
Bancos portugueses menos rentáveis devido à descida de juros, diz BdP
A rentabilidade dos bancos diminuiu no primeiro trimestre deste ano face aos primeiros três meses de 2024 devido sobretudo à redução dos juros cobrados nos créditos, segundo o balanço do sistema bancário português divulgado na quinta-feira, dia 14 de agosto de 2025, pelo Banco de Portugal. De acordo com o regulador e supervisor bancário, no primeiro trimestre, "a rentabilidade do ativo (ROA) e a do capital próprio (ROE) reduziram-se face ao trimestre homólogo, para 1,29% (-0,11 pontos percentuais) e 13,94% (-1,54 pontos percentuais) respetivamente".

Lucros da Parpública crescem para quase 200 milhões de euros
A Parpública, que gere participações do Estado em empresas, obteve um resultado líquido consolidado de 195,5 milhões de euros em 2024, um aumento de 6,8% face ao mesmo período de 2023, anunciou a empresa na sexta-feira, dia 25 de julho.O valor compara o lucro de 182,9 milhões de euros de 2023.Em com

Queda dos juros reduz margem financeira dos bancos em Portugal
À medida que os bancos residentes em Portugal vão publicando os resultados do primeiro trimestre de 2025, verifica-se um denominador comum: as suas margens financeiras estão a cair. É o caso do Santander, BPI, Novo Banco e do Montepio.

Vista Alegre: lucro do grupo cai 15% na primeira metade do ano
O grupo Vista Alegre registou um lucro de 3,9 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, uma quebra de 15% face ao mesmo período de 2023, anunciou a empresa esta segunda-feira (dia 2 de setembro).

Banca em Portugal é das que mais ganha na Europa com juros em alta
Os bancos europeus têm vindo a aumentar as suas margens financeiras desde 2022, à boleia da subida dos juros pelo Banco Central Europeu (BCE). E Portugal foi mesmo o oitavo país da Europa que mais beneficiou com este contexto.

Redução do IRC e ajuste do IVA para empresas aprovados pelo Governo
O Governo de Montenegro apresentou esta quinta-feira, dia 4 de julho, um pacote de 60 medidas para acelerar a economia portuguesa.

BCE exige que banca se proteja de choques financeiros e geopolíticos
A incerteza permanecerá em 2024. E os bancos devem estar preparados para enfrentar uma série de desafios financeiros, inflacionistas, geopolíticos e de abrandamento económico. Por isso mesmo, o Banco Central Europeu (BCE) manterá inalterados os requisitos de capital, já que os bancos têm reservas e liquidez sólidas, embora exija que a banca fortaleça a resiliência a choques macrofinanceiros e geopolíticos imediatos.

Lojas distribuem lucros? Trabalhadores ficam de fora da isenção de IRS
Os trabalhadores que trabalhem para pessoas singulares (em restaurantes, escritório ou lojas, por exemplo) não vão poder beneficiar da medida orçamental que isenta de IRS um valor até cinco salários mínimos a título de participação nos lucros.
Em declarações à Lusa, o fiscalista e cofundador da con

Renegociações de crédito habitação e lucros da banca escalam em 2023
A rápida subida dos juros nos créditos habitação tem mudado o panorama da banca em Portugal. Por um lado, há cada vez mais famílias a renegociar o crédito habitação. E, por outro, os bancos têm vindo a subir os lucros – e muito.

PCP e Chega querem baixar crédito habitação usando lucros dos bancos
As prestações do crédito habitação dispararam nos últimos meses para muitos portugueses, na sequência da subida galopante das taxas Euribor. O Governo mostra-se atento ao tema e permite que as famílias em dificuldades possam pedir junto dos bancos o acesso à bonificação dos juros nos empréstimos. Sabe-se agora que PCP e Chega estão em sintonia num tema: ambos os partidos querem usar os lucros conseguidos pelos bancos para baixar os encargos com os empréstimos da casa. Também o BE quer aumentar a contribuição sobre o setor bancário. A concessão e crédito habitação estará em debate esta quinta-feira (18 de maio de 2023) na Assembleia da República (AR).

Teixeira Duarte reduz prejuízos 89% em 2022 – para 13,3 milhões
A construtora Teixeira Duarte encerrou o ano de 2022 com 13,27 milhões de euros de prejuízo, o que significa uma redução de 88,9% face às perdas do ano anterior, que tinham sido de 119,14 milhões de euros. Em causa estão dados divulgados recentemente pela empresa – e comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) – e que constam no Relatório e Contas 2022.

OE2023: tributação sobre lucros inesperados irá incluir distribuição
A inflação é como uma moeda, tem duas faces: se, por um lado, reduz o poder de compra das famílias, por outro, aumenta os lucros de várias empresas, inseridas no setor da energia, por exemplo. E, por isso, o primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira, dia 26 de outubro, que o Governo irá apresentar uma proposta de lei para a tributação de lucros inesperados, que também irá incluir o setor da distribuição, além das energéticas.

Empresa de Warren Buffett teve prejuízo de 38.295 milhões de dólares
A Berkshire Hathaway, empresa do multimilionário norte-americano Warren Buffett, que detém a imobiliária Berkshire Hathaway HomeServices (BHHS), teve prejuízos de 38.295 milhões de dólares no primeiro semestre, contra os ganhos de 39.805 milhões de dólares registados em igual período do ano passado.

Vendas da Ikea em Portugal crescem 5% em tempos de pandemia
A Ikea encerrou o ano fiscal de 2021 (1 de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021) com 462 milhões de euros em vendas. Trata-se de um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, apesar de ser um valor inferior ao verificado na pré-pandemia da Covid-19. O “fantasma” da crise das matérias-primas e do setor do transporte de mercadorias está, no entanto, a deixar o setor em alvoroço.

Lucros dos maiores bancos mais que triplicam
O ano de 2017 fica registado como o de regresso aos resultados positivos por parte da banca portuguesa enquanto este ano é o da multiplicação dos lucros. BCP, BPI, Caixa Geral de Depósitos e Santander Totta lucraram, ao todo, 1,54 mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, mais do triplo dos 441 milhões obtidos no mesmo período do ano passado.

Lucros da Sonae Sierra caem 8% no primeiro semestre para 58,9 milhões
A Sonae Sierra registou lucros de 58,9 milhões de euros no primeiro semestre do ano, menos 5,3 milhões (8%) que os 64,2 milhões registados no período homólogo. “O decréscimo é resultante da redução do resultado indireto”, explica a empresa.
... E Teixeira Duarte arrecada mais de 200 milhões com obras em Portugal e no Brasil
A construtora Teixeira Duarte vai arrecadar mais de 200 milhões de euros em dois contratos entretanto adjudicados. Um deles para uma obra de estruturas, instalações e acabamentos e arranjos exteriores no Hospital CUF Tejo, no valor de 52,3 milhões de euros, e outro, em regime de consórcio, para a reforma e expansão do aeroporto de Salvador, no Brasil.

Facebook teve lucros de 16 mil milhões e... proibiu anúncios a criptomoedas
O Facebook revelou, esta quarta-feira (31 de janeiro), que obteve lucros de 15.900 milhões de dólares (12.800 milhões de euros) em 2017, uma subida de 56% em relação ao ano passado e que superou as expetativas dos analistas. A empresa, que viu a faturação aumentar 47%, proibiu anúncios a criptomoedas.

Quais os países que mais gastam em prostitutas?
Portugal está fora da lista internacional dos países que mais dinheiro gastam no mercado do sexo. Já os vizinhos espanhóis destacam-se em segundo lugar com um gasto de 24,3 mil milhões de euros em prostituição, depois dos chineses que lideram o ranking mundial, realizado pelo site Havocscope. O lucro total da prostituição a nível mundial é de 170 mil milhões de euros.

Sonae Sierra com lucros de 94,8 milhões, mais 59% que no ano passado
A Sonae Sierra, especialista internacional na gestão de centros comerciais, teve um lucro de 94,8 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2015. Trata-se de um aumento de 59% face ao resultado líquido de 59,8 milhões conseguido no mesmo período do ano passado.

CGD, BCP, BPI e Totta com lucros de 468 milhões, os mais elevados desde 2010
No primeiro semestre, BCP, Santander Totta, BPI e CGD tiveram, em conjunto, um lucro de 467,6 milhões de euros, o valor mais elevado desde a segunda metade de 2010, altura em que lucraram cerca de 560 milhões de euros.

Lucro da Mota-Engil sobe 33% para 7,3 milhões de euros
A Mota-Engil registou um resultado líquido de 7,3 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o que representa um aumento de 33% face ao mesmo período do ano passado.

Mota-Engil prevê carteira de encomendas superior a quatro mil milhões em 2014
O presidente da Comissão Executiva do grupo Mota-Engil, Gonçalo Moura Martins, revelou que 2013 foi “o melhor ano operacional de sempre” da empresa. “Temos muito orgulho, muito regozijo”, disse o responsável, em conferência de imprensa, salientando que a Mota-Engil consolidou-se “claramente com uma multinacional”. A construtora obteve, no ano passado, um lucro de 50,5 milhões de euros, mais 24% que em 2012.

Empresas públicas com prejuízo de 731 milhões no primeiro semestre
Em apenas seis meses, entre janeiro e junho, as empresas públicas e o setor da saúde pioraram os resultados em mais de 600 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.

Lucro das empresas portuguesas cai 97% nos últimos dois anos
O resultado líquido das empresas portuguesas encolheu 97% em dois anos. Passou de 41 mil milhões de euros em 2010 para 1,2 mil milhões no último ano.