Número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 7,2%
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 7,2% em novembro em termos homólogos, mas aumentou 0,6% face a outubro, segundo dados divulgados no dia 22 de dezembro, pelo IEFP. De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de novembro estavam registados nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas 299.452 indivíduos desempregados, número que representa 67,5% de um total de 443.575 pedidos de emprego.
Cheque-Formação 2025: como funciona, quem tem direito e como pedir
Procuras apoio para desenvolver as tuas competências digitais?
Número de desempregados inscritos sobe 7,8% num ano – para 318.331
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em abril face a março, mas subiu 7,8% em termos homólogos, totalizando 318.331, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Número de desempregados inscritos nos centros de emprego está a subir
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou em janeiro pelo sétimo mês consecutivo, subindo 4% em termos homólogos e 5,5% em cadeia (face a dezembro de 2023), para 335.053. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (20 de fevereiro de 2024) pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Desempregados inscritos nos centros de emprego sobem em dezembro
No final do mês de dezembro de 2023, estavam registados nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas 317.659 indivíduos desempregados. Trata-se de um número que representa 67,1% de um total de 473.394 pedidos de emprego, segundo dados divulgados esta segunda-feira (22 de janeiro de 2024) pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Programa Regressar: és emigrante? Este apoio ajuda-te a voltar a casa
Há uma medida especial para os emigrantes que pretendem voltar a viver em Portugal. Chama-se Programa Regressar e foi criado em 2019. De lá para cá, este programa de incentivo ao regresso de emigrantes portugueses ao país foi sofrendo alterações.
Imobiliário ocupa quase dois terços nos novos desempregados em julho
Quase dois terços dos novos desempregados inscritos em julho nos centros de emprego do continente são oriundos das atividades imobiliárias, um dos setores mais afetados pelas alterações à política monetária que se refletem no mercado da habitação.
O número de pessoas desempregadas à procura de novo
Subsídio de desemprego: quem o pode receber na totalidade?
Ficar no desemprego não é, por norma, uma situação agradável. No entanto, quando se fecha uma porta, muitas vezes abre-se uma janela e essa pode ser a oportunidade que precisavas para colocar a tua veia empreendedora em ação e abrires o teu próprio negócio.
Desempregados inscritos recuam 8,3% em fevereiro
O número de desempregados inscritos no IEFP, em fevereiro, foi o segundo mais baixo de sempre (315.645 pessoas) nos meses de fevereiro, tendo-se registado uma diminuição de 8,3% (menos 28.619 pessoas) face ao mês homólogo. Em causa estão dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esta segunda-feira (20 de março de 2023), que se baseia em números do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Estágios Ativar.pt com novas regras - tudo o que muda
Os estágios do Ativar.pt, financiados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), vão poder ser encurtados de nove para três meses, mediante acordo entre as partes e desde que cumpridas algumas condições, segundo uma portaria publicada esta segunda-feira, dia 12 de dezembro de 2022
IEFP e Portugal for Ukraine: guia para contratar cidadãos ucranianos
O IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional juntou-se à iniciativa Portugal for Ukraine, criada a 28 de fevereiro, a fim de ajudar os refugiados ucranianos que devido ao conflito do seu país com a Rússia, que pretendem viver e trabalhar em Portugal.
Como empregar cidadãos ucranianos? Basta preencher este formulário
A onda de solidariedade para com os cidadãos ucranianos que fogem do conflito armado no seu país multiplicam-se por Portugal e pelo mundo.
Apresentar candidaturas aos estágios IEFP? Este guia é imperdível
Vai arrancar em breve mais um período de candidaturas aos estágios profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Trata-se do programa Ativar.pt que vai começar a receber candidaturas entre 1 de março e 30 de junho de 2022.
Pagar mais ou empregar jovens dá apoio às empresas de até 9.570 euros
Há um novo apoio estatal na calha para as empresas que pretende incentivar a contração permanente de desempregados.
Imobiliário é dos setores com mais ofertas de emprego por satisfazer
A mediação imobiliária foi um dos setores que melhor resposta conseguiu dar à pandemia da Covid-19, sendo que os dados mais recentes do Banco Central Europeu (BCE) apontam para que a procura de casa na Europa vai continue intensa. O setor das atividades imobiliárias foi, no entanto, um dos que teve mais ofertas de emprego, em outubro, que ficaram por satisfazer. O mesmo acontece com o ramo da construção, que também dá sinais de estar resiliente.
Imobiliário e construção lideram ofertas de trabalho do IEFP
O imobiliário e a construção, que têm sido apontados como dois dos setores mais resilientes à crise gerada pela pandemia em Portugal, são também os que mais querem contratar, liderando as ofertas nos centros de emprego.
Bolsas de estágio pagas pelo IEFP a licenciados em vias de subir
Hoje, um jovem licenciado recebe 790 euros por mês ao abrigo das bolsas de estágio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Mas o Governo quer aumentar este valor em 88 euros, passando para os 878 euros mensais.
Desemprego recua em junho: inscritos atingem mínimo na pandemia
Há boas notícias no que diz respeito ao desemprego em Portugal. Em junho, o número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a descer – em concreto -6% face a maio – e atingiu os 377.872.
Novos apoios em vigor para (micro)empresas que recorreram ao lay-off – inscrições já estão abertas
Há dois novos apoios para as empresas, lançados pelo Governo socialista de António Costa para responder à crise gerada pela pandemia da Covid-19. Publicadas em Diário da República na passada sexta-feira (dia 14 de maio de 2021) na Portaria n.º 102-A/2021, as novas regras visam o incentivo à normalização da atividade empresarial, assim como o apoio simplificado para microempresas, tendo em vista a manutenção dos postos de trabalho. As candidaturas abriram esta quarta-feira (dia 19 de maio de 2021) e podem ser efetuadas até dia 31 de maio de 2021 no Portal IEFPonline.
IEFP: Desempregados voltam a ter de procurar emprego de forma presencial
Os desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) têm de voltar a procurar emprego de forma ativa, a partir desta terça-feira (27 de abril de 2021), mesmo que isso implique deslocações presenciais.
Desempregados inscritos no IEFP sobem há quatro meses: foram mais de 432 mil em março
Voltado um ano de pandemia, o cenário do desemprego em Portugal continental e regiões autónomas continua a agravar-se. Março foi o quarto mês consecutivo a registar um aumento do número de desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), atingindo um total de 432.851. Este número representa uma subida de 0,2% face a fevereiro.
Número de desempregados inscritos no IEFP sobe em flecha no novo confinamento
Em fevereiro de 2020, estavam registados no IEFP 431.843 desempregados, número que representa 71,2% de um total de 606.540 pedidos de emprego. Segundo o instituto, o total de desempregados registados em Portugal foi superior face ao verificado no mesmo mês do ano passado (+116.281/+36,8%) e no mês anterior, ou seja, em janeiro deste ano (+7.484/1,8%).
Desempregados inscritos no IEFP em máximos de quase quatro anos
No final de janeiro de 2021, em pleno confinamento, estavam inscritos 424.359 desempregados nos centros de emprego, segundo dados divulgados pelo IEFP esta segunda-feira (22 de fevereiro de 2021). Trata-se de um aumento de mais de 22.000 desempregados num mês, sendo preciso recuar até maio de 2017 (quase quatro anos) para encontrar um valor mais elevado.
Desempregados têm de continuar a procurar emprego no confinamento? Explicamos
Os desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) devem manter a procura ativa de emprego. Por causa do confinamento, essa busca deve ser feita, “sempre que possível”, à distância, privilegiando-se os meios digitais.
Retoma progressiva: só quem ganha mais de 1.995 euros pode ter bolsa do IEFP
Apenas os trabalhadores com ordenados superiores a três salários mínimos, ou 1.995 euros, terão direito a aceder ao complemento de formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) associado ao Apoio Extraordinário à Retoma progressiva, que foi já estendido até final de junho de 2021.