
Autoridade da Concorrência questionada fortemente pela sua credibilidade
A credibilidade da Autoridade da Concorrência (AdC) está a ser posta em causa por vários banqueiros em Portugal. A entidade reguladora liderada por Nuno da Cunha Rodrigues lançou uma consulta ao mercado sobre o setor da banca a retalho, que está a receber contributos até setembro, e a ser alvo de fortes contestações por parte dos líderes de algumas das principais instituições financeiras a operar no mercado nacional.

Garantia pública sem efeito na subida do preço das casas, defende BCP
A venda de casas em Portugal deu o salto no início do ano, assim como o preço da habitação. Mas porque é que isto acontece?

Crédito habitação: moratórias prejudicam contas do banco polaco do BCP
O prolongamento das medidas de apoio a mutuários de crédito habitação em situações de debilidade financeira na Polónia, permitindo uma pausa de quatro meses no pagamento dos empréstimos, deverá ter um impacto negativo de até 247 milhões de zlotys (57,2 milhões de euros) nos resultados do banco polaco do BCP, estima o banco.

BCP vende carteira de 80 milhões em malparado e imóveis
O BCP colocou no mercado uma nova carteira de ativos problemáticos com o valor contabilístico de 80 milhões de euros. O chamado “Projeto Grace” inclui cerca de 64 milhões de euros em crédito em incumprimento com garantia (‘secured’) e 15 milhões de euros de ativos imobiliários (REO).

"Não há um problema" no crédito habitação, há em casos concretos
A subida das taxas de juro afeta todos os empréstimos da casa de taxa variável e mista (em período variável). Mas nem todas as famílias sentem o mesmo grau de dificuldade em pagar as prestações da casa. O presidente executivo do BCP disse esta quinta-feira, dia 27 de julho, que não há um problema generalizado no crédito habitação em Portugal, mas problemas específicos para os quais é preciso soluções. Uma delas tem passado pelas renegociações de créditos, que somaram 9.600 operações só no primeiro semestre do ano, das quais 1.885 foram ao abrigo do decreto-lei do Governo.

Créditos habitação: BCP renegociou mais de 6.500 contratos
O BCP já reestruturou mais de 6.500 créditos à habitação, divulgou o banco esta segunda-feira, dia 15 de maio. Destes, 650 créditos habitação foram reestruturados ao abrigo do decreto-lei que o Governo criou para forçar os bancos a negociar créditos de famílias em dificuldades.

Projeto Crow: BCP recebe 233 milhões por venda de ativos
O Novo Banco estima que a conclusão da venda de ativos no âmbito do Projeto Crow tenha um impacto positivo de 2,9 milhões de euros no resultado antes de imposto de 2022, segundo um comunicado ao mercado.

Renegociações de crédito habitação têm “consequências”, alerta BCP
O Governo socialista de António Costa está a preparar um diploma que vem apoiar as famílias com crédito habitação, que estão a ver as prestações da casa subir à boleia da Euribor. A ideia passa por criar um novo regime de renegociação dos contratos de crédito habitação com os bancos destinado às famílias que têm taxas de esforço superiores a 40%. Mas o CEO do BCP, Miguel Maya, acredita que esta medida de renegociação dos créditos “têm consequências” na forma como os bancos olham para estas famílias, já que ficam marcadas como clientes de risco.

Subida dos juros é preocupante? Custos da energia são mais, diz o BCP
O presidente da Comissão Executiva do BCP, Miguel Maya, diz não perspetivar nenhuma subida do crédito malparado nos próximos dois anos pela subida das taxas de juro do BCE, considerando este movimento um “processo de normalização da política monetária”.“Não se está a verificar uma subida dos juros p

BCP desfaz-se de malparado: vende carteira à LX Partners
O BCP concluiu a venda de uma carteira composta por crédito malparado (Non Performing Loans/NPL) com valor nominal de 60 milhões e ativos imobiliários no valor de 50 milhões de euros, designada “Projeto Lúcia”, revelou a administração do banco em conferência de imprensa. O BCP adiantou, de resto, que vai continuar a desfazer-se de ativos tóxicos. De acordo com o Jornal Económico, o comprador foi a LX Partners, em parceria com a Cabot.

Corticeira Amorim aguarda luz verde do Governo para comprar Herdade de Rio Frio
A Corticeira Amorim, que em junho chegou a acordo com o BCP para a compra de 50% da sociedade detentora da Herdade de Rio Frio, a Cold River’s Homestead, por 14,5 milhões de euros, aguarda luz verde do Governo para adquirir a outra metade da herdade – pelo mesmo valor –, que está nas mãos da Parvalorem, a holding estatal criada para gerir os ativos tóxicos do Banco Português de Negócios (BPN).

BCP e Montepio colocam no mercado novas carteiras de imóveis e crédito
Há novas carteiras de crédito malparado e imóveis no mercado.

BCP quer vender malparado e resorts de luxo no Algarve por 145 milhões
Chegou ao mercado uma nova carteira de crédito malparado que inclui também imóveis no Algarve. Trata-se do designado “Projeto Green” pelo qual o BCP pede 145 milhões de euros.

BCP vende edifício histórico na Covilhã por 1,2 milhões
O Millennium bcp está a vender um imóvel histórico na Covilhã por 1,2 milhões de euros. O emblemático edifício Garagem de São João, como é conhecido, tem 4.200 m2.

Grupo Amorim compra Herdade de Rio Frio ao BCP e à Parvalorem
A operação de venda da Herdade de Rio Frio está prestes a terminar. A propriedade pertencia ao BPN e está nas mãos da Parvalorem e do BCP., mas terá novos donos: o Grupo Amorim.

Imóveis de bancos: BCP vende armazém em Palmela (são mais de 26.000 m2) por 4,1 milhões
O Millennium BCP está a vender um armazém industrial localizado na Quinta do Anjo, em Palmela (Setúbal), por 4.135.000 euros. Em causa está uma propriedade com mais de 26.000 metros quadrados (m2).

Imóveis de bancos: BCP vende Herdade da Almeida Velha (são 70 hectares) por 2,7 milhões
O Millennium bcp está a vender a Herdade da Almeida Velha, uma propriedade com 70 hectares localizada junto à Albufeira da Barragem do Caia, na região de Elvas, distrito de Portalegre, por 2,7 milhões de euros.

Há três candidatos à compra da Herdade de Rio Frio – um dos ativos tóxicos do extinto BPN
A operação de venda da Herdade de Rio Frio, um dos maiores terrenos agrícolas do país e um dos ativos do extinto Banco Português de Negócios (BPN), arrancou em 2018. Sabe-se, agora, que o Estado, através da ‘holding’ Parvalorem, e o BCP selecionaram três entidades para apresentarem propostas finais pela herdade, que tem 4.000 hectares e está localizada em Alcochete. Tudo aponta para que o negócio fique concluído em breve, até setembro deste ano.

BCP vende edifício de escritórios no Porto por 2,5 milhões – e analisa propostas até dia 18 de junho
O Millennium bcp está a vender um edifício emblemático de escritórios do banco no Porto, na Rua Marechal Saldanha 512, por 2,5 milhões de euros. Trata-se de um imóvel com dois pisos acima do solo, cave, sótão e cobertura que tem, no total, 1.330 metros quadrados (m2) de Área Bruta Privativa afeta a serviços, aos quais acresce um espaço exterior ajardinado com 495 m2, com excelentes condições para área social.

BCP quer vender crédito malparado de 180 milhões de euros
O BCP colocou mais uma carteira de crédito malparado no mercado. Desta vez, o denominado ‘Project Row’ avaliado em 180 milhões de euros.

EuroEstates aposta em leilões online e concursos em carta fechada - há um a decorrer até 12 de maio
Especializada na realização de leilões de imóveis, a EuroEstates adaptou-se às condições atuais, decorrentes do contexto que se vive no país, privilegiando durante este período a realização de leilões pela internet ou concursos em carta fechada. Está atualmente a decorrer, até dia 12 de maio de 2021, um concurso em carta fechada com imóveis propriedade do Millennium bcp.

BCP coloca à venda 111 hectares junto a Lisboa com potencial de construção de casas para a classe média
Em pleno centro da Amadora, cidade pegada a Lisboa, está agora à venda um mega terreno destinado à promoção de um novo projeto urbano.

BCP vende 11 lotes de terreno no Parque dos Cisnes, às portas de Lisboa – ainda há um disponível
O banco Millennium bcp vendeu 11 lotes de terreno do loteamento Parque dos Cisnes, em Miraflores, às portas de Lisboa, a três promotores imobiliários. Em causa estão cerca de 60.000 metros quadrados (m2) de construção para uso residencial. De referir que ainda há um lote de terreno à venda, com edificabilidade de 13.198 m2.

Pestana quer transformar Hotel Madeira Palácio em habitação – ofereceu 45 milhões ao BCP pelo imóvel
O Grupo Pestana ofereceu 45 milhões de euros pelo Hotel Madeira Palácio ao BCP. O imóvel, no Funchal, está parado há mais de uma década, e chegou ao mercado no verão do ano passado.

Orion Capital Managers estreia-se em Portugal com compra do edifício Multiusos do Oriente ao BCP
O Orion European Real Estate Fund V, um fundo de investimento gerido pela Orion Capital Managers, com sede em Londres (Reino Unido), estreou-se em Portugal com a compra do edifício Multiusos do Oriente, que estava nas mãos do Millennium bcp. Em causa está um espaço de escritórios prime com 37.000 metros quadrados (m2) localizado no Parque das Nações, em Lisboa.