
Crédito habitação: Costa recusa “dramatismo” e quer prudência do BCE
O impacto do aumento dos juros nos créditos habitação está a ser acompanhado pelo Governo, juntamente com o Banco de Portugal e com a Associação Portuguesa de Bancos.

Medidas para a habitação apresentadas muito em breve, diz Medina
As medidas no âmbito da habitação com soluções para mitigar o impacto da subida dos juros para quem tem empréstimo serão apresentadas “muito em breve”, disse o ministro das Finanças, Fernando Medina, salientando "o rigor e precaução" com que têm de ser desenhadas.
Apoios à inflação: há que evitar “medidas populistas", diz Vítor Bento
O economista Vítor Bento apelou esta quarta-feira, dia 27 de setembro, à contenção do que denominou de “ansiedade social” de forma a evitar um “campeonato de medidas populistas”, ao invés de apoios dirigidos aos mais vulneráveis, como forma de responder à inflação.
Juros diretores vão subir mínimo de 50 pontos base, diz membro do BCE
O Banco Central Europeu (BCE) já subiu as taxas de juros diretoras em 125 pontos base este ano. E há mais subidas à espreita. Segundo o governador do banco central da Lituânia e membro do BCE, Gediminas Simkus, os juros diretores deverão aumentar pelo menos 50 pontos base na próxima reunião marcada para outubro dada a alta inflação que se faz sentir.

Até onde irá a Euribor? "A incógnita que subirá as prestações da casa"
O universo do crédito habitação está agitado. Pela primeira vez em 11 anos, o Banco Central Europeu (BCE) subiu as taxas de juros diretoras em 50 pontos base em resposta à elevada inflação que se faz sentir. E se "os valores atuais da Euribor já acomodavam a potencial subida das taxas de juro de referência, agora confirmada, é expectável que continuem a antecipar eventuais subidas", admite o responsável pelo idealista/créditohabitação em Portugal. São muitas as dúvidas que pairam sobre as famílias que têm empréstimos habitação ou as que pretendem pedir um crédito para comprar casa. Até onde podem chegar as taxas Euribor? E quanto vão subir as prestações da casa? Miguel Cabrita responde a estas e outras questões em entrevista ao idealista/news.

Juros no crédito à habitação voltam a descer em junho - e atingem novo mínimo
Em rota decrescente desde setembro de 2020, a taxa de juro implícita no conjunto dos créditos à habitação volta a conhecer um novo mínimo em junho de 0,811%, segundo o INE.

Juros da casa em máximos de agosto de 2016
Depois de ter recuado em novembro, a taxa de juro implícita no crédito à habitação voltou a acelerar no último mês de 2018, tendo-se fixado nos 1,053%. Trata-se do valor mais elevado desde agosto de 2016 (1,059%).

Crédito à habitação: juros descem e prestação mantém-se nos 259 euros
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação situou-se, em setembro, em 1,471%, menos 0,020% que no mês anterior (1,491%). Trata-se da segunda queda mensal consecutiva, uma situação que se deve ao facto das taxas Euribor também estarem a descer, na sequência do Banco Central Europeu (BCE) ter descido a taxa de juro diretora – a 5 de setembro – de 0,15% para 0,05%.

Crédito à habitação: juros sobem há 11 meses
A taxa de juro dos contratos de crédito à habitação aumentou em julho 0,015% face ao mês anterior, tendo-se fixado nos 1,506%. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), os juros cobrados pelos bancos na concessão de empréstimos para a compra de casa estão a subir há 11 meses, sendo que em agosto de 2013 a taxa estava nos 1,407%.

Crédito à habitação: taxa de juro sobe há dez meses
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou 0,019% em junho, face a maio, e fixou-se em 1,491%, sendo esta a décima subida mensal consecutiva. Nos contratos para Aquisição de Habitação, a taxa de juro foi 1,505%, tendo aumentado 0,019% num mês.

Crédito à habitação: juros sobem há oito meses
A taxa de juro do crédito à habitação e a prestação média da casa aumentaram em abril face ao mês anterior. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação situou-se em 1,465% em abril, tendo aumentado ligeiramente (0,020%) quando comparada com março – está a subir há oito meses, desde agosto.

Contribuintes só podem deduzir 296 euros com a casa
Aproveitar os gastos com saúde, educação, lares de idosos ou o empréstimo da casa para baixar o IRS continua a ser possível, mas os limites aceites pelo Fisco são cada vez mais reduzidos, e a dedução que permite abater o encargo com juros do empréstimo da casa ao IRS não é exceção. Segundo o Di

Crédito à habitação: bancos já estão a cortar os spreads
Os bancos estão a cobrar spreads elevados há muito tempo – estavam em máximos de 2011 – aquando da concessão crédito para a compra de casa, o que faz disparar o valor da prestação a pagar todos os meses.

Bancos vão cortar no crédito à habitação
Quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa vai sentir este ano um ligeiro aumento na prestação, já que se prevê um pequeno agravamento dos juros. Mas 2014 será, sobretudo, um ano mais difícil para quem quiser contrair um novo empréstimo.

Bancos aumentam avaliação das casas cinco euros em outubro (gráficos)
Más notícias para quem quer pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em outubro, “o valor médio de avaliação bancária do total do País fixou-se em 1.019 euros por m2”, mais cinco euros que o valor verificado no mês anterior.

Que banco oferece melhores condições para comprar casa?
Com a crise os bancos foram fechando a torneira ao crédito à habitação. Passaram a emprestar, em média, 80% do valor da avaliação do imóvel e subiram os “spreads”, o que impossibilitou muitos portugueses de comprar casa.

BCE baixa taxa de juro para 0,25%, um novo mínimo histórico
O Banco Central Europeu (BCE) surpreendeu e decidiu descer, esta quinta-feira, a taxa de juro de referência em 25 pontos base, para os 0,25%.

Radiografia do dia: Evolução da prestação média vencida no crédito à habitação nos últimos três anos
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em setembro, a prestação média vencida manteve-se, pelo quarto mês seguido, em 258 euros na globalidade dos contratos, como se pode ver no gráfico em cima.




taxa de juro no crédito à habitação voltou a descer em julho (gráficos)
a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se, em julho, em 1,413%, menos 0,003% que a taxa “observada no mês anterior”.

prestação da casa vai subir se o bce aumentar taxa de juro
o banco central europeu (bce) pode ter de aumentar a taxa de juro de referência na zona euro, que actualmente está nos 0,5%, um mínimo histórico.

famílias poupam mais de 300 euros com empréstimos da casa
boas notícias em tempos de crise. nos primeiros seis meses do ano, as famílias portuguesas conseguiram poupar, em média, 376 euros com o crédito à habitação face ao mesmo período do ano passado.