
Rendas comerciais com serviços associados isentos ou não de IVA?
Os arrendamentos comerciais que tenham serviços associados, como limpeza e até lugares de estacionamento, não estão totalmente isentos de IVA, segundo um esclarecimento emitido pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Travão às rendas traz perdas de milhões a fundos imobiliários
Os fundos de investimento imobiliário continuam a ser um refúgio à incerteza do mercado e uma boa forma de rentabilizar poupanças. E prova disso é que, em Portugal, o montante investido nestes fundos cresceu 0,4% para 10.174,2 milhões de euros em agosto de 2023.

Gestora de três centros comerciais exige 7,8 milhões ao Estado
A gestora imobiliária de origem francesa Klépierre, que detém e gere três shoppings em Portugal – o Parque Nascente, em Rio Tinto, o Aqua Portimão e o Espaço Guimarães, que têm, no seu conjunto, 245 lojas e 61 restaurantes –, apresentou três ações administrativas contra o Estado português, exigindo ser compensada em 7,8 milhões de euros. Em causa está a lei que, em 2020, isentou os lojistas do pagamento da componente fixa das rendas dos shoppings, devido à pandemia da Covid-19.

Apoios às rendas habitacionais e comerciais prolongados até fim do ano
A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira (dia 16 de junho de 2021), o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais até ao final deste ano, proposto pelo Bloco de Esquerda (BE), para fazer face às dificuldades causadas pela pandemia. Os apoios às rendas

Rendas comerciais: já foram pagos 25,3 milhões de euros em apoios
O Governo já pagou 25,3 milhões de euros em apoios às rendas comerciais, segundo declarações do ministro Pedro Siza Vieira, durante uma audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

Centros comerciais: suspensão de rendas terá tirado até 500 milhões de euros à economia portuguesa
A suspensão de rendas fixas em centros comerciais que esteve em vigor no ano passado, por causa da pandemia da Covid-19, terá tirado, segundo os cálculos do grupo Sonae, “cerca de 400 ou 500 milhões de euros” à economia portuguesa. A estimativa foi revelada pela presidente executiva da Sonae, Cláudia Azevedo.

Rendas comerciais: já abriram as candidaturas ao apoio a fundo perdido
Arrancaram ontem, dia 04 de fevereiro de 2021, as candidaturas ao apoio a fundo perdido às rendas comerciais.

Apoios às rendas: tudo sobre as novas ajudas do Governo ao comércio, restauração e turismo
As empresas mais afetadas pela pandemia da Covid-19 vão ter ajuda do Governo para pagar as rendas.

Apoio a fundo perdido para rendas comerciais em cima da mesa do Governo
A possibilidade de apoiar rendas comerciais a fundo perdido, por causa da crise pandémica, está a ser equacionada pelo Governo. A novidade foi deixada no “ar” pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, depois de uma reunião com a CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, esta quinta-feira, 3 de dezembro de 2020. Sem adiantar pormenores ou dar garantias, o governante prometeu um pacote de medidas para os próximos dias, uma vez que o modelo de apoio aos empresários ainda terá de ser discutido em Conselho de Ministros.

Centros comerciais apresentam queixa contra o Estado em Bruxelas sobre rendas
A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) vai apresentar queixa do Estado à Comissão Europeia (CE) relativamente às medidas aprovadas no Orçamento Suplementar acerca dos descontos nas rendas dos lojistas. Medidas essas que a associação considera inconstitucionais.

Porto: câmara quer reduzir em 50% as rendas de imóveis municipais ligados ao setor do turismo
A Câmara Municipal do Porto (CMP) quer apoiar estabelecimentos comerciais direta ou indiretamente ligados ao turismo que tenham atividade em imóveis municipais, reduzindo para metade (50%) as rendas cobradas. Rui Moreira, presidente da autarquia, apresenta segunda-feira (21 de setembro de 2020), em reunião de Executivo Municipal, a proposta em causa, que visa atenuar os prejuízos causados pela pandemia da Covid-19. A ser aprovada, a medida significará uma perda de receita de cerca de 280.000 euros.

Suspensão das rendas fixas nos centros comerciais é uma “lei cega e discriminatória”- diz a APCC
O Parlamento aprovou a suspensão da renda fixa nos centros comerciais até 31 de março de 2020, mas a medida não foi bem recebida por várias vozes do setor imobiliário. A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) acusa o Parlamento de ter permitido uma “inaceitável e gravosa ingerência do Estado na relação entre privados” ao promover uma “lei cega e discriminatória”. A posição é, de resto, partilhada pela Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).

Centros comerciais: aprovada suspensão da renda fixa até 31 de março de 2021
Até 31 de março de 2021, e devido à crise gerada pela pandemia da Covid-19, os lojistas dos centros comerciais vão pagar apenas a renda variável, ficando suspenso o pagamento da renda fixa (mínima).

Lionesa vai dar moratória na renda às empresas que acolhe nos centros empresariais
O Grupo Lionesa, proprietário de um dos maiores centros empresariais da região do Grande Porto, vai oferecer às empresas “residentes” no Centro Empresarial Lionesa e na Fábrica 3ás a possibilidade de suspenderem parte ou a totalidade das rendas dos próximos seis meses.

Bem-vindos à New Bond Street: esta rua comercial em Londres é a mais cara da Europa
Ter uma loja na londrina New Bond Street não é (mesmo) para qualquer um. Esta artéria comercial de luxo já é a mais cara da Europa e ocupa o terceiro lugar no ranking mundial. Mais caras, em termos de arrendamento, só as ruas Causeway Bay, em Hong Kong, e a Upper 5th Avenue, em Nova Iorque (EUA).

Rendas comerciais (afinal) também vão ter desconto no IRS
Afinal, os contratos de arrendamento comercial ou arrendamento rústico também vão beneficiar de redução da taxa de IRS se tiverem uma duração superior a dois anos. Lei não especifica tipo de contratos.

Comerciantes querem lei específica para arrendamento não habitacional
Os representantes do comércio, restauração e serviços reiteraram, numa reunião com elementos da troika, a necessidade de uma lei específica para o arrendamento não habitacional.
Espaços históricos ocupados por marcas de luxo em Lisboa
A nova lei das rendas e o forte interesse de marcas de luxo internacionais pelas zonas históricas das cidades já está a ter impacto no imobiliário nacional.

confederação do comércio entrega petição no parlamento para alterar lei das rendas
a confederação do comércio e serviços de portugal (ccp) quer que a assembleia da república volte a apreciar o regime do arrendamento, entregando hoje no parlamento uma petição para o efeito.

lisboa: rendas são mais caras no chiado que na avenida da liberdade
o incêndio do chiado de 1988 destruiu prestigiados espaços comerciais de lisboa, mas, passados 25 anos, esta é uma das zonas mais movimentadas da capital, tendo rendas mais caras que as luxuosas lojas existentes na avenida da liberdade.