Pedidos de informação de residentes de Hong Kong disparou, havendo “dezenas de pessoas a ligar todos os dias”.
Comentários: 0
Procura por vistos gold em Portugal dispara com Lei que Pequim quer impor a Hong Kong
bady qb on Unsplash

Há uma lei que Pequim quer impor a Hong Kong que está a fazer disparar a procura por vistos gold em Portugal, nomeadamente através do investimento em imobiliário, ou seja, a compra de casas que custem pelo menos 500.000 euros. A garantia é dada por uma empresa especializada na obtenção deste tipo de vistos em Portugal, que revela que os pedidos de informação de residentes de Hong Kong disparou após o anúncio da referida lei.

“O número de pedidos de informação disparou, temos dezenas de pessoas a ligar todos os dias”, porque “toda a gente está muito preocupada com o está a acontecer”, disse o cofundador da Golden Visa Portugal Limited, Kieron Norris, em declarações à Lusa. A empresa em causa – está sediada em Hong Kong e tem representação em Portugal – é especializada na obtenção de vistos gold em território nacional através da venda de imobiliário.

A lei em causa proíbe “qualquer ato de traição, separação, rebelião, subversão contra o Governo Popular Central, roubo de segredos de Estado, a organização de atividades em Hong Kong por parte de organizações políticas estrangeiras e o estabelecimento de laços com organizações políticas estrangeiras por parte de organizações políticas de Hong Kong”, disse o responsável, citado pela agência de notícias.

De acordo com a empresa, a confiança que os seus clientes têm em Portugal é muito maior que aquela que têm agora na cidade chinesa, que tem autonomia em todas as áreas até 2047, exceto na diplomacia e na defesa.

“São muitos os pedidos que estão a chegar”

Antes do anúncio por parte de Pequim, a empresa tinha algumas chamadas de pessoas “com muitas perguntas e demoravam muito tempo a tomar uma decisão”, mas agora “há muita gente a adiantar cauções” para garantirem o processo, explicou o também fundador Jason Gillott, sublinhando que “são muitos os pedidos que estão a chegar”.

De acordo com Kieron Norris, os clientes de Hong Kong estão preparados para vender as suas propriedades de forma rápida, mesmo que percam 10 a 15%, porque pensam que o mercado não vai voltar, devido ao medo que esta lei de Pequim pode causar na semiautonomia da antiga colónia britânica.

“E estão preparadas para perder dinheiro em Hong Kong porque podem ter retornos financeiros nos próximos cinco anos em Portugal”, destacou.

Segundo os dois responsáveis, não só os tradicionais residentes de Hong Kong estão interessados em adquirir imóveis em Portugal, mas também muitos expatriados ingleses que vivem em Hong Kong e que devido às incertezas na cidade, mas também do Brexit, não querem regressar ao país de origem e vêm Portugal como um país seguro e tranquilo.

Investimento recua 46% num ano

O investimento captado através dos vistos gold caiu 46% em abril, face ao período homólogo, para 28 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base em dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Nos primeiros quatro meses do ano, o investimento total resultante da concessão de Autorização de Residência para Investimento (ARI) – como são conhecidos os vistos gold – totalizou 147.734.585,61 euros, menos 40% face a igual período de 2019 (249 milhões de euros).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade