
IMI aumenta 9,75% à boleia da atualização automática do VPT
É caso para dizer: atenção proprietários de casas. Isto porque o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar já em 2025 deverá aumentar 9,75%, devido à atualização do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos prédios urbanos, que é atualizado de três em três anos e foi revisto em 2024.

Avaliação de imóveis em 2024 faz subir IMI em 10%
Milhares de proprietários vão pagar mais Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) este ano, devido à reavaliação automática do Valor Patrimonial Tributário (VPT) feita em 2024.

AIMI: herdeiros têm de confirmar este mês quotas nas heranças indivisas
O prazo para os responsáveis por heranças indivisas comunicarem ao Fisco como querem ser tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) terminou dia 31 de março de 2025, mas há mais prazos a ter em conta. Até final de abril, os herdeiros têm de confirmar ao Fisco as respetivas quotas nas heranças indivisas, declaradas pelo cabeça-de-casal, caso pretendam afastar a equiparação da herança a pessoa coletiva, para efeitos do AIMI.

IMI: limitação do Portal das Finanças dificulta reavaliação de imóveis
Os proprietários de imóveis, em particular casais mais velhos, estão a sentir dificuldades para aceder aos dados das suas casas no Portal das Finanças. Uma situação que impossibilita, por exemplo, o pedido de reavaliação do imóvel para efeitos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) apresentado pelo membro do casal que for afetado.

Pagamento do AIMI já começou e prolonga-se até final do mês
Os proprietários cujo valor patrimonial dos imóveis os colocam na alçada do Adicional ao IMI (AIMI) podem começar a pagar o imposto a partir desta segunda-feira, 2 de setembro de 2024.

VPT: o que é o Coeficiente de Afetação e o que implica?
Se estás a pensar comprar casa, ou se já tens uma, vais-te deparar todos os anos com o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Este imposto é definido através de uma série de fatores que, juntos, permitem obter o Valor Patrimonial Tributário (VPT).

Comprar casa: quem está isento de IMI e que regras estão em vigor?
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é um imposto de pagamento anual que tem de ser pago pelos proprietários de casas. Mas há quem esteja isento de o pagar. Quem é que tem direito a isenção de IMI? Será que ao comprar uma casa um contribuinte está obrigado a ter de liquidar este imposto? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.

Agravar impostos sobre imóveis mais caros? Governo admite mexidas
O Governo pondera estudar propostas que visam agravar os impostos sobre a compra de habitações de elevado valor, no sentido de travar a fuga de casas para grandes fundos e a especulação imobiliária. A possibilidade foi avançada pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, no Parlamento.

Alojamento local: IMI agrava-se em prédios antigos se reavaliados
Quem tem alojamentos locais em prédios antigos arrisca-se a pagar mais de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em breve. Isto porque, segundo a proposta de lei do Governo inserida no programa “Mais Habitação”, a idade dos imóveis que são usados para fins de Alojamento Local (AL) não vai ser considerada na reavaliação do valor patrimonial tributário (VPT), sobre o qual é calculado o IMI. Isto significa que o agravamento do IMI deverá ser tanto maior, quanto mais antigo for o imóvel.

Reavaliar IMI: como fazer o pedido e como solicitar online
Quem é proprietário de um imóvel tem uma série de responsabiladades financeiras todos os anos, nomeadamente o pagamento do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis). O valor de pagamento deste imposto pode ser diminuido, através da sua reavaliação. E como é que o podem fazer? Explicamos tudo neste artigo.

Adicional ao IMI rendeu 144 milhões de euros em 2021
O Adicional ao IMI (AIMI) abrangeu em 2021 o maior número de proprietários desde que o imposto foi criado, mas os 144 milhões de euros de receita gerados naquele ano correspondem ao valor mais baixo de sempre. De acordo com os dados estatísticos do AIMI relativos a 2021, agora divulgados, o imposto chegou naquele ano a um total de 81.487 contribuintes (entre sujeitos passivos coletivos e singulares), sendo este o maior universo desde que o imposto foi aplicado pela primeira vez, em 2017.

IMI: pedido para alterar área de construção obriga a rever imposto
O proprietário de um terreno que tenha o alvará de loteamento e que decida alterar a área máxima de construção autorizada deverá avisar o município disso mesmo, sendo também necessário avisar o Fisco. Porquê? Para que o Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel seja revisto, o que por sua vez terá impacto no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar. Um cenário que se coloca mesmo antes da construção avançar.

Calcular o VPT de terrenos para construção: clarificação das regras de apuramento já aprovada
Os deputados aprovaram uma proposta do PS que clarifica que, no apuramento do valor patrimonial tributário (VPT) dos terrenos para construção, são sempre tidos em conta o coeficiente de localização e parte do valor das edificações autorizadas.

IMI: novos coeficientes de localização deveriam refletir efeitos da Covid-19, diz Deco
O Governo deverá ter em conta os efeitos da pandemia da Covid-19 no mercado imobiliário, nomeadamente na avaliação das propostas de atualização dos coeficientes de localização, que servem de referência na determinação do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis e podem, por isso, influenciar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar pelos proprietários. O alerta é dado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – Deco.

IMI: imóveis urbanos pagam 200 vezes mais imposto do que os prédios rústicos
Por falta de regulamentação em termos de avaliação dos prédios de propriedade rústica - à luz do novo código do IMI - este tipo de imóveis paga muito menos de impostos do que os imóveis urbanos. Dos quase 1.528 milhões de euros correspondentes à coleta do IMI de 2019, 1.520 milhõ

Finanças trabalham para mudar método de avaliação do VPT dos terrenos rústicos
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) arrancou, já no ano passado, com os trabalhos técnicos de alteração da metodologia de avaliação dos prédios rústicos, projeto que permitirá mais tarde fixar o valor patrimonial tributário (VPT) deste tipo de imóveis.

Revisão dos coeficientes do IMI travada pela pandemia
A revisão dos coeficientes de localização dos imóveis para efeitos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) deveria ter ficado concluída em 2019, mas o processo foi suspenso devido ao contexto provocado pela pandemia da Covid-19. Até ao momento, ainda não foi definida uma nova data para a retoma da revisão.

Casas de luxo: AIMI já é pago por mais de 500 mil proprietários
Em 2019, mais de 517 mil imóveis (incluindo de habitação e de terrenos para construção) passaram a pagar o Adicional do Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI), que é liquidado em setembro. Trata-se de um aumento de 6,3% face ao ano anterior, correspondendo a mais 30.698 imóveis que entraram no radar do Fisco.

Pedidos de inscrição e reavaliação de imóveis nas Finanças sobem 250%
Em 2019, o número de pedidos de inscrição e de reavaliação de imóveis para efeitos do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) que deram entrada no Portal das Finanças aumentou 250,4%, num total de 45.502. Já este ano, e nestes primeiros cinco meses e meio, os pedidos formulados rondam os 16 mil.

IMT com nova taxa única de 7,5% para imóveis acima de um milhão de euros
Os imóveis que tenham um Valor Patrimonial Tributário (VPT) ou cujo valor de venda seja superior a um milhão de euros passaram a estar abrangidos por uma nova taxa única de 7,5% de Imposto Municipal sobre Transações Onerosas (IMT). Trata-se de uma taxa que entrou em vigor dia 1 de abril, com o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), e que se aplica a casas de habitação própria e permanente e às outras tipologias de habitação.

IMI sobe ou desce em 2020? Novos coeficientes dos imóveis em setembro
Já está em marcha o processo de revisão dos coeficientes de localização, que servem de referência ao VPT dos imóveis e determinam o IMI. A proposta dos peritos será sujeita à apreciação da CNAPU em setembro e aplica-se a partir de 2020.

IMI desce para 25 mil famílias que pediram reavaliação – imposto passa a ser pago em maio
Em 2018, o Fisco recebeu 27.386 pedidos de avaliação de imóveis, dos quais 24.692 (90,2%) tiveram parecer positivo, ou seja, viram o Valor Patrimonial Tributário (VPT) descer, o que tem influência no IMI a pagar em 2019.

Finanças vão rever coeficientes de localização das casas para o IMI
O Fisco vai rever os coeficientes de localização que servem de referência para o cálculo do Valor Patrimonial Tributário dos imóveis (VPT), e que são depois utilizados para definir o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que os proprietários pagam anualmente. O efeito não será imediato, mas ao existir uma reavaliação, o IMI poderá descer ou subir.

Quase oito mil contribuintes conseguiram escapar ao AIMI
A possibilidade de escapar ao pagamento do Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI), ou a de pagar o menor valor possível, foi aproveitada por 7.954 contribuintes. Em causa estão herdeiros e casados ou em união de facto que dividiram património imobiliário e assim “fintaram” o Fisco.
IMI de 5 mil casas reavaliadas foi suspenso pelo Fisco
A fatura anual do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) chega habitualmente a partir de março, para ser paga em abril. Mas há milhares de proprietários que este ano ainda não receberam a conta.