Olhar para os espaços que habitamos de um ponto de vista holístico e mais abrangente. As "lições" de 2023.
Comentários: 0
decorar a casa
Foto de Spacejoy no Unsplash

Mais ou menos bonita, mais ou menos confortável, minimalista ou hiper personalizada, muito grande ou simplesmente pequena. O que nos faz feliz dentro de uma casa é subjetivo e depende sempre das necessidades e estilo de vida de cada um. No final do dia, tudo se resume a uma sensação de bem-estar e tranquilidade. A casa tem a capacidade de encerrar nela aquilo que nos faz felizes. E por isso a necessidade de tantas vezes mudá-la, transformá-la, através da arquitetura ou decoração, para nos sentirmos melhor.

Ao longo de 2023, o idealista/news procurou explorar a casa nas suas diferentes dimensões: da arquitetura à decoração, passando necessariamente pela arrumação e limpeza, sem esquecer a saúde e as emoções.

Ter uma casa bonita não significa estar na “moda” ou viver num espaço “instagramável”. Beleza e funcionalidade – aquilo que vemos –, não são sinónimo de saúde e bem-estar: a verdade é que as casas onde vivemos e os edifícios que frequentamos podem estar a deixar-nos doentes. É preciso aprender a olhar os espaços que habitamos de um ponto de vista holístico e mais abrangente. Eis quatro artigos que vale a pena ler sobre o tema:

casas saudáveis
Foto de Jason Briscoe no Unsplash

Manual para decorar e remodelar a casa

A decoração tem o grande poder de transformar uma casa. E a verdade é que a paixão por remodelações de espaços interiores tem conquistado cada vez mais o coração dos portugueses. Procuram fazer melhorias nas suas casas que refletem não só as preferências estéticas e funcionais de quem as habita, mas também são reflexo de uma adaptação às mudanças nas prioridades de vida.

Ainda assim, antes de começar, é importante definir metas e avaliar necessidades e recursos, bem como elaborar um plano para garantir que o projeto de remodelação resulta, sem gerar stress desnecessário. Das cozinhas às casas de banhos, passando pelos quartos e salas de esta/jantar, ao longo de 2023 deixámos dicas para decorar ou remodelar a casa para todos os gostos:

remodelar a casa
Foto de immo RENOVATION no Unsplash

Na era digital em que vivemos, uma das formas mais comuns para procurarmos inspiração para a decoração das casas é recorrermos a redes sociais como o Instagram e o Pinterest. Estas plataformas são repletas de inspiração e ideias maravilhosas. No entanto, já pensaste como seria desafiante decorar a casa sem as utilizares? Se és um apaixonado pelo design de interiores e estás sempre à procura de inspiração, sugerimos-te ainda a leituras destes artigos:

A “febre” de arrumar e limpar a casa

Arrumar e limpar a casa são atividades essenciais que contribuem não apenas para a organização do ambiente, mas também para o bem-estar físico e mental dos seus habitantes. Ao dedicarmos tempo a arrumar os espaços, criamos uma atmosfera acolhedora e propícia ao relaxamento.

A organização não apenas facilita o dia a dia, mas também promove uma sensação de controlo sobre o ambiente, reduzindo o stress. Além disso, a limpeza regular não apenas mantém a estética, mas também contribui para a saúde, removendo pó e germes que podem afetar negativamente a qualidade do ar. Cuidar do lar, portanto, não é apenas uma tarefa, mas um investimento no conforto e na qualidade de vida.

limpar a casa
Freepik

Se gostas de manter a casa em ordem e estás sempre à procura de novos truques de limpeza, toma nota destas dicas:

“Em casa do arquiteto”

Na reta final deste ano o idealista/news inaugurou uma nova rubrica, “Em casa do arquiteto”, que em 2024 continuará a mergulhar nos lugares dos grandes nomes da arquitetura portuguesa. Abrem as portas das suas casas ou ateliers para mostrar a decoração que escolheram para viver ou trabalhar, falar dos seus projetos, e contar a sua visão do design, refletindo sobre o estado atual da arquitetura. Estes foram os primeiros testemunhos:

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta