Programa 1º Direito: construídas apenas 1.568 casas em oito anos
A oito meses do fim do prazo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o principal programa de habitação pública do país continua a registar atrasos significativos. O 1.º Direito, que previa disponibilizar 26 mil casas até junho de 2026, já entregou quase 17 mil habitações, mas apenas 1.568 correspondem a construção nova, ou seja, pouco mais de 9% do total. A maioria das casas entregues resultou de reabilitação ou aquisição e reabilitação, enquanto 574 foram adquiridas e 27 arrendadas pelas entidades promotoras.
Gaia terá uma "nova cidade" com 300 hectares com investimento saudita
A Câmara de Gaia e a Província Oriental da Arábia Saudita assinaram um protocolo de cooperação que visa atrair investimento para uma “nova cidade” de 300 hectares e para parque de entretenimento urbano com oito hectares.
Negócios na Madeira: imóvel do hospital do Funchal vai ser vendido
O imóvel do Hospital Dr.
Infraestruturas de Portugal: linha de alta velocidade entra numa nova etapa
O lançamento do concurso da segunda parceria público-privada da linha de alta velocidade Porto-Lisboa, entre Oiã e Soure, marca o início de “uma nova etapa concreta” no desenvolvimento ferroviário nacional, segundo o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP).
Banco do Japão mantém juros nos 0,75% e melhora previsões económicas
O banco central do Japão manteve esta sexta-feira, dia 23 de janeiro de 2026, a taxa de juro de referência em 0,75%, o nível mais elevado desde 1995, e reviu em alta as projeções económicas para o atual ano fiscal e para 2026.
Garantia pública: Bankinter usou 30% da quota – mas quer chegar aos 100%
O Bankinter utilizou 30% da sua quota para a garantia pública para crédito habitação de mutuários até aos 35 anos, admitindo que poderá pedir um reforço do valor alocado, disse esta quinta-feira (22 de janeiro de 2026) a direção do banco espanhol.
Isenção de IRS no subsídio de refeição em cartão sobe para 10,455 euros
O aumento do valor diário do subsídio de alimentação na função pública para 6,15 euros em 2026 fará subir o limite da isenção de IRS sobre o subsídio pago em cartão de refeição até aos 10,455 euros.
Dos salários às carreiras: as novidades do novo acordo da função pública
O Governo, a Fesap e o STE assinaram esta quarta-feira, dia 21 de janeiro de 2026, o novo acordo plurianual de valorização dos trabalhadores da Administração Pública, que assegura aumentos salariais mínimos a todos os funcionários públicos até 2029. Este acordo estende os compromissos assumidos em termos de atualizações salariais no acordo plurianual atualmente em vigor, até ao final da legislatura, mas traz novidades em matérias como o subsídio de refeição ou a revisão de algumas carreiras.
Governador do banco central da Croácia será novo vice-presidente do BCE
O Eurogrupo escolheu esta segunda-feira, dia 19 de janeiro, o governador do banco central da Croácia, Boris Vujčić, como vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), substituindo no cargo Luis de Guindos, cujo mandato termina no final de maio.Fontes europeias avançaram à agência Lusa que a escolh
Alta velocidade: Governo autoriza IP a relançar concurso da 2ª fase
O Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal a relançar o concurso de concessão do troço Oiã-Soure da linha de alta velocidade Porto-Lisboa, assumindo encargos até 1,6 mil milhões de euros e mais 600 milhões para projetos, expropriações e fiscalização.
Governadores de bancos centrais apoiam independência da Fed
Governadores de bancos centrais internacionais, incluindo a presidente do BCE, Christine Lagarde, manifestaram recentemente a sua solidariedade para com a Reserva Federal dos EUA e o presidente, Jerome Powell, que enfrenta uma ação judicial considerada uma tentativa de intimidação.
Governo angolano pede 208 milhões à CGD para reabilitar urbanização
O Governo angolano contratualizou com a Caixa Geral de Depósitos um acordo de financiamento no valor de 208 milhões de euros para o projeto de reabilitação das infraestruturas da urbanização Nova Vida, em Luanda, segundo um diploma consultado pela Lusa. Segundo o despacho presidencial, assinado por João Lourenço a 31 de dezembro e publicado em Diário da República na segunda-feira, dia 12 de janeiro de 2026, o valor do financiamento inclui o pagamento da comissão de garantia dada pelo Banco Português de Fomento e 85% correspondente ao valor do contrato comercial.
Casa Peixoto e Ferreira’s apostam no design, arquitetura e inovação
É em pleno centro do Funchal, na Madeira, que se situa o novo espaço da Casa Peixoto e da Ferreira’s, dedicado ao design, arquitetura e inovação. A abertura deste ‘showroom’ pretende reforçar a oferta de soluções inovadoras e de alta qualidade neste setor na Região Autónoma da Madeira.
Garantia pública com alta adesão – Governo vai reforçar verba total
Nas últimas semanas, vários bancos pediram reforço das suas quotas da garantia pública, perante a elevada adesão pelos jovens a este apoio ao crédito habitação.
Novos investimentos criam pressão habitacional em Sines, alerta ministro
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, admitiu esta quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2026, que o concelho de Sines, onde estão previstos mais de 20 mil milhões de euros de investimentos, enfrenta um estrangulamento ao nível da habitação.
Centeno e governador da Letónia: os candidatos preferenciais para BCE
O Parlamento Europeu considera Mário Centeno, ex-governador do Banco de Portugal, e Mārtiņš Kazāks, governador do banco central da Letónia, como "candidatos preferenciais para o cargo" de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), que ficará disponível no final de maio.
Garantia pública no crédito da casa: Santander pede reforço de 150 milhões
O Santander anunciou esta quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2026, que pediu um reforço de 150 milhões de euros da sua quota da garantia pública para a compra de casa por jovens até aos 35 anos.Em comunicado, o banco disse que “solicitou às entidades competentes” este reforço de 150 milhões de euros
Pacote fiscal “desbloqueia” oferta de casas para a classe média
Portugal vive uma grave crise de acesso à habitação pautada por uma escassa oferta, sobretudo a preços acessíveis aos bolsos das famílias. Mas, agora, há sinais de mudança.
Itália prepara Plano Habitação com 100 mil casas a preços controlados
Um plano de habitação com 100 mil casas a preços controlados e uma nova intervenção no custo da energia. Estas são as duas primeiras medidas económicas anunciadas pela presidente do governo italiano, Giorgia Meloni, para 2026, ano em que pretende acelerar o crescimento, incluindo a disponibilidade para assinar “um novo pacto” com os parceiros sociais que não tenham “preconceitos” em trabalhar com o executivo.
Inquilinos: medidas fiscais "incapazes de travar" crise da habitação
As medidas de natureza fiscal aprovadas na sexta-feira, dia 9 de janeiro, no parlamento são “incapazes de travar a espiral em crescendo da crise da habitação em Portugal e que parece imparável”, considera em comunicado a Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL).