Palmeira, no Grande Porto / Nexity
Leça da Palmeira, no Grande Porto / Nexity

Além destes projetos iniciais, cuja comercialização deverá arrancar ainda em setembro deste ano, a Nexity tem já outros projetos em desenvolvimento, em Lisboa, Porto e Algarve, destinados ao mercado residencial e de residências sénior, que representam um pipeline de investimento de mais 160 milhões de euros. Para já vai concentrar-se nestas zonas do país para depois, numa fase posterior, analisar outras regiões se surgirem outras oportunidades.

A nível internacional, tal como explica a empresa, num comunicado enviado às redações, a Nexity adota uma estratégia multiproduto - promoção imobiliária residencial, prestação de serviços a individuais, imobiliário comercial e prestação de serviços a empresas -, “fortemente consolidada em França, sendo o promotor imobiliário residencial líder nesse país”. Na Polónia, Itália, Bélgica e Alemanha, tem atualmente em desenvolvimento um total de 21 novos projetos residenciais.