Juros diretores vão subir mínimo de 50 pontos base, diz membro do BCE

O Banco Central Europeu (BCE) já subiu as taxas de juros diretoras em 125 pontos base este ano. E há mais subidas à espreita. Segundo o governador do banco central da Lituânia e membro do BCE, Gediminas Simkus, os juros diretores deverão aumentar pelo menos 50 pontos base na próxima reunião marcada para outubro dada a alta inflação que se faz sentir.
Subida da Euribor e das prestações da casa

Até onde irá a Euribor? "A incógnita que subirá as prestações da casa"

O universo do crédito habitação está agitado. Pela primeira vez em 11 anos, o Banco Central Europeu (BCE) subiu as taxas de juros diretoras em 50 pontos base em resposta à elevada inflação que se faz sentir. E se "os valores atuais da Euribor já acomodavam a potencial subida das taxas de juro de referência, agora confirmada, é expectável que continuem a antecipar eventuais subidas", admite o responsável pelo idealista/créditohabitação em Portugal. São muitas as dúvidas que pairam sobre as famílias que têm empréstimos habitação ou as que pretendem pedir um crédito para comprar casa. Até onde podem chegar as taxas Euribor? E quanto vão subir as prestações da casa? Miguel Cabrita responde a estas e outras questões em entrevista ao idealista/news.
Crédito à habitação: juros descem e prestação mantém-se nos 259 euros

Crédito à habitação: juros descem e prestação mantém-se nos 259 euros

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação situou-se, em setembro, em 1,471%, menos 0,020% que no mês anterior (1,491%). Trata-se da segunda queda mensal consecutiva, uma situação que se deve ao facto das taxas Euribor também estarem a descer, na sequência do Banco Central Europeu (BCE) ter descido a taxa de juro diretora – a 5 de setembro – de 0,15% para 0,05%.
Crédito à habitação: juros sobem há 11 meses

Crédito à habitação: juros sobem há 11 meses

A taxa de juro dos contratos de crédito à habitação aumentou em julho 0,015% face ao mês anterior, tendo-se fixado nos 1,506%. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), os juros cobrados pelos bancos na concessão de empréstimos para a compra de casa estão a subir há 11 meses, sendo que em agosto de 2013 a taxa estava nos 1,407%.
Crédito à habitação: juros sobem há oito meses

Crédito à habitação: juros sobem há oito meses

A taxa de juro do crédito à habitação e a prestação média da casa aumentaram em abril face ao mês anterior. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação situou-se em 1,465% em abril, tendo aumentado ligeiramente (0,020%) quando comparada com março – está a subir há oito meses, desde agosto.
Contribuintes só podem deduzir 296 euros com a casa

Contribuintes só podem deduzir 296 euros com a casa

Aproveitar os gastos com saúde, educação, lares de idosos ou o empréstimo da casa para baixar o IRS continua a ser possível, mas os limites aceites pelo Fisco são cada vez mais reduzidos, e a dedução que permite abater o encargo com juros do empréstimo da casa ao IRS não é exceção. Segundo o Di