Imóveis encontram-se entre a Rua de Mouzinho da Silveira, Rua dos Pelames, Rua dos Mercadores e Rua da Arménia.
Comentários: 0
Rendas acessíveis: concurso para 10 fogos no centro histórico do Porto aberto até 29 de novembro
L.Filipe C.Sousa on Unsplash

O concurso público para o arrendamento acessível de dez fogos reabilitados no centro histórico do Porto abriu esta segunda-feira (26 de outubro de 2020), decorrendo até dia 29 de novembro. No final do processo, as casas vão ser atribuídas por sorteio – em data a definir - entre os candidatos selecionados, refere a Câmara Municipal do Porto (CMP), que abriu o concurso através da empresa municipal Porto Vivo, SRU. 

“É mais um passo no programa municipal de arrendamento acessível, que já no início de agosto possibilitou a chegada de novos e antigos moradores ao Morro da Sé. Há uma dezena de fogos prontos a habitar entre a Rua de Mouzinho da Silveira, Rua dos Pelames, Rua dos Mercadores e Rua da Arménia, e as tipologias variam entre o T1, T2 e T3”, lê-se no site Porto.pt, produzido pelo Gabinete de Comunicação e Promoção da autarquia.

O programa do concurso está disponível neste link, sendo que os preços das rendas começam nos 273 euros (T1) e terminam nos 632 euros (T3 triplex). De acordo com a CMP, a taxa de esforço dos candidatos não deverá exceder os 35% e, entre os critérios de admissibilidade, o programa determina os rendimentos máximos por ano civil e a adequação da composição do agregado à tipologia que se candidata.

“No processo de qualificação serão majorados os candidatos com residência efetiva no concelho do Porto há pelo menos quatro anos, ou que, pelo menos, um membro do agregado candidato trabalhe ou exerça atividade na cidade do Porto, no mínimo, há seis meses. A juventude dos agregados é ainda outro fator que o programa valoriza e que será tido em conta pelo júri do concurso”, explica a autarquia liderada por Rui Moreira.

De referir que os dez imóveis em causa são propriedade da Porto Vivo, SRU e foram alvo de uma reabilitação profunda. Podem ser visitados após inscrição prévia, que deve ser efetuada até dia 5 de novembro, através do email rendasacessiveis@portovivosru.pt

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta