Feira imobiliária realiza-se em Munique de 4 a 6 de outubro e Portugal pode apresentar-se "com todo o potencial de investimentos".
Comentários: 0
Portugal na Expo Real na Alemanha
Assim foi a edição de 2022 da Expo Real Expo Real

A edição deste ano da Expo Real, uma das maiores e mais importantes feiras imobiliárias do mundo – realiza-se em Munique (Alemanha) de 4 a 6 de outubro –, vai voltar a ter representação portuguesa. “É um local privilegiado para posicionar as cidades perante os investidores e estabelecer contatos que possam levar à apresentação de projetos concretos em busca de investimento, como é o caso do stand Lisboa Region. A participação na Expo Real 2023 oferece uma oportunidade única para Portugal se apresentar com todo o potencial de investimentos”, diz ao idealista/news Tânia Mutert Barros, representante da feira em Portugal.

O evento decorre num momento delicado e desafiante para o setor imobiliário a nível global, num contexto marcado por inflação alta e taxas de juro elevadas. Será que este cenário económico-financeiro terá impacto no desenrolar da feira, nomeadamente no que respeita à delegação portuguesa?

“Apesar dos sinais de abrandamento do mercado imobiliário, os portugueses mantêm a participação na Expo Real, conscientes de que em momentos delicados o networking e as parcerias internacionais são de extrema importância”, responde a responsável, adiantando que a presença em Munique não garante apenas acesso a uma rede internacional de contactos, mas também acesso privilegiado aos debates sobre o futuro do setor imobiliário.

"Apesar dos sinais de abrandamento do mercado imobiliário, os portugueses mantêm a participação na Expo Real, conscientes de que em momentos delicados o networking e as parcerias internacionais são de extrema importância"
Tânia Mutert Barros, representante da Expo Real em Portugal

“O setor enfrenta uma série de desafios, razão pela qual o pavilhão Nova³ (o pavilhão A3) apresenta ideias, soluções e exemplos práticos de expositores. A digitalização, a inovação no imobiliário e, pela primeira vez, a descarbonização do parque imobiliário (Fórum Decarb) são os temas quentes em foco no pavilhão Nova³. A delegação portuguesa irá com certeza beneficiar desta informação em primeira mão”, explica Tânia Mutert Barros.

Expo Real em Munique
Tânia Mutert Barros, representante da Expo Real em Portugal Expo Real

Expo Real com 7 expositores portugueses – Greater Porto de fora

Em termos de participação coletiva, este ano, ao contrário da edição de 2022, a Greater Porto não estará presente na Expo Real. Segundo a representante da feira em Portugal, serão sete os expositores portugueses que vão marcar presença (ver lista completa aqui). 

Tânia Mutert Barros revela que duas empresas são expositoras individuais, a Sonae Sierra e a Casafari, havendo ainda um stand coletivo organizado pela Invest Lisboa, que regressa a Munique – terá 60 metros quadrados (m2) – “após uma pausa em 2022”. “São cinco as empresas/entidades que estarão presentes neste stand denominado Lisboa Region e situado no pavilhão B1 (B1.511)”, adianta. As empresas em causa são:

  • Câmara Municipal de Lisboa 
  • Câmara Municipal de Almada 
  • B. Prime 
  • Adriparte 
  • Contacto Atlântico

Como este ano a Greater Porto não marca presença no certame, o número total de expositores de Portugal diminuiu em comparação com o ano de 2022, conta a responsável. “Em termos de visitantes portugueses, esperamos novamente mais de uma centena de profissionais de Portugal em Munique”, acrescenta. 

Feiras imobiliárias na Europa
Edição de 2022 da Expo Real Expo Real

Vereadora Joana Almeida presente na Expo Real

Destaque ainda para o facto de Joana Almeida, vereadora do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa (CML), participar numa das conferências da feira, sendo o Fórum Decarb a grande novidade da Expo Real

“A vereadora Joana Almeida entra na conferência ‘Remaking cities for healthy people and planet’, que decorre dia 5 de outubro, às 16h, no pavilhão A3. O tema da conferência é de grande relevância e está alinhado com a ideia de construção na cidade de Lisboa”, explica, sublinhando que será apresentada, pela primeira vez, a mostra especial ‘Expo Real Decarb - make the climate change work’, no pavilhão A3. Trata-se de um espaço que se destina a conferências e expositores relacionados com o tema da descarbonização do parque imobiliário e com o desenvolvimento urbano com impacto neutro no clima.

Portugal ainda está no radar dos investidores?

Quando questionada sobre se Portugal ainda continua no radar dos investidores imobiliários estrangeiros, apesar do momento conturbado que se vive no país no setor da habitação, marcado, por exemplo, por instabilidade e incerteza legislativa, nomeadamente devido ao programa Mais Habitação, Tânia Mutert Barros responde que, ao longo dos últimos anos, o país tem “despertado um grande interesse junto dos investidores internacionais, por ser um destino europeu estável a nível social e político”. 

“Em tempos de guerra na Europa, a distância geográfica de Portugal da Ucrânia e da Rússia ajuda ainda na perceção de que se trata de um destino seguro e com menos impacto pela guerra comparado com outros países europeus”, acrescenta.

Feira imobiliária Expo Real
Expo Real

Esperados mais de 1.750 expositores na Expo Real

Segundo Claudia Boymanns, diretora da Expo Real, é esperada na edição deste ano uma participação de mais de 1.750 expositores. “Talvez venhamos a ter um ligeiro decréscimo, já que as feiras são sempre o espelho do setor e, por isso, refletem também a situação atual do mercado. Estamos, porém, muito satisfeitos pelo facto de a participação ser muito estável”, comenta a responsável, citada em comunicado.

Já Stefan Rummel, CEO da Messe München, destaca o facto de haver novos participantes na edição de 2023 da Expo Real. “Este ano conseguimos atrair novos expositores, como o pavilhão conjunto UK Cities and Partners, com a presença de ‘Opportunity London’, ‘Marketing Manchester’, ‘Newcastle’ e ‘West Midlands’. Também teremos a ‘Majid Al Futtaim’, do Dubai, como um grande participante e, pela primeira vez, a ‘Real Estate General Authority’, da Arábia Saudita. Além disso, haverá um pavilhão conjunto italiano (‘Real Estate Italy’)”, conclui.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta