
A prestação da casa vai subir ligeiramente para as famílias que revêm este mês a taxa de juro do crédito à habitação. Em causa está o facto de os empréstimos associados às taxas Euribor a três e seis meses, as mais usadas em Portugal – em setembro representavam mais de 90% dos contratos de crédito à habitação –, terem subido um pouco, refere o Diário Económico.
Notícia relacionada
Crédito habitação com garantia pública tem maior peso no interior
A garantia pública no crédito habitação continua a dar que falar, devido à elevada adesão dos jovens até aos 35 anos. Já foram assinados mais de 13 mil contratos de empréstimo para compra da primeira casa ao abrigo da garantia do Estado, representando mais de um terço dos contratos assinados por jovens. E é no interior e fora dos grandes centros urbanos onde o peso da garantia pública é maior.
Prestação da casa continua alta: renegociar o spread é boa opção?
São muitas as famílias que compram (e compraram) casa em Portugal com recurso a crédito habitação. E muitos dos empréstimos são (e foram) concedidos pelos bancos indexados a taxas Euribor variáveis – só mais recentemente as taxas mistas e/ou fixas ganharam terreno. O problema é que as prestações a pagar ao banco pelo financiamento mantém-se, muitas vezes, altas. Será, então, que renegociar o spread do crédito habitação é boa opção? Explicamos tudo sobre este tema no artigo
Euribor a subir: novos créditos habitação ficam (um pouco) mais caros
Não há boas notícias para quem está a pensar contratar um crédito habitação em setembro. As taxas Euribor subiram para todos os prazos em agosto face a julho, elevando ligeiramente as prestações da casa. Já quem está a pagar um empréstimo da casa verá a prestação mensal ser revista em baixa, uma vez que a Euribor continua mais baixa do que há seis ou 12 meses.
Banca sente maior procura por crédito para casas pré-fabricadas
As casas pré-fabricadas têm-se afirmado cada vez mais como uma alternativa à aquisição de habitação tradicional, por muitas vezes envolverem custos bem mais baixos. E a banca tem estado bem atenta a esta tendência, sentido mesmo uma maior procura por crédito para a aquisição de casas pré-fabricadas no país.
Garantia pública estimula cada vez mais jovens a comprar casa usada
A procura por crédito habitação com garantia pública entre jovens até aos 35 anos continua a ganhar ritmo. Em julho, o número de contratos neste regime aumentou 6,1% face a junho, enquanto o montante financiado cresceu 6,5%, segundo dados do Banco de Portugal. O mesmo mês foram assinados 2,4 mil contratos de crédito com garantia do Estado, num total de 475 milhões de euros. Estes empréstimos representaram 45,6% dos contratos e 46,8% do montante global contratados por jovens para aquisi
Cartel da Banca: TC rejeita recurso e confirma anulação das coimas
O Tribunal Constitucional rejeitou uma segunda tentativa da Autoridade da Concorrência (AdC) no caso conhecido como ‘cartel da banca’ para reverter a anulação das coimas de 225 milhões de euros aos bancos. Num acórdão de 25 de agosto, a que a Lusa teve acesso, a conferência do Tribunal Constitucional (TC) indeferiu a reclamação do regulador da concorrência contra o facto de, em junho, o juiz-conselheiro Afonso Patrão ter rejeitado admitir o recurso que a AdC submeteu para apreciar
Empréstimos da casa: avaliação bancária com novo recorde em julho
O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi 1.945 euros por metro quadrado em julho, mais 34 euros do que no mês anterior e uma subida de 18,7% face a julho de 2024, avançou o INE, esta terça-feira (dia 26 de agosto de 2025). Em junho, o aumento homólogo tinha sido de 18,1%, apontou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Para poder comentar deves entrar na tua conta