Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Bancos aumentam avaliação das casas cinco euros em outubro (gráficos)

Autor: Redação

Más notícias para quem quer pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em outubro, “o valor médio de avaliação bancária do total do País fixou-se em 1.019 euros por m2”, mais cinco euros que o valor verificado no mês anterior. Trata-se, ainda assim, de um valor inferior (-0,7%) ao registado em outubro do ano passado.

De acordo com o INE, “as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, com valores médios de avaliação de 1.229 euros por m2 e 928 euros por m2, registaram variações em cadeia de 0,4% e de -0,1%, respetivamente”. Já no Algarve, os bancos avaliaram os imóveis, em média, por 1.298 euros por m2.

No que diz respeito à avaliação bancária dos apartamentos, aumentou 0,6% face a setembro, “fixando-se em 1.060 euros por m2”. “Por regiões, e comparativamente com o mês precedente, destacaram-se os acréscimos registados na região do Algarve (66 euros por m2) e na do Centro (11 euros por m2), situando-se os valores médios de avaliação em 1.306 euros por m2 e em 883 euros por m2, respetivamente”, refere o INE.

Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o instituto concluiu que o valor médio da avaliação bancária “dos apartamentos aumentou 0,2%, refletindo as variações positivas de grande parte das regiões” do País. 

Artigo visto em
(idealista news)