O Instituto do Emprego e Formação Profissional (I. P. ou simplesmente IEFP) é um organismo do Estado Português que tem como objetivo combater o desemprego com políticas ativas de emprego.

Desempregados inscritos no IEFP

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego está a subir

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou em janeiro pelo sétimo mês consecutivo, subindo 4% em termos homólogos e 5,5% em cadeia (face a dezembro de 2023), para 335.053. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (20 de fevereiro de 2024) pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). 
Desempregados inscritos em centros de emprego em Portugal

Desempregados inscritos nos centros de emprego sobem em dezembro

No final do mês de dezembro de 2023, estavam registados nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas 317.659 indivíduos desempregados. Trata-se de um número que representa 67,1% de um total de 473.394 pedidos de emprego, segundo dados divulgados esta segunda-feira (22 de janeiro de 2024) pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Desemprego registado baixa 8,3% em fevereiro

Desempregados inscritos recuam 8,3% em fevereiro

O número de desempregados inscritos no IEFP, em fevereiro, foi o segundo mais baixo de sempre (315.645 pessoas) nos meses de fevereiro, tendo-se registado uma diminuição de 8,3% (menos 28.619 pessoas) face ao mês homólogo. Em causa estão dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esta segunda-feira (20 de março de 2023), que se baseia em números do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
estágios

Estágios Ativar.pt com novas regras - tudo o que muda

Os estágios do Ativar.pt, financiados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), vão poder ser encurtados de nove para três meses, mediante acordo entre as partes e desde que cumpridas algumas condições, segundo uma portaria publicada esta segunda-feira, dia 12 de dezembro de 2022
Setor das atividades imobiliárias tem ofertas de emprego por satisfazer

Imobiliário é dos setores com mais ofertas de emprego por satisfazer

A mediação imobiliária foi um dos setores que melhor resposta conseguiu dar à pandemia da Covid-19, sendo que os dados mais recentes do Banco Central Europeu (BCE) apontam para que a procura de casa na Europa vai continue intensa. O setor das atividades imobiliárias foi, no entanto, um dos que teve mais ofertas de emprego, em outubro, que ficaram por satisfazer. O mesmo acontece com o ramo da construção, que também dá sinais de estar resiliente. 
Novos apoios em vigor para (micro)empresas que recorreram ao lay-off – inscrições já estão abertas

Novos apoios em vigor para (micro)empresas que recorreram ao lay-off – inscrições já estão abertas

Há dois novos apoios para as empresas, lançados pelo Governo socialista de António Costa para responder à crise gerada pela pandemia da Covid-19. Publicadas em Diário da República na passada sexta-feira (dia 14 de maio de 2021) na Portaria n.º 102-A/2021, as novas regras visam o incentivo à normalização da atividade empresarial, assim como o apoio simplificado para microempresas, tendo em vista a manutenção dos postos de trabalho. As candidaturas abriram esta quarta-feira (dia 19 de maio de 2021) e podem ser efetuadas até dia 31 de maio de 2021 no Portal IEFPonline.
Desempregados inscritos no IEFP em máximos de quase quatro anos

Desempregados inscritos no IEFP em máximos de quase quatro anos

No final de janeiro de 2021, em pleno confinamento, estavam inscritos 424.359 desempregados nos centros de emprego, segundo dados divulgados pelo IEFP esta segunda-feira (22 de fevereiro de 2021). Trata-se de um aumento de mais de 22.000 desempregados num mês, sendo preciso recuar até maio de 2017 (quase quatro anos) para encontrar um valor mais elevado.
Evolução do número de desempregados inscritos no IEFP – dispara 36% num ano

Evolução do número de desempregados inscritos no IEFP – dispara 36% num ano

No final do mês de setembro de 2020, estavam registados nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas 410.174 indivíduos desempregados, número que representa 74% de um total de 553.928 pedidos de emprego, revelou recentemente o IEFP, acrescentando que o total de desempregados registados no país foi superior ao verificado no mesmo mês de 2019 (+108.892/+36,1%) e face ao mês anterior (+843/+0,2%).