
Casa arrendada: como pode o inquilino declarar o contrato ao Fisco?
Os inquilinos com contratos de arrendamento que não tenham sido comunicados às Finanças pelos senhorios já podem fazer essa comunicação e, inclusivamente, declarar contratos que já tenham terminado. Trata-se de um mecanismo legal que começou a produzir efeitos a partir do dia 1 de agosto de 2025. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.

Casas turísticas: “A excelente alternativa para a reabilitação urbana”
A reabilitação urbana tem ajudado a dar luz às cidades portuguesas, oferecendo nova vida a imóveis devolutos, e não apenas na área residencial.

Inquilinos podem comunicar contratos ao Fisco a partir de sexta-feira
Os inquilinos com contratos de arrendamento que não tenham sido comunicados às Finanças pelos senhorios podem fazer essa comunicação e, inclusivamente, declarar contratos que já tenham terminado. Em causa está um mecanismo legal, previsto numa portaria que data a março, que produz efeitos a partir desta sexta-feira (dia 1 de agosto de 2025).

Porta 65 e compensação aos senhorios têm “atrasos significativos”
“Foram identificados atrasos significativos na decisão e pagamento de apoios à habitação”, desde o Porta 65 Jovem à compensação aos senhorios com rendas antigas. É o que conclui o relatório anual da Provedoria da Justiça já entregue no Parlamento.

Famílias exigem explicações sobre anulação de sorteio de casas em Lisboa
As 133 famílias contempladas no sorteio com uma habitação no âmbito do PRA29 – Programa Habitar Lisboa, que, entretanto, foi anulado pela autarquia, querem esclarecimentos da câmara sobre a salvaguarda das que foram afetadas, disse à Lusa uma das lesadas.

Arrendar casa: inquilinos passam a poder comunicar contratos ao Fisco
A partir de 1 de agosto de 2025 entra em vigor uma nova regra que permite aos arrendatários — e também aos subarrendatários — comunicarem diretamente às Finanças os seus contratos de arrendamento, isto é, assumir essa responsabilidade sempre que os senhorios não o façam.

Irlanda revê regras de controlo de rendas para estimular construção
O Governo irlandês aprovou uma reforma na legislação de controlo de rendas, em vigor desde 2016, com o objetivo de combater a escassez de habitação para arrendamento — um problema que as normas atuais não conseguiram resolver.As novas medidas, que entram em vigor a 1 de março de 2026, alargam o limi

Porta 65 Jovem: o que fazer perante as candidaturas em atraso
Se te candidataste ao programa Porta 65 Jovem e ainda não recebeste resposta, não estás sozinho.São cada vez mais os jovens que esperam há meses por um apoio que faz falta para pagar a renda, mesmo quando entregaram tudo dentro do prazo.

Bruxelas recomenda limites às rendas e ao AL em Portugal
As medidas implementadas pelos últimos governos em Portugal não têm sido capazes de responder à crise de acesso habitação instalada no país.

“Arrendamento de médio prazo está a ganhar força em Portugal”
Ankit Ruia nasceu no Reino Unido e mudou-se para Portugal em 2020, tendo, no ano seguinte, fundado a empresa Sempre Fixe, que se especializou “na aquisição, reabilitação e gestão de imóveis residenciais em Portugal, particularmente na Grande Lisboa e Setúbal”, revela ao idealista/news. “Em pouco mais de quatro anos, passámos da gestão de três apartamentos no Barreiro para um portfólio de mais de 250 unidades com uma taxa de ocupação de 96-98%”, conta, salientando que o “arrendamento de médio prazo está a ganhar força (no país), sobretudo entre os trabalhadores remotos e os expatriados”.

IMI 2025: perguntas frequentes que todos querem ver respondidas
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é uma contribuição anual cobrada pelos municípios portugueses a quem for proprietário de imóveis.

Fisco vai rever liquidações de IMI com isenção por rendas antigas
A Autoridade Tributária e Aduaneira vai rever até final de junho todas as liquidações de IMI em que tenha sido requerida isenção do imposto e restituir ou reduzir nas prestações seguintes o valor que possa ter sido já pago.“A AT irá rever, até ao fim do mês de junho - data em que termina o prazo par

Rendas antigas: Fisco cobra IMI a imóveis isentos e ALP faz queixa
Os senhorios com rendas antigas estão isentos de pagar Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Mas o Fisco tem enviado notas de liquidação de IMI a estes proprietários.

Pratos típicos na Ilha Terceira: os sabores tradicionais imperdíveis
A gastronomia da Ilha Terceira é um verdadeiro reflexo da alma açoriana, marcada por tradições profundas e sabores autênticos que atravessam gerações.

Arrendamento: Weddo Living tem novo dono e vai expandir-se em Portugal
A gestora de arrendamentos em Portugal Weddo Living foi recentemente adquirida pela LDC Group (por um valor não revelado), marcando uma nova fase para a empresa.

Rendas antigas: senhorios esperam mais de 7 meses por compensação
A Provedoria de Justiça alertou esta terça-feira, dia 22 de abril, para falhas no regime de compensação aos senhorios com contratos anteriores a 1990, como pagamentos com atraso superior a sete meses, e pediu ao Governo celeridade na sua correção.“No que se refere ao acesso à compensação e morosidad

Da esquerda à direita: as propostas dos partidos para a habitação
Dentro de um mês, os portugueses voltam a ser chamados às urnas para votar nas eleições legislativas de 2025. E já começam a vir a público os programas eleitorais dos partidos que, hoje, têm assento no Parlamento.

Controlo de rendas prejudica gerações futuras, diz estudo da Nova SBE
O controlo das rendas prejudica as gerações futuras, que são confrontadas com pouca oferta habitacional e valores exorbitantes, segundo um estudo da Nova SBE que conclui que a medida só é eficaz a curto prazo. A limitação à subida das rendas não funciona a médio e longo prazo, alerta uma equipa

"Congelamento das rendas é uma medida insustentável”
“O congelamento das rendas é uma medida insustentável”, afirma em comunicado Luís Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP). O responsável apela ao próximo Governo – as eleições legislativas realizam-se a 18 de maio de 2025 – “a coragem para mudar de políticas”. “Manter o congelamento das rendas vai ter o mesmo resultado que está há décadas à vista de todos: menos casas disponíveis para habitar”, adianta.

Arrendar uma segunda casa: guia sobre o contrato de arrendamento
Ter uma habitação para arrendar continua a ser uma mais-valia.