Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arrendamento comercial

Notícias sobre a nova lei do arrendamento comercial, o seu prazo mínimo, licenças de utilização ou sua denúncia. Podes encontrar também encontrar informações sobre como arrendar uma loja em Lisboa ou arrendar um escritório no Porto.

Arrendamentos comerciais com equipamentos passam a estar isentos de IVA

Ao contrário do que acontece atualmente, o arrendamento comercial de um imóvel que tenha equipamentos no interior deverá deixar de pagar IVA. Em causa está uma decisão da Autoridade Tributária (AT) que vai obrigar proprietários e arrendatários a rever os seus planeamentos fiscais, uma vez que a isenção referida tem, neste caso, consequências no que diz respeito à recuperação do IVA. 

Notícia sobre:

McDonald’s abre restaurante de 700 m2 no Marquês de Pombal – é um dos maiores de Portugal

É um dos maiores restaurantes McDonald’s em Portugal e na Europa. Falamos do novo espaço da cadeia norte-americana de ‘fast-food’ em Lisboa, em plena praça do Marquês de Pombal, que terá 700 metros quadrados (m2) e encontra-se no edifício Marquês de Pombal 3. 

Notícia sobre:
Gtres

Fim do negócio em tempos de pandemia: o trespasse é uma (boa) solução?

Com a pandemia da Covid-19 a não dar sinal de tréguas, nomeadamente na Área Metropolitana de Lisboa, muitos têm sido os negócios a fechar portas, por falta de capacidade económica para continuar a aguentar a redução da procura. Qual será, nestes casos, a melhor opção? O trespasse pode ser a luz ao fundo do túnel? Explicamos tudo sobre este modelo de negócio, com fundamento jurídico.

Notícia sobre:

Porto: Rendas de lojas disparam 30% num ano na Rua de Santa Cantarina

As rendas prime do comércio de rua no Porto estão a disparar. Na Rua de Santa Catarina, por onde passam, em média, 4.200 pessoas por hora no período de maior afluência, os preços registaram um crescimento de 30% no terceiro trimestre do ano face ao período homólogo. A renda mensal de uma loja nesta zona é, em média, de 45 euros por metro quadrado (m2) e não há dúvidas de que a tendência é para continuar a subir.

Notícia sobre:

Comércio lisboeta: rendas prime aumentaram 70% em cinco anos

As rendas prime do comércio de rua em Lisboa desde 2012 que não param de aumentar. Em cinco anos os valores cresceram cerca de 70%, de tal forma que se antes as rendas rondavam os 75 euros por metro quadrado (m2) por mês, agora os espaços comerciais custam em média cerca de 130 euros mensais. A consultora JLL diz que a "culpa" desta subida galopante é das alterações à lei do arrendamento urbano.

Notícia sobre:

Porto: Boavista e Baixa são as zonas onde é mais caro arrendar escritórios e armazéns

A Boavista e a Baixa são as localizações do Porto com as rendas médias de oferta mais elevadas para espaços empresariais. Em março, arrendar um escritório nestas duas zonas custou em média 12,3 euros por m2 por mês e 11 euros por m2 por mês, respetivamente. Já arrendar um armazém na Baixa custou em média 6,4 euros por m2 por mês – não foi possível identificar o stock de armazéns disponíveis na zona da Boavista.

Notícia sobre:

... Mas rendas das lojas de rua nas zonas prime de Lisboa estão estáveis

Os valores de arrendamento nas zonas prime no comércio de rua de Lisboa mantêm-se estáveis nos 110 euros por m2, quando comparados com o final de 2015. Segundo um estudo da Worx, apesar da entrada no mercado de novas marcas com lojas próprias, como é o caso da Bulgari e da Versace (futuramente), o cenário de estagnação da oferta imobiliária é uma possibilidade, fazendo com que os preços para este segmento continuem elevados.

Notícia sobre:

Turismo faz disparar rendas prime nas lojas da Baixa de Lisboa e Porto

O crescimento do turismo em Lisboa e no Porto está a beneficiar o comércio de rua nas duas cidades, sobretudo nas zonas mais centrais, já que, em 2015, as rendas prime nas lojas dispararam. As rendas de retalho na Baixa de Lisboa encerraram o ano nos 85 euros por m2 por mês, o que representa um crescimento de 42% face a 2014, enquanto na rua de Santa Catarina a renda prime para as lojas alcançou os 50 euros por m2 por mês, praticamente o dobro face ao período homólogo.

Notícia sobre:

Consultório de imobiliário: Comprei uma loja a uma empresa. Terei de fazer um novo contrato de arrendamento com o inquilino?

O idealista/news tem um novo consultório de imobiliário destinado a agentes do setor, proprietários e inquilinos, que é assegurado pela Belzuz Abogados, S.L.P. Sucursal em Portugal. A necessidade de fazer ou não um novo contrato de arrendamento é o tema do artigo de hoje. Envia a tua questão por email para o redaccao@idealista.pt.

Notícia sobre: