
Boas notícias para quem está a pensar pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Isto porque a banca está a começar a reduzir os custos no crédito à habitação: desde dezembro, seis dos 12 maiores bancos a operarem no mercado português baixaram os respetivos spreads, uma tendência que chegou este mês ao maior banco nacional, a Caixa Geral de Depósitos (CGD).
De acordo com o Diário Económico, o banco estatal reviu o spread mínimo no início do mês, de 3,5% para 2,5%. Mas houve mais três bancos a fazê-lo. Depois de já terem feito cortes nos spreads mínimos em dezembro, o Banco Popular e o Crédito Agrícola voltaram a baixar os juros. Também o BES, que em julho de 2013 foi o primeiro a rever o spread mínimo, estendeu agora a revisão aos limites máximos, que recuaram de 6,5% para 5,8%.
De referir, no entanto, que a maioria das revisões está a ser feita, para já, nos limites mínimos, ou seja, para os clientes que apresentam os menores níveis de risco para os bancos.
A publicação adianta que há vários fatores que contribuem para a inversão de ciclo relativamente ao financiamento para a aquisição de habitação. Entre elas estão as perspetivas de recuperação económica, que aliadas ao aumento da confiança dos consumidores permitem prever que o setor imobiliário – um dos mais afetados pela crise – possa iniciar a sua recuperação já este ano.
Para poder comentar deves entrar na tua conta