
Siza Vieira assina projeto no Porto com casas, serviços e jardim
O arquiteto Álvaro Siza Vieira apresentou esta quarta-feira, dia 16 de julho, um projeto de loteamento para a Avenida da Ponte, no Porto, para onde desenhou habitação, edifícios para serviços culturais, um grande jardim, uma praça e um miradouro.Na apresentação realizada esta quarta-feira no edifíci

Obras no Pavilhão de Portugal vão custar 12,1 milhões de euros
O custo máximo da obra de reabilitação do Pavilhão de Portugal, em Lisboa, passou de 9,3 para 12,1 milhões de euros, acrescidos de IVA, a aplicar até 2024, segundo uma resolução do Governo publicada em Diário da República, esta segunda-feira, dia 29 de maio. Desenhado por Siza Vieira e classifi

Arquitetura: 8 projetos de Álvaro Siza candidatos a Património Mundial
Oito obras do arquiteto Álvaro Siza em Portugal compõem uma candidatura a Património Mundial da UNESCO, que foi submetida na passada quinta-feira, depois de revista, disse esta terça-feira (11 de abril de 2023) o diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

Arquiteto Álvaro Siza desenha novo terminal do Cais do Cavaco em Gaia
O arquiteto Álvaro Siza Vieira, galardoado com um prémio Pritzker, vai desenhar o novo terminal do Cais do Cavaco, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, destinado a embarcações marítimo-turísticas no rio Douro.
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou qu

Casa de família de Álvaro Siza é Monumento de Interesse Municipal
A Casa Roberto Ivens - Casa da Arquitetura, em Matosinhos, onde viveu a família de Siza Viera, foi classificada como Monumento de Interesse Municipal, de acordo com um anúncio publicado em Diário da República. O facto de nesta casa ter vivido a família Siza Vieira, de nela o arquiteto Álvaro Si

Siza Vieira: “Acredito na habitação social com qualidade para todos”
De Matosinhos para o mundo. A marca de Álvaro Siza Vieira, de 88 anos, na arquitetura está presente em vários projetos a nível nacional e além-fronteiras. É o caso, por exemplo, do “seu” arranha-céus que vai nascer em Nova Iorque (EUA), que terá 15 metros de profundidade, 137 metros de altura e 35 pisos. Com os preços das casas em alta, e numa altura em que a subida das taxas de juro e o encarecimento do custo de vida, por causa da inflação, parece ter vindo para ficar, muito se tem falado em cooperativas de construção e habitação, em habitação acessível e em habitação social. Sobre este tema, Siza Vieira é perentório: “Acredito na habitação social com qualidade para todos”.

"Quatro Casas" de Siza classificadas como monumento de interesse
As "Quatro Casas" de Álvaro Siza, edificadas em 1957 em Matosinhos, no distrito do Porto, foram classificadas como conjunto de interesse municipal, segundo um anúncio publicado em Diário da República (DRE). O projeto "Quatro Casas" em Matosinhos foi a primeira obra do arquiteto Álvar

Casa de família de Siza Vieira convertida para residências artísticas
Um edifício em Matosinhos, que foi a residência da família do arquiteto Álvaro Siza Vieira, primeiro português a receber o Prémio Pritzker, em 1992, é inaugurado esta quinta-feira (24 de fevereiro de 2022) como palco para residências artísticas, anunciou hoje a Casa da Arquitetura.

Malagueira: bairro de Siza Vieira em Évora vai ser classificado
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu o procedimento de classificação do Bairro da Malagueira, em Évora, projetado pelo arquiteto Álvaro Siza e premiado internacionalmente, segundo o anúncio publicado em Diário da República (DR).Assinado pelo diretor-geral do Património Cultural, João

Num antigo armazém em Serralves nasceu a Casa dos Jardineiros – uma obra de Siza Vieira
A Fundação de Serralves inaugurou no dia 4 de novembro a Casa dos Jardineiros, um projeto assinado por Álvaro Siza Vieira, no Parque de Serralves.

Museu de Siza Vieira e Carlos Castanheira na China inaugurado amanhã
O MOAE – Huamao Museum Of Art Education (Museu de Arte e Educação) de Dongqian Lake, em Ningbo, na China – um trabalho conjunto dos arquitetos portugueses Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira, que nos últimos anos têm trabalhado em conjunto naquele território –, é inaugurado este sábado (21 de novembro de 2020).

“Arquitetura em Portugal está em agonia”, diz Álvaro Siza Vieira
O arquiteto português Álvaro Siza Vieira, vencedor do Prémio Pritzker em 1992, considera que a arquitetura em Portugal “está em agonia”. A degradação da atividade deve-se, entre outras razões, às normas impostas pela Comunidade Europeia.

Acesso à habitação e baixos salários de pessoas qualificadas “são o problema mais sério” do país
O acesso à habitação e os baixos salários de pessoas qualificadas são “o problema mais sério” do país, disse o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, durante a gravação do programa “BBC World Questions”, que decorreu no Centro Cultural de Belém – irá para o ar às 19h de sábado (18 de janeiro de 2020) no serviço mundial da BBC, em inglês.

Siza Vieira galardoado com o Prémio Nacional de Arquitetura 2019 em Espanha
O mais premiado arquiteto português de sempre continua a somar galardões. Desta vez, o reconhecimento do trabalho de Álvaro Siza Vieira, 86 anos, chega de Espanha, onde lhe foi atribuído o Prémio Nacional de Arquitetura 2019. A entrega foi anunciada pelo ministro espanhol do Fomento, José Luís Ábalos, nas redes sociais. “Acabo de informar Álvaro Siza Vieira que foi homenageado com o Prémio Nacional de Arquitetura 2019", galardão atribuído anualmente pelo Governo de Espanha desde 1932.

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa
O conceituado arquiteto português Álvaro Siza Vieira, já condecorado com o Prémio Pritzker, em 1992, recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Academia de Belas-Artes francesa, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35.000 euros.

“Falta de recursos” atrasa licenciamento de projetos, admite ministro da Economia
A “falta de recursos” e a “desestruturação” da administração pública estão a atrasar o licenciamento de projetos, diz o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Requalificação do Pavilhão de Portugal vai custar 9,3 milhões de euros
O Pavilhão de Portugal, que acolheu a representação portuguesa na Expo'98 e pertence à Universidade de Lisboa (UL), vai ser reabilitado para receber um centro de congressos, um de exposições e outro de recepção de visitantes internacionais. As obras vão custar 9,3 milhões de euros.

Siza Viera desenha nova sede do Banco de Cabo Verde, que vai custar 16,3 milhões
O Banco de Cabo Verde (BCV) anunciou que a construção da sua nova sede na capital do país, cidade da Praia, ilha de Santiago, vai arrancar em breve. Trata-se de um projeto do arquiteto português Siza Vieira e que deverá custar 16,3 milhões de euros. As datas de início e conclusão das obras não foram reveladas.

Edifício Leonel, projetado por Siza Vieira, tem 10 casas à venda no Chiado
O histórico Edifício Leonel, situado na Rua do Carmo – umas das mais importantes ruas comerciais da baixa lisboeta – e projetado pelo conceituado arquiteto Álvaro Siza Vieira, está a ser comercializado pela consultora imobiliária CBRE em parceria com a mediadora Método Imobiliária. São ao todo 10 apartamentos com tipologias T1 e T2 e com áreas entre 90 e 129 m2.

Arquitetos portugueses nomeados para prémio internacional Archmarathon Awards
A arquitetura portuguesa continua a dar cartas no panorama internacional. Desta vez, dois projetos de autoria de arquitetos lusos estão nomeados para o Archmarathon Awards, em Milão. Em causa, estão a renovação e ampliação do Hotel Minho, do estúdio Vírgula i, e o Edifício Sobre a Água, de Álvaro Siza e Carlos Castanheira, na China.
Museus projetados por Siza Vieira e Souto Moura em Santo Tirso inaugurados em maio
As obras em curso em dois museus de Santo Tirso, que totalizam um investimento de 4,6 milhões de euros, são inauguradas a 21 de maio, sendo expetativa da câmara que “ajudem à projeção económica e cultural do concelho”. Em causa estão a sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC), desenhada pelo arquiteto Siza Vieira, e o Museu Municipal Abade Pedrosa, da autoria de Souto Moura.

Arquitetura: Pritzker 2016 revelados dia 13 de janeiro
O principal prémio de arquitetura do mundo, com o qual já foram galardoados os portugueses Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira, volta a ser entregue no próximo dia 13 de janeiro. O Pritzker de 2016, considerado o nobel da arquitetura e atribuído anualmente pela Fundação Hyatt, será anunciado em Chicago, nos EUA, às 15h00 (hora de Lisboa).

Casas “com toque de midas” de arquitetos portugueses à venda no idealista
O que têm em comum Souto Moura, Siza Vieira, Tomás Taveira, Gonçalo Byrne, Manuel Aires Mateus e Frederico Valsassina? Além de serem arquitetos portugueses conceituados – Souto Moura e Siza Vieira já venceram o Prémio Pritzker, em 2011 e 1992, respetivamente – marcam uma geração no mundo da arquitetura. Em baixo mostramos-te alguns imóveis projetados ou que de alguma forma têm a assinatura destes seis arquitetos e que estão publicitados para venda no idealista.
Habitação social: Guarda coloca 23 casas no mercado para arrendamento
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a Câmara Municipal da Guarda vão disponibilizar 23 habitações destinadas ao mercado social do arrendamento, com rendas entre os 175 e os 250 euros.